Biografia
Em 2 de Outubro de 1869, nascia Mohandas
Karamchand Gandhi, em Kathiawar, estado de Porbunder, na Índia,
líder pacifista da humanidade e principal personalidade da
independência desse país. Mais novo dos três filhos de Karamchand
Gandhi (Kaba Gandhi) e sua esposa Putlibai. Kaba Gandhi foi primeiro
ministro nos estados de Porbunder, Rajkot e Vankaner.
Em 1883, com apenas treze anos, contraiu
matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com
treze anos a época.
Formou-se em direito em Londres e, em 1891,
voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia.
Dois anos depois, vai para a África do Sul,
também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando
pelos direitos dos hindus.
Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento,
cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com
o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta.
Em 1922, organiza uma greve contra o aumento
de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial.
Detido, declara-se culpado e é condenado à
seis anos, mas sai da prisão em 1924.
Em 1930, lidera marcha para o mar, quando
milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros a pé, para
protestar contra os impostos sobre o sal.
Visitando a Inglaterra
O domínio colonial britânico durou mais de
duzentos anos. Os indianos eram considerados cidadãos de segunda
classe.
Em 1930, Gandhi viaja a Londres para pedir que
a Inglaterra conceda independência à Índia. Lá, visita bairros
operários.
"Sei que guardarei para sempre, em meu
coração, a lembrança da acolhida que recebi do povo pobre de East
London", diz Gandhi.
Ao retornar à Índia, é recebido em triunfo por
milhares de pessoas, ainda que nada de muito significativo tenha
resultado da viagem.
Gandhi anuncia à multidão que pretende
continuar em sua campanha pela desobediência civil, para obrigar a
Inglaterra a dar a independência à Índia. Os britânicos, outra vez,
o mandam para a prisão.
Em 1942 o governo inglês manda para Nova Delhi
Sir Stafford Cripps, com a missão de negociar com Gandhi. As
propostas que Sir Cripps traz são inaceitáveis para Gandhi, que
deseja independência total. Gandhi retoma a campanha pela
desobediência civil. Desta vez é preso e condenado a dois anos de
cadeia.
Quando Lord Louis Mountbatten torna-se
vice-rei, aproxima-se de Gandhi e nasce, entre Gandhi, Lord e Lady
Mountbatten, uma grande amizade.
Em 1947, é proclamada a independência da
Índia, mas no verão desse mesmo ano, a hostilidade entre hindus e
muçulmanos atinge o auge do fanatismo. Nas ruas há milhares de
cadáveres. Os muçulmanos reivindicam um Estado independente, o
Paquistão. Gandhi tenta restabelecer a paz e evitar a luta entre
hindus e muçulmanos, aceitando a divisão do país e dando início a
uma décima-quinta greve de fome. O sacrifício pessoal de Gandhi e
sua firmeza conseguem o que nem os políticos nem o exército
conseguiram: a Índia conquista sua independência e é criado o Estado
muçulmano do Paquistão. A divisão atrai para ele o ódio dos
nacioinalistas hindus.
Gandhi morre em 30 de janeiro de 1948,
assassinado por um hindu. Estava com 78 anos. Lord e Lady
Mountbatten, ao lado de um milhão de indianos, comparecem ao
funeral. Parte de suas cinzas são lançadas às águas sagradas do Rio
Jumna.
Em janeiro de 1996, parte das cinzas de
Mahatma Gandhi é lançada no Rio Ganges, na cidade de Allahabad,
local sagrado para os hinduístas. A cerimônia acontece no 49º
aniversário de morte do líder pacifista.
Gandhi foi um pacifista convicto e sempre
pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse
entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a
humanidade, por isso e muito mais, o "Mahatma Gandhi" permanecerá,
para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA.
Mohandas Karamchand Gandhi, o conhecido "Mahatma"
(A Grande Alma) estará para sempre, sem dúvida alguma, por suas
palavras e atitudes, entre os homens que mais enobreceram a raça
humana.
Pensamentos de Mahatma Gandhi
"O desejo sincero e profundo do
coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre
verificado a certeza disto."
"Creio poder afirmar, sem arrogância e
com a devida humildade, que a minha mensagem e os meus métodos
são válidos, em sua essência, para todo o mundo."
"Acho que vai certo método através das
minhas incoerências. Creio que há uma coerência que passa por
todas as minhas incoerências, assim como há na natureza uma
unidade que permeia as aparentes diversidades."
