A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Crônica
 
Eleições: Democracia X Ditadura
Por: Jonas Vieira da Costa

Mais uma vez estamos próximos de uma nova eleição e nos deparamos novamente com um velho paradigma: Democracia X Ditadura. Entendo que em uma nação onde prevaleça a democracia é correto todos os cidadãos terem o direito de exercerem a sua cidadania votando, entendo também que tal gesto tem de ser feito com responsabilidade e com prudência, e acima de tudo tem de ser prazeroso. Porém, se tratando deste mega país, não presenciamos a democracia no real sentido da palavra, lamentavelmente presenciamos a ditadura. Sim,a ditadura do voto,em uma nação democrática cabe o direito ao voto,mas não, a obrigatoriedade do mesmo, obrigatoriedade do voto é sinônimo de autoritarismo,prepotência, coronelismo, o que não combina com a democracia,vejo isto como um retrocesso em um processo eleitoral.
Muito me entristeço, pois os partidos políticos desta nação têm como bandeira a democracia, porém, muitos dos seus partidários defendem a ditadura, a obrigatoriedade do voto. Este paradigma atrasado apresenta tristes conseqüências: conchavos, injustiça social, interesses obscuros e acima de tudo corrupção nos meios governamentais.
Que tal um novo paradigma? O voto facultativo, isto é algo pertinente em uma nação democrática. É óbvio que tal tema não agrada a todos, principalmente aqueles que querem se perpetualizarem no poder, aqueles que fazem mazelas na política brasileira.
O voto facultativo é um passo importante para a nação, fortalece a democracia, é sinônimo de renovação e acima de tudo significa esperança para um povo que sofre e muito com os mandos e desmandos destes que estão à frente dos poderes que regem este país.

Jonas Vieira da Costa

Publicação: www.paralerepensar.com.br 27/10/2006

 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: UgFO (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.