A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Crônica
 
Ser Professor:
Por: Jonas Vieira da Costa

Ser professor antes de tudo é ser sonhador, todo professor sonha com uma sociedade mais justa, mais fraterna e com menos desigualdades sociais.
Ser professor é ser amigo, tal amizade permite ao mestre ouvir de seus jovens, confidências, ora de alegrias, ora de tristezas, tais confidências muitas vezes não são compartilhadas em um seio familiar, isto é notório porque muitos jovens não encontram este alicerce no lar, sendo assim, encontram no mestre, alguém para desabafar suas angustias.
Ser professor é ser sensível, tal sensibilidade, faz o mestre se encher de alegria diante do sucesso dos jovens, tal sensibilidade, faz com que o mestre também sofra diante do sofrimento de muitos jovens que muitas vezes vivem a margem da sociedade.
Ser professor é ser ousado, é esta ousadia que faz com que o mestre supere os obstáculos do sistema para dar um pouco de esperança aqueles que necessitam.
Ser professor, indubitavelmente é ser aprendiz, aprendemos lições de vida com os nossos jovens, lições que não são expressas em nenhuma enciclopédia ou livro, isto porque este aprendizado é mui singelo e mui sublime, impossível de ser expresso em folhas.
Ser professor é ser emotivo, como todo e qualquer ser humano, o mestre por vezes se abate e ora se entristece, tristeza essa fruto da falta de valorização e reconhecimento deste que diretamente está ligado com o setor primordial para o desenvolvimento e crescimento de uma nação, a educação.
Ser professor, também é ser idealista, tal idealismo faz com que o mestre encare as lutas, as adversidades, as injustiças e a falta de recursos que permeiam a educação, não como desânimo, mas sim como estímulo, estímulo para cada dia fazer melhor a arte de ensinar.
Que este momento seja de reflexão, ao trabalho deste, que um dia todo especial de forma meiga e serena, nos ensinou a escrever o mais sublime dos sentimentos, Ele, o professor, nos ensinou a juntar as letrinhas A - M - O - R e escrever AMOR.
Parabéns professores, sua importância é impar, seu trabalho é imprescindível e sua existência é contemplada por DEUS.

Jonas Vieira da Costa

Publicação: www.paralerepensar.com.br 18/10/2006

 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: YEZW (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.