"As enfermidades são os resultados,
não só dos nossos atos, como também dos nossos pensamentos."
"Satyagraha - a força do espírito -
não depende do número, depende do grau de firmeza."
"Satyagraha e Ahimsa são como duas
faces da mesma medalha, ou melhor, como as duas cades de um
pequeno disco de metal liso e sem incisões. Quem poderá dizer
qual é a certa? A não-violência é o meio. A Verdade, o fim."
"A minha vida é um Todo indivisível, e
todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem
do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade."
"Uma coisa lançou profundas raízes em
mim: a convicção de que a moral é o fundamento das coisas, e a
verdade, a substância de qualquer moral. A verdade tornou-se meu
único objetivo. Ganhou importância a cada dia. E também a minha
definição dela se foi constantemente ampliando."
"Minha devoção à verdade empurrou-me
para a política; e posso dizer, sem a mínima hesitação, e também
com toda a humildade que, não entendem nada de religião aqueles
que afirmam que ela nada tem a ver com a política."
"A minha preocupação não está em ser
coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado
problema, mas em ser coerente com a verdade."
"O erro não se torna verdade por se
difundir e multiplicar facilmente. Do mesmo modo, a verdade não
se torna erro pelo fato de ninguém a ver."
"O amor é a força mais abstrata, e
também a mais potente, que há no mundo."
"O Amor e a verdade estão tão unidos
entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas
faces da mesma medalha."
"O ahimsa (amor) não é somente um
estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um
estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos,
inclusive a quem faz o mal."
"O ahimsa não é coisa tão fácil. É
mais fácil dançar sobre uma corda que sobre o fio da ahimsa."
"Só podemos vencer o adversário com o
amor, nunca com o ódio."
"A única maneira de castigar quem se
ama é sofrer em seu lugar."
"É o sofrimento, e só o sofrimento,
que abre no homem a compreensão interior."
"Unir a mais firme resistência ao mal
com a maior benevolência para com o malfeitor. Não existe outro
modo de purificar o mundo."
"A minha natural inclinação para
cuidar dos doentes transformou-se aos poucos em paixão; a tal
ponto que muitas vezes fui obrigado a descuidar o meu trabalho.
. ."
"A não-violência é a mais alta
qualidade de oração. A riqueza não pode consegui-la, a cólera
foge dela, o orgulho devora-a, a gula e a luxúria ofuscam-na, a
mentira a esvazia, toda a pressão não justificada a compromete."
"Não-violência não quer dizer renúncia
a toda forma de luta contra o mal. Pelo contrário. A
não-violência, pelo menos como eu a concebo, é uma luta ainda
mais ativa e real que a própria lei do talião - mas em plano
moral."
"A não-violência não pode ser definida
como um método passivo ou inativo. É um movimento bem mais ativo
que outros que exigem o uso das armas. A verdade e a
não-violência são, talvez, as forças mais ativas de que o mundo
dispõe."
"Para tornar-se verdadeira força, a
não-violência deve nascer do espírito."
"Creio que a não-violência seja
infinitamente superior à violência, e que o perdão seja bem mais
viril que o castigo..."
"A não-violência, em sua concepção
dinâmica, significa sofrimento consciente. Não quer
absolutamente dizer submissão humilde à vontade do malfeitor,
mas um empenho, com todo o ânimo, contra o tirano. Assim, um só
indivíduo, tendo como base esta lei, pode desafiar os poderes de
um império injusto para salvar a própria honra, a própria
religião, a própria alma e adiantar as premissas para a queda e
a regeneração desse mesmo império."
"O método da não-violência pode
parecer demorado, muito demorado, mas eu estou convencido de que
é o mais rápido."
"Após meio século de experiência, sei
que a humanidade não pode ser libertada senão pela
não-violência. Se bem entendi, é esta a lição central do
cristianismo."
"Só se adquire perfeita saúde vivendo
na obediência às leis da Natureza. A verdadeira felicidade é
impossível sem a verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é
impossível sem rigoroso controle da gula. Todos os demais
sentidos estarão automaticamente sujeitos a controle quando a
gula estiver sob controle. Aquele que domina os próprios
sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa
da natureza."
"A civilização, no sentido real da
palavra, não consiste na multiplicação, mas na vontade de
espontânea limitação das necessidades. Só essa espontânea
limitação acarreta a felicidade e a verdadeira satisfação. E
aumenta a capacidade de servir."
