Seleção de Livros! Clique e confira.

A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Artigo
 
Lutar "COM" ou "SEM" Deus... Que diferença!!
Por: Cristian Haese

Tomar decisões e fazer escolhas acertadas é uma luta! Todos os dias enfrentamos situações que nos exigem sabedoria suficiente para irmos numa direção que não nos proporcione lágrimas de arrependimento depois e, ao contrário, nos assegurem de que somos experts em "administração da vida".

No entanto, isso não é tarefa tão fácil assim. Aliás, como o título mesmo já nos sugere, trata-se de uma grande luta. Constantemente me deparo com pessoas que sofrem ou por causa de decisões erradas já tomadas ou porque não sabem que decisão tomar. Entre o povo cristão é comum vermos as pessoas usando expressões como "ouvir a voz de Deus", ou "viver para cumprir Seus propósitos" e por aí vai... No entanto, ainda assim, mesmo com tanta certeza da existência, do poder e do amor de Deus surge a questão: como saber se ouvirmos verdadeiramente a Sua voz?

Quero partir do princípio de que quem irá ler este post pode ser um cristão e pode ser que há quem também não seja um cristão. Isso nos torna protagonistas de uma luta que ultrapassa contextos culturais, religiosos, sociais ou econômicos. Todo ser humano está inserido nessa luta que não termina. A vida inteira nós iremos lutar para tentar acertar. E nem sempre isso irá ocorrer... Para desespero nosso!

Pense comigo: lutar com Deus e lutar sem Deus nos aponta para diferenças muito obvias. Ou seja, lutar com Deus (no sentido de tê-Lo como companhia na luta diária) implica em contar com Ele e com Suas orientações antes de tomar qualquer decisão. Eu me refiro aqui à TODAS as decisões, inclusive as mais simples da vida: que roupa vestir, o que comer, o que beber, o que fazer no fim de semana... E cabe aqui também as decisões mais importantes: que carreira seguir, com quem se casar, que religião vou seguir e por aí vai...

Lutar com Deus significa ouvir a Sua voz e submter a nossa vontade à Sua vontade. Como fazer isso? Há 2 maneiras: oração e estudo da Bíblia. Não existe mágica, ritual, porção mágica para tomar ou varinhas de condão que fazem "pirimpimpim" e tudo acontecerá e dará certo! A oração é um processo de diálogo. E quando eu falo diálogo significa que, no mínimo, 2 pessoas estarão FALANDO. Muitos se decepcionam com a oração porque oram, oram, oram, falam, pedem, clamam e dizem NUNCA terem ouvido a resposta certa vinda de Deus. O que ocorre com essas pessoas é que na maioria das vezes o que aconteceu na oração não foi um diálogo, mas um monólogo. Temos muita sede de falar, mas temos pouca ou quase nenhuma paciência para ouvir. Queremos que Deus nos ouça na hora e no tempo em que queremos falar, mas não nos colocamos à Sua disposição com a mesma intensidade para ouví-Lo. Outro fator agravante causador de barreira na comunicação com o Pai é o disfarce que impomos em nossa mente ao usarmos a expressão "não CONSIGO ouvir a voz de Deus", quando na verdade o que ocorreu foi "não QUERO ouvir a voz de Deus", pois muitas vezes já sabemos o que Ele irá nos dizer pois as evidências são claras, as consequências estão a vista, mas nós insistimos em fazer do nosso jeito. E quando o sofrimento chega em função dos resultados frustrados queremos encontrar um culpado. Fica muito mais fácil culparmos a Deus do que digerirmos o amargo suco gástrico do arrependimento e do reconhecimento dos nossos erros.

Sabe, amigo(a), não é fácil mesmo lutar para viver a vida. A segunda maneira de ouvirmos a voz de Deus é estudando a Bíblia, que é a Sua Palavra. O mundo está cheio de denominações religiosas, todas elas originadas da mesma Bíblia (pelo menos assim elas afirmam). Cada uma delas diz ter a verdade e há por aí o que chamo de "shopping center da fé", onde cada porta aberta com uma placa na frente tenta numa concorrência desenfreada cativar a simpatia e apreciação das pessoas no intuito de transformá-las em seus membros, ou em alguns casos, infelizmente, seus "consumidores". Veja bem, quero apelar aqui agora à tua razão, à tua inteligência. Não quero subestimar a tua capacidade de pensar, analisar, ponderar, criticar, concluir! Não adianta nada ter uma Bíblia, lê-la de vez em quando, ou usá-la como um livro sagrado e sobrenatural que pode expulsar espíritos ruins de perto de você. A Bíblia é a revelação de Deus e de Seus propósitos para Seus filhos neste mundo. Precisamos de humildade, franqueza, inteligência e motivação ao lermos e estudarmos este Livro tão precioso.

A religião verdadeira não é fácil. Exige sacrifício, renúncia, crucifixão do EU, reconhecimento de quem somos e reconhecimento de quem é Deus. Envolve compromisso. Aliás, caracterísitcas essas que estão cada vez mais fora de moda em nossos dias. Cuidado com ofertas e promoções quando o assunto é religião e salvação. A essência da verdadeira religião é o amor. Amor demonstrado na renúncia e no sacrifício. Amor demonstrado na morte e morte de cruz. Amor demonstrado em promessa de retorno para buscar filhos e filhas sequestrados pelo inimigo e escravos do pecado. Note, amigo leitor, a parte mais difícil Ele, Jesus, já fez.

Então, faz toda a diferença do mundo lutar "COM" Deus. Enfrentar a vida SEM Ele é idiotice, é tolice, é perda de tempo, é patinar, é andar, correr e não sair do lugar. Você pode estar diante de grandes momentos em tua vida no que diz respeito a tomada de decisões. Pare de tentar arriscar a vida sozinho para depois ter que bater a cabeça, se machucar e sofrer.

Todas as pessoas que lutaram sozinhas só permaneceram em pé para ensinar como "não se faz" as coisas corretas. Se você não sabe para onde ir, o que fazer, que decisão tomar, em que direção caminhar, PARE! Simplesmente PARE! Talvez você esteja na dúvida justamente por estar correndo tanto em busca de respostas que se esqueceu de ler na estrada da vida as placas indicando os "pontos de apoio" onde poderia ter encontrado o Senhor Jesus para continuar depois a viagem com você.

Quero orar por você no sentido de que tenhas felicidade e êxito na tomada de decisões de tua vida. Envie, se desejar, para o meu email o teu pedido de oração referente a este assunto e terei a maior alegria em interceder junto ao Pai neste sentido. Mas não se esqueça: você precisa fazer a tua parte!

Lutar com Deus ou sem Ele é extremamente diferente! No final das contas, nós sabemos que isso é uma verdade. O que nos falta é a atitude para quebrarmos nossos preconceitos e orgulhos bobos e fazermos o que é correto.

Siga em frente! E seja feliz! Lute, mas dê à Jesus o Seu devido espaço no pódio do teu coração, da tua mente para que tuas escolhas e decisões te levem para o pódio da vida e da salvação. Aliás, no fim de tudo, o que importa é se seremos salvos ou não.

 Comente este texto

 

Comentário (1)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: XPPC (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.