A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Crônica
 
O BALÉ DAS IDEOLOGIAS
Por: SALETI HARTMANN


O Ser Humano do 3º Milênio, ainda busca razões de ódio no balé vesgo das ideologias que fomentam guerras, perseguições e tortura, mesmo em tempo de paz.

Estamos rotulados como socialistas, capitalistas, comunistas... e não nos toleramos por causa destas denominações.

Quem acompanha a História dos países, sente um certo cansaço diante das ideias que se repetem em todas as épocas, e que fazem repetir as intolerâncias do passado. Parece que será sempre assim: - o comunista odeia o capitalista burguês, e o ódio é de morte; o capitalista, por sua vez, foge do socialismo e do comunismo, porque pretende um mundo que seja pluripartidário e que dê – a todos – liberdade de expressão.

Talvez o Ser Humano deste novo Milênio lucrasse mais, se reeducasse as suas ideologias, no sentido de orienta-las para a liberdade de expressão e de culto, que, às vezes, nos países mais capitalistas, estão ausentes dos povos.

Necessitamos que nasça um novo Ser Humano, aquele que ama porque compreende as diferenças, aquele que convive e que evolui com os diferentes.

Necessitamos de uma História sem ódios socialistas, capitalistas, comunistas: necessitamos de Homens livres destes vícios, daqueles que procuram os melhores caminhos para a civilização como um TODO.

Necessitamos o Homem LIVRE para professar a sua neutralidade, sem que o esqueçam na História da Humanidade.

Necessitamos da mão estendida na direção de quem tem sede de justiça, e não na direção do culto à ideologia que destrói mentes e corações.

Necessitamos de um mundo onde a criança seja um espelho para o adulto, na sua inocência e no seu amor à vida e às coisas universais.

Seja qual for o nome da ideologia, necessitamos que o Homem aprenda a SER amor e solidariedade, num mundo que trouxe tanto progresso, e, ao mesmo tempo, trouxe tanta SOLIDÃO!

Necessitamos o mundo da Comunidade Humana reunida sob o mesmo signo de Respeito mútuo, Fraternidade e evolução com Sabedoria.

Necessitamos que o mundo fique livre do balé louco das ideologias insanas, que pretendem orientar nosso modo de viver, de pensar e de agir, sempre para o ódio ao outro ser humano.

Necessitamos – acima de tudo – ter a Liberdade de não odiar, de não excluir indivíduos e grupos de indivíduos – mas sim, é urgente que possamos acreditar nos Princípios da Tolerância e da Compreensão Humana.

Saleti Hartmann
Professora/Pedagoga e Poeta
Cândido Godói-RS

 Comente este texto


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: COEO (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.