"É injusto e imoral tentar fugir às
conseqüências dos próprios atos. É justo que a pessoa que come
em demasia se sinta mal ou jejue. É injusto que quem cede aos
próprios apetites fuja às conseqüências, tomando tônicos ou
outros remédios. É ainda mais injusto que uma pessoa ceda às
próprias paixões animalescas e fuja às conseqüências dos
próprios atos."
"A Natureza é inexorável, e
vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis."
"Aprendi, graças a uma amarga
experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo
modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a
nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de
mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O
que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão
e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta,
limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um
deve adquirir e cultivar com uma prática assídua."
"O silêncio já se tornou para mim uma
necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para
aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para
escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo descobri,
todavia, seu valor espiritual. E, de repente, dei conta de que
eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus.
Agora, sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio."
"Aqueles que têm um grande
autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho,
falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na
natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio."
"Aquele que não é capaz de governar a
si mesmo, não será capaz de governar os outros."
"Quem sabe concentrar-se numa coisa e
insistir nela como único objetivo, obtém, ao cabo, a capacidade
de fazer qualquer coisa."
"A verdadeira educação consiste em pôr
a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que
livro melhor que o livro da humanidade ?"
"Não quero que minha casa seja cercada
por muros de todos os lados e que as minhas janelas esteja
tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela
minha casa com o máximo de liberdade possível."
"Nada mais longe do meu pensamento que
a idéia de fechar-me e erguer barreiras. Mas afirmo, com todo
respeito, que o apreço pelas demais culturas pode
convenientemente seguir, e nunca anteceder, o apreço e a
assimilação da nossa. (...) Um aprendizado acadêmico, não
baseado na prática, é como um cadáver embalsamado, talvez para
ser visto, mas que não inspira nem nobilita nada. A minha
religião proíbe-me de diminuir ou desprezar as outras culturas,
e insiste, sob pena de suicídio civil, na necessidade de
assimilar e viver a vida."
"Ler e escrever, por si, não são
educação. Eu iniciaria a educação da criança, portanto,
ensinando-lhe um trabalho manual útil, e colocando-a em grau de
produzir desde o momento em que começa sua educação. Desse modo,
todas as escolas poderiam tornar-se auto-suficientes, com a
condição de o Estado comprar os manufaturados."
"Acredito que um tal sistema educativo
permitira o mais alto desenvolvimento da mente e da alma. É
preciso, porém, que o trabalho manual não seja ensinado apenas
mecanicamente, como se faz hoje, mas cientificamente, isto é, a
criança deveria saber o porquê e o como de cada operação."
"Os olhos, os ouvidos e a língua vêm
antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de
traçar as letras do alfabeto."
"Se seguirmos este método, a
compreensão das crianças terá a oportunidade de se desenvolver
melhor do que quando é freada, iniciando-se a instrução pelo
alfabeto."
"Odeio o privilégio e o monopólio.
Para mim, tudo o que não pode ser dividido com as multidões é
'tabu'."
"A desobediência civil é um direito
intrínseco do cidadão. Não ouse renunciar, se não quer deixar de
ser homem. A desobediência civil nunca é seguida pela anarquia.
Só a desobediência criminal deve ser reprimida com a força.
Reprimir a desobediência civil é tentar encarcerar a
consciência."
"Todo aquele que possui coisas de que
não precisa é um ladrão."
"Quem busca a verdade, quem obedece a
lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã."
"As divergências de opinião não devem
significar hostilidade. Se fosse assim, minha mulher e eu
deveríamos ser inimigos figadais. Não conheço duas pessoas no
mundo que não tenham tido divergências de opinião. Como seguidor
da Gita (Bhagavad Gita), sempre procurei nutrir pelos que
discordam de mim o mesmo afeto que nutro pelos que me são mais
queridos e vizinhos."
"Continuarei confessando os erros
cometidos. O único tirano que aceito neste mundo é a "silenciosa
e pequena voz" dentro de mim. Embora tenha que enfrentar a
perspectiva de formar minoria de um só, creio humildemente que
tenho coragem de encontrar-me numa minoria tão desesperadora."
"Nas questões de consciência a lei da
maioria não conta."
"Estou firmemente convencido de que só
se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza."
"Acredito na essencial unidade do
homem e, portanto, na unidade de tudo o que vive. Por
conseguinte, se um homem progredir espiritualmente, o mundo
inteiro progride com ele, e se um homem cai, o mundo inteiro cai
em igual medida."
