A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Crônica
 
Incompetente, graças a Deus
Por: Otávio Nunes

Não gosto do adjetivo competente. De mais ou menos um ano para cá, passei a evitar tal palavra, bem como suas derivadas, preferindo qualificado, capacitado, preparado, apto, experiente, conhecedor etc. Ora, dirão alguns, não é a mesma coisa. Amigos, tudo pode ter o mesmo significado desde que o contexto (senhor de tudo) assim o permita. Se mudar uma palavra signifique alterar toda a frase, que alteremos, então.

É meio difícil explicar. Vou tentar, porém. Competente me soa um adjetivo esnobe, afetado, metido a besta, preconceituoso, elitista, marqueteiro e, ufa, pedante. Quando ouço tal palavra, me parece que a pessoa que a profere está apenas fazendo um discurso, tentando ser educada. Ou seja. Soa como algo volúvel, dissimulado.

Na boca dos marqueteiros e liberais de carteirinha, então, competente é aquele que deu certo, que se deu bem, ficou rico, famoso, sem importar os meios. Enfim, é o winner. O incompetente é o perdedor. É a qualificação que políticos, empresários e jornalistas mais utilizam quando querem falar de alguém considerado talhado para determinada atividade. Alguns chegas mesmo a comentar: “Não presta, mas é competente no que faz”.

Certa feita um chefe disse-me que eu era incompetente para certa função. Não consegui dormir direito por semanas. Senti-me aniquilado como uma barata embaixo do sapato. Hoje, acredito, seria um elogio.


 Comente este texto


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: QNVM (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.