Paralerepensar - Perfil

 Paralerepensar - Perfil
 


A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal | Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |

 

Autores
 
Zélia Mendonça Chamusca (Chamusca)
Página do autor: www.paralerepensar.com.br/zeliachamusca
Publicações
Contato com autor(a)
 
Perfil

Biografia

Zélia Chamusca é formada em Filosofia e Psicologia (Licenciatura antes de Bolonha), pela Universidade Clássica de Lisboa e frequentou o curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, atual Universidade Católica de Lisboa.
Relojes Tem formação profissional na área da Comunicação e de Gestão de Recursos Humanos, Liderança e Participação em Seminários.
Escritora e Poeta, membro da Associação Portuguesa de Escritores. Autora da obra, PEDAÇOS DO MEU CORAÇÃO, Edições Vieira da Silva, da obra PARTE DE MIM, do mesmo editor, da obra A MENSAGEM é Podemos Mudar o Mundo, da obra PALAVRAS DA ALMA e da obra UM MUNDO MELHOR, a obra A POESIA BROTA DO PENSAMENTO E FLUI NA SENSIBILIDADE, da Chiado Editora. É, ainda, coautora em várias antologias.


LIVROS DA AUTORA:

UM MUNDO MELHOR

Sinopse

Um Mundo Melhor é uma obra de poesia realista de intervenção social e política.
Nesta obra a autora manifesta-se de modo bem vivo, numa linguagem clara, direta, por vezes irônica, de forma a que a mensagem chegue a leitores de diferentes sensibilidades sociais e politicas.
Escrever é utar. Com efeito, este gênero literário, a poesia, cujo ótimo grego poeisis, que significa criação, e, no caso vertente, a poesia de intervenção é uma arma criada por palavras, uma arma com arte, assente em valores estéticos, aesthesis que significa conhecimento sensorial, sensibilidade. é esta a arma que Zélia Chamusca utiliza na luta contra a corrupção, as injustiças sociais, as desigualdades em direitos, e, em suma, a exploração humana sob uma nova forma de escravatura.
Esta obra é, sobretudo, um alerta para o mundo em que vivemos e que depende de todos nós, torná-lo Um Mundo Melhor de fraternidade e de paz.


SINOPSE DA OBRA:

Título: PALAVRAS DA ALMA

Chiado Editora
Replica Handbags


PALAVRAS DA ALMA é um livro de poemas, é arte em palavras no mais profundo do ser, é criatividade sentida.
Nesta obra a autora fala-nos sobre eternidade e transcendência e incita-nos à reflexão;
Fala-nos de amor, numa vertente autêntica de verdadeiro amor, de seus sentimentos e de sua postura perante a vida e, sobretudo, de saudade.
Em PALAVRAS DA ALMA, a alma abre-se ao mundo na arte em palavras, esculpida com o cinzel da sensibilidade em que Zélia Chamusca se identifica e reconhece na essência do sentimento

_______________________

Sinopse da obra:

A MENSAGEM PODEMOS MUDAR O MUNDO


A MENSAGEM é um convite, para todos nós, no sentido de que podemos mudar o rumo dos acontecimentos, enquanto seres humanos livres, e, como tal, responsáveis por nós próprios, pelas coisas e pelo mundo. Somos parte dum colectivo social, isto é, duma sociedade em que estamos, naturalmente, inseridos e nela devemos atuar no caminho de um mundo melhor e mais justo, de fraternidade e de paz.
Podemos mudar o mundo.

________________________

SINOPSE da obra

PEDAÇOS DO MEU CORAÇÃO é uma obra de verdadeiro lirismo poético onde a Autora retrata, artisticamente, uma profusão de sentimentos, de emoções, de paixões, num contexto real ou metafísico, transcendendo, por vezes, o mundo fíctico, numa expressão suave, terna e sempre sentida. Toda a arte é entendida como uma forma de linguagem mesmo não sendo verbal. A poesia é, por excelência, a arte em expressão verbal. Ela está presente em todos os poemas, que a Autora nos apresenta, numa linguagem verbal rica em imagens figurativas e plenas de lirismo, de leitura leve e agradável.

___________________________

Título: PARTE DE MIM

SINOPSE da obra

Um livro de poemas é uma obra de arte quanto à sua forma estética, é um livro da alma e da sensibilidade.
Entre os gregos o termo política (poeisis) significava criação e era aplicado à poesia e a outras artes.
A poesia não tem enredo, o assunto é a forma como se mostra.
Ela é a revelação do próprio ser na essência do sentimento.
A poesia é uma arte, a arte da linguagem, e, como tal, é uma criação (poeisis) assente em valores estéticos, do grego aesthesis, que simboliza conhecimento sensorial, sensibilidade.
Na poesia a alma abre-se ao olhar do ser, do ser no mundo e das coisas.
A poesia sente-se e vive-se na alma e consubstancia-se no poema.
Esta obra política, PARTE DE MIM, é a arte reflectida no espelho da alma em que Zélia Chamusca se identifica e reconhece na essência do sentimento, aqui, retratada e esculpida com o cinzel da sua sensibilidade.
Nela nos fala de amor, de sentimento, de paixão e de emoções. Nos transmite seu saber de viver, de fé, de esperança e determinação.
É um obra de linguagem clara, transparente, leve e agradável, onde o leitor sente o prazer da leitura na beleza deste gênero literário.

Sinopse da obra - A POESIA BROTA DO PENSAMENTO E FLUI NA SENSIBILIDADE

“A Poesia Brota do Pensamento e Flui na Sensibilidade” é uma obra lírica de cariz romântico apresentada em várias formas poéticas:
Versos livres, sonetos, quadras em redondilha maior e em redondilha menor e outros.
O “eu poético”, a voz da personagem criada pela autora, evidencia-se no extravasamento da sensibilidade, predominante em toda a obra poética, numa clarividência de linguagem e de pensamento nem sempre comuns neste género literário.
A poesia flui de tal forma que toca a sensibilidade de todos os que a lêem.
Convido-vos à leitura.
«»