"Minha missão não se esgota na
fraternidade entre os indianos. A minha missão não está
simplesmente na libertação da Índia, embora ela absorva, em
prática, toda a minha vida e todo o meu tempo. Por meio da
libertação da Índia espero atuar e desenvolver a missão da
fraternidade entre os homens."
"O meu patriotismo não é exclusivo.
Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio
na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que
eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem
exceções, com o bem maior e com a paz de toda a humanidade."
"A mulher deve deixar de se considerar
o objeto da concupiscência do homem. O remédio está em suas
mãos, mais que nas mãos do homem."
"Uma vida sem religião é como um barco
sem leme."
"A fé – um sexto sentido – transcende
o intelecto sem contradizê-lo."
"A minha fé, nas densas trevas,
resplandece mais viva."
"Somente podemos sentir deus
destacando-nos dos sentidos."
"O que eu quero alcançar, o ideal que
sempre almejei com sofreguidão (...) é conseguir o meu pleno
desenvolvimento, ver Deus face-a-face, conseguir a libertação do
Eu."
"Orar não é pedir. Orar é a respiração
da alma."
"A oração salvou-me a vida. Sem a
oração teria ficado muito tempo sem fé. Ela salvou-me do
desespero. Com o tempo a minha fé aumentou e a necessidade de
orar tornou-se mais irresistível... A minha paz muitas vezes
causa inveja. Ela vem-me da oração. Eu sou um homem de oração.
Como o corpo se não for lavado fica sujo, assim a alma sem
oração se torna impura."
"O Jejum é a oração mais dolorosa e
também a mais sincera e compensadora."
"O Jejum é uma arma potente. Nem todos
podem usá-la. Simples resistência física não significa aptidão
para jejum. O Jejum não tem absolutamente sentido sem fé em
Deus."
"Para mim, nada mais purificador e
fortificante que um jejum."
"Os meus adversários serão obrigados a
reconhecer que tenho razão. A verdade triunfará. . . Até agora
todos os meus jejuns foram maravilhosos: não digo em sentido
material, mas por aquilo que acontece dentro de mim. É uma paz
celestial."
"Jejum para purificar a si mesmo e aos
outros é uma antiga regra que durará enquanto o homem acreditar
em Deus."
"Tenho profunda fé no método de jejum
particular e público. . . Sofrer, mesmo até a morte e, portanto,
mesmo mediante um jejum perpétuo, é a arma extrema do satyagrahi.
É o último dever que podemos cumprir. O Jejum faz parte de meu
ser, como acontece, em maior ou menor escala, com todos os que
procuraram a verdade. Eu estou fazendo uma experiência de ahimsa
em vasta escala, uma experiência talvez até hoje desconhecida
pela história."
"Quem quer levar uma vida pura deve
estar sempre pronto para o sacrifício."
"O dever do sacrifício não nos obriga
a abandonar o mundo e a retirar-nos para uma floresta, e sim a
estar sempre prontos a sacrificar-nos pelos outros."
"Quem venceu o medo da morte venceu
todos os outros medos."
"Os louvores do mundo não me agradam;
pelo contrário, muitas vezes me entristecem."
"Quando ouço gritar Mahatma Gandhi Ki
jai, cada som desta frase me transpassa o coração como se fosse
uma flecha. Se pensasse, embora por um só instante, que tais
gritos podem merecer-me o swaraj; conseguiria aceitar o meu
sofrimento. Mas quando constato que as pessoas perdem tempo e
gastam energias em aclamações vãs, e passam ao longo quando se
trata de trabalho, gostaria que, em vez de gritarem meu nome, me
acendessem uma pira fúnebre, na qual eu pudesse subir para
apagar, de uma vez por todas, o fogo que arde no coração."
"Uma civilização é julgada pelo
tratamento que dispensa às minorias."
"Sei, por experiência, que a castidade
é fácil para quem é senhor de si mesmo."
"O brahmacharya é o controle dos
sentidos no pensamento, nas palavras, e na ação. . . O que a ele
aspira não deixará nunca de ter consciência de suas faltas, não
deixará nunca de perseguir as paixões que se aninham ainda nos
ângulos escuros de seu coração, e lutará sem trégua pela total
libertação."
"O brahmacharya, como todas as outras
regras, deve ser observado nos pensamentos, nas palavras e nas
ações. Lemos na Gita, e a experiência confirma-no-lo todos os
dias, que quem domina o próprio corpo, mas alimenta maus
pensamentos, faz um esforço vão. Quando o espírito se dispersa,
o corpo inteiro, cedo ou tarde, o segue na perdição.
