A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Crônica
 
Quinta-essência
Por: Valdir Sodré

Sem ter a intenção de ser pretensioso, sinto-me à vontade na tarefa educativa de ajudar o outro a pensar nas linhas que se seguem desse breve texto. Trata-se de uma tentativa ou um esboço para colher alguns aspectos essenciais da vida, refletindo sobre eles.
De fato a vida é muito curta e a expectativa de vida de setenta ou oitenta anos não é suficiente para ao menos nos alfabetizarmos por completo. Todo dia é dia de aprender. Nesse sentido, viva intensamente o presente, sem a pressa de um ansioso, que vive no futuro, e sem o ressentimento de um deprimido, que vive no passado.
Caminhe, por vezes, descalço para sentir a força e a presença da Terra que nos dá a base de tudo aquilo que temos e podemos ter.
Saiba que toda doença começa na cabeça. Por isso busque o equilíbrio necessário diante das provações da vida. Relaxe. Adormeça. Evite fatores estressantes. Atente-se a sua respiração. É ela que determina o ritmo da vida.
Beba água regularmente. Ela é uma das fontes da vida. Nosso planeta e nós mesmos somos na mesma proporção dois terços de água. Nesse sentido a vida é complemento planetário e estamos ligados numa mesma sintonia.
Aprenda a ter uma audição sensível, ouvindo mais do que falar. Esse exercício se concatena com a busca de maturidade. Aliás, a maturidade é um dos melhores remédios para os problemas psíquicos.
Determinantemente somos o que fomos até os sete anos de vida. Assim sendo aproveite o tempo qualitativamente com seus filhos, sabendo que o estão educando para o enfrentamento das incertezas do mundo e não para você.
Conhecimento é um atributo necessário à vida, mas com o passar do tempo prioritariamente devemos buscar sabedoria.
Aproveite o sabor da vida quando jovem e aprenda a escutar os conselhos dos mais velhos.
Seja pró-ativo. Não espere que alguém lhe diga o que e como fazer. Evite modelos e aguce a criatividade sob uma ousadia que contemple a intuição e a lógica.
Seja caridoso e voluntarioso. Muitas pessoas precisam de um afago e de atenção especial.
Acredite que nossos problemas não são maiores do que dos outros. Todos têm problemas e cada um carrega o fardo que lhe coube na vida.
Seja paciente consigo mesmo e com os pares. Nem sempre nossos desejos se concretizam de forma imediata. A vida é permanentemente mediada.
Seja gentil com todos, sorrindo e desejando cortesmente declarações positivas e fraternas.
Evite pessoas espalhafatosas e escandalosas. Elas conseguem atingir nosso ponto de equilíbrio.
Acredite contundentemente na juventude. São os jovens que assumirão nossos postos sociais. Desacreditar na juventude é desacreditar em nós mesmos e no que fazemos.
Admire os pequenos grandes gestos e na grandiosidade da força da natureza, como a força de um bom-dia, como a beleza do pôr-do