Paralerepensar - Perfil

 Paralerepensar - Perfil
 


A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal | Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |

 

Autores
 
Edizio Mendonça (Dizo)
Página do autor: www.paralerepensar.com.br/ediziomendonca
Publicações
Contato com autor(a)
 
Perfil

EDIZIO MENDONÇA


EDIZIO RODRIGUES MENDONÇA nasceu em Barra do Mendes, Bahia,a 14 de agosto de 1938, filho de Ezequiel Rodrigues Mendonça e de Esteva Maria da Anunciação.
EDIZIO MENDONÇA, filho ilustre de Barra do Mendes, fez seus primeiros estudos em escola particular, com a professora Elvira Campos Mendonça e na escola Duque de Caxias, com o professor Lídio Armando Guedes, tendo concluído o curso Primário na Escola Pública Rio Branco, dirigida pela professora Vivaldina Lima Lessa, em sua terra natal.
Deslocando-se para outros centros, fez cursos, entre outros, de Administração Municipal, Técnicas de Alfabetização, Fiscalização de Rendas e curso de Jornalismo. Casou-se, primeiro, com Cleonice Teixeira Mendonça, com quem teve os filhos: Eduardo (também poeta), Lilia, Eliana, Edizio Júnior, Ana Amália e Gleuda Simone Teixeira Mendonça. Viúvo, casou-se depois com Maria Sodré Mendonça, com quem tem os filhos: Evandro, Edizia Maria, Edenizio, Edilma e Eniere Sodré Mendonça.
Escritor, Jornalista, Cronista, Pesquisador, Historiador, Poeta e Trovador, Edizio Mendonça é também político local, além de funcionário municipal, tendo exercido vários cargos na Administração Pública de Barra do Mendes.
Como político, foi Vereador (1971/1973) e Vice-Prefeito (1977/1983) foi Prefeito em Exercício de Barra do Mendes por várias vezes e exerceu inúmeras vezes o cargo de Secretário de Administração.
Como Escritor, já publicou vários livros, entre os quais, POEMAS PARA CLEONICE (1969), O CORONEL MILITÃO COELHO (1980), CAPITÃO JOÃO PEDRO (2002), BARRA DO MENDES, UMA HISTÓRIA DE LUTAS (2003). CAMPESTRE E SEUS HORRORES (2006) e CANTIGAS DO ALVORECER –TROVAS-(2006).
Edizio Rodrigues Mendonça é um homem de muitos talentos, atua como Diretor – Gerente da Rádio Barra do Mendes (RBM) e é Diretor do Jornal “Tribuna do Sertão”. Seu projeto é ambicioso e escreve incansavelmente, são 78 livros inéditos e mais alguns em preparo, entre poemas, trovas, ensaios,crônicas,biografias, história e Cordel.
Foi fundador e Presidente de várias entidades em sua terra, além de fazer parte em inúmeras outras diretorias. Detentor de inúmeras honrarias, tais como, medalhas, troféus, diplomas, nome de Rua, de Escola, de Biblioteca, de Grêmio Estudantil “Edizio Mendonça”, na cidade ou no Município de Barra do Mendes. Faz parte, como co-autor, de várias Coletâneas e Antologias, entre as quais, “Coletânea de Contos, Crônicas e Poesias” – IV Festival de Inverno da Bahia – Ricardo Benedictis – Conquista - BA,(1994), “Trovadores do Brasil” – 2º vol. Aparício Fernandes – RJ -(1967), “A Trova no Brasil” – Aparício Fernandes – RJ - (1972), “Poetas da Bahia”- Eduardo Cavalcante Silva – Salvador – (1966) e “Anuário Coletânea de Trovas Brasileiras” – Fernandes Vianna – Recife – PE – (1977/1978).
Membro de diversas entidades culturais e de classe, tais como, Academia Guanabarina de Trovas – RJ; Academia Itajubense de Letras – Itajubá – MG; Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras – Anápolis – GO; Academia Conquistense de Letras, Vitória da Conquista -BA -Academia Barramendense de Letras – Barra do Mendes – BA, Academia Ireceense de Letras e Academia Goianense de Letras – Goiânia – GO, etc.
Colaborador de Jornais e Revistas do País. É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br, é verbete no Dicionário de Autores Baianos, da Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia, do Dicionário de Cacófatos, de Eno Teodoro Wanke, Rio de Janeiro, Dicionário de Poetas Contemporâneos, de Francisco Igreja-Rio de Janeiro. Além de outros e faz parte em vários sites, via NET.
Tomara que os livros do Poeta/Escritor, Edízio Mendonça, de Barra do Mendes, Bahia, venham à luz da publicidade para deleite dos seus leitores, entre os quais eu me incluo.
Atualmente, é Secretário Municipal de Cultura e Turismo,omega replica watches Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Presidente da Associação Barramendense de Cultura e Turismo, além de outros cargos e funções