"Por vezes pensa-se que é muito
difícil, ou quase impossível, conservar castidade. O motivo
desta falsa opinião é que, freqüentemente, a palavra castidade é
entendida em sentido limitado demais." Pensa-se que a castidade
é o domínio das paixões animalescas. Esta idéia de castidade é
incompleta e falsa.
"Vivo pela libertação da índia e
morreria por ela, pois é parte da verdade. Só uma Índia livre
pode adorar o Deus verdadeiro. Trabalho pela libertação da Índia
porque o meu Swadeshi me ensina que, tendo nascido e herdado sua
cultura, sou mais apto a servir à Índia e ela tem prioridade de
direitos aos meus serviços. Mas o meu patriotismo não é
exclusivo; não tem por meta apenas não fazer mal a ninguém, mas
fazer bem a todos no verdadeiro sentido da palavra. A libertação
da Índia, como eu a concebo, não poderá nunca constituir ameaça
para o mundo."
"Possuo a não-violência do corajoso?
Só a morte dirá. Se me matarem e eu conseguir ter, uma oração
nos lábios pelo meu assassino e o pensamento em Deus, ciente da
sua presença viva no santuário do meu coração, então, e só
então, poder-se-á dizer que possuo a não-violência do corajoso."
"Não desejo morrer pela paralisação
progressiva das minhas faculdades, como um homem vencido. A bala
de meu assassino poderia pôr fim à minha vida. Acolhê-la-ia com
alegria."
"A regra de ouro consiste em sermos
amigos do mundo e em nos considerarmos uma grande família
humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e
os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho
para o abandono, a irreligião."
"A força de um homem e de um povo está
na não-violência. Experimentem. "
Sobre a Revolução Não Violenta de
Mahatma Gandhi
" Gandhi continua o que o Buddha
começou. Em Buddha o espírito é o jogo do amor isto é, a
tarefa de criar condições espirituais diferentes no mundo;
Gandhi dedica-se a transformar as condições existenciais"
(Albert Schweitzer)
" Não violência é a lei de nossa
espécie, assim como a violência é a lei do bruto. O espírito,
dormente no bruto, não sabe nenhuma lei que não a do poder
físico. A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais
alta - a força do espírito ".
(Mahatma Gandhi)
" Se o homem perceber que é desumano
obedecer a leis que são injustas, a tirania de nenhum homem o
escravizará".
(Mahatma Gandhi)
"Não pode haver nenhuma paz interior
sem o verdadeiro conhecimento ".
(Mahatma Gandhi)
"Para a autodefesa, eu restabeleceria
a cultura espiritual. A melhor autodefesa, e a mais duradoura,
é a autopurificação ".
(Mahatma Gandhi)
Pegue um sorriso
e doe-o a quem jamais o teve...
Pegue um raio de sol
e faça-o voar lá onde reina a noite...
Pegue uma lágrima
e ponha no rosto de quem jamais chorou...
Pegue a coragem
e ponha-a no ânimo de quem não sabe lutar...
Descubra a vida
e narre-a a quem não sabe entendê-la...
Pegue a esperança
e viva na sua luz...
Pegue a bondade
e doe-a a quem não sabe doar...
Descubra o amor
e faça-o conhecer o mundo...
(Mahatma
Gandhi)
- Se eu pudesse...
Se eu pudesse deixar algum presente a você,
- deixaria aceso o sentimento de amar
a vida dos seres humanos.
A consciência de aprender tudo
o que foi ensinado pelo tempo a fora.
- Lembraria os erros que foram cometidos
para que não mais se repetissem.
A capacidade de escolher novos rumos.
Deixaria para você, se pudesse,
o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
E, quando tudo mais faltasse,
- um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo
a resposta e a força para
- encontrar a saída."
-
- (Mahatma
Gandhi)
A
força não provém da capacidade física, e sim de uma vontade
indomável. (Mahatma Gandhi)
A
felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive
mais o que vive, mas o que melhor vive. (Mahatma Gandhi)
O
erro não se torna verdade por se difundir e multiplicar
facilmente. Do mesmo modo a verdade não se torna erro pelo
fato de ninguém a ver. (Mahatma Gandhi)
A
arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte. (Mahatma
Gandhi)
Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência.
Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria
pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. (Mahatma Gandhi)
O
único tirano que aceito neste mundo é a voz silenciosa dentro
de mim, a consciência.
Nas
grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o
desejo de vencer ! (Gandhi)
Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só
porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer
que ele esteja sujo por completo.
Acredito na essencial unidade do homem, e portanto na unidade
de todo o que vive. Desse modo, se um homem progredir
espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um
homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida.
Na
minha humilde opinião, a não-cooperação com o mal é um dever
tão importante quanto a cooperação com o bem.
A
não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos
amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos
odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor.
Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de
realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo.
Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se
torna fácil de realizar, se assim queremos.
Ahimsa (não-violência) é o atributo da alma e por isso deve
ser praticado por todos, em todos os momentos da vida. Se não
pode ser praticado em todas as áreas da vida, então não tem
qualquer valor prático.
Mas
creio que a não-violência é infinitamente superior à
violência, o perdão é mais nobre que a punição. O perdão
enobrece um soldado. Mas a abstenção só é perdão quando há o
poder para punir; não tem sentido quando pretende proceder de
uma criatura desamparada. Um camundongo dificilmente perdoa um
gato que o dilacera. Compreendo os sentimentos daqueles que
clamam pela punição condigna do General Dyer e outros iguais.
Haveriam de esquartejá-lo, se pudessem. Mas não creio que a
Índia seja desamparada. Não me considero uma criatura
desamparada. Apenas quero usar a força da Índia e a minha
própria para um propósito melhor.
A
força da não-violência é infinitamente mais maravilhosa e
sutil que as forças materiais da natureza, como a
eletricidade.
A
não-violência não consiste em renunciar a toda luta real
contra o mal. A não-violência, tal como eu a concebo, é, ao
contrário, uma luta contra o mal mais ativa e mais real que a
da Lei de Talião, cuja natureza própria é desenvolver, com
efeito, a perversidade. Considero que lutar contra o que é
imoral pressupõe uma oposição mental e, conseqüentemente,
moral. Busco neutralizar completamente a espada do tirano, não
a trocando por um aço melhor, mas iludindo sua expectativa de
encontrar em mim uma resistência física. Ele encontrará em mim
uma resistência de alma que escapará à sua força. Tal
resistência o deslumbrará e o obrigará a inclinar-se. E o fato
de inclinar-se não humilhará o agressor, mas o enaltecerá.
Podemos dizer que isto seria um estado ideal. E o é!
O
teste maior da não-violência está no fato de não ficar
qualquer rancor depois de uma conflito não-violento, com os
inimigos se convertendo em amigos. Essa foi minha experiência
na África do Sul com o General Smuts. Ele começou como o meu
oponente e crítico mais encarniçado. Hoje, é meu amigo mais
caloroso...
A
não-violência nunca deve ser usada como um escudo para a
covardia. É uma arma para os bravos.
Constatei que a vida persiste mesmo em meio à destruição e que
deve, conseqüentemente, existir uma lei mais alta que a da
destruição. Será unicamente através de uma tal lei que a
sociedade organizada poderá ser compreendida e que a vida
valerá a pena ser vivida. Ora, se tal é a lei da vida, devemos
aplicá-la em nossa existência diária. Onde houver conflito,
onde houver oposição, triunfe através do amor. Através de tal
método rudimentar coloco em minha vida esta lei. Isto não
significa que todos os meus problemas encontrem solução. Mas
constatei que esta lei do amor se mostra tão eficaz que jamais
tive em mim a lei da destruição.
Só
quando se vêem os próprios erros através de uma lente de
aumento, e se faz exatamente o contrário com os erros dos
outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de
outros.
Temos de fazer com que a verdade e a não-violência não sejam
metas apenas para a prática individual, mas para a prática de
grupos, comunidades e nações. Esse pelo menos é o meu sonho.
Viverei e morrerei tentando realizá-lo. Minha fé me ajuda a
descobrir novas verdades a cada dia que passa.
O
mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida
envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete
escolher o caminho da violência menor.
Ao
rejeitar a espada, não tenho senão a lâmina do amor para
oferecer àquele que investiu contra mim. É ao oferecer-lhe
esta lâmina que espero sua aproximação. Não posso conceber um
estado de hostilidade permanente entre um homem e outro. Pois,
crendo na reencarnação, vivo na esperança que, se não nesta
vida humana mas numa outra, poderei cingir toda a humanidade
num fraternal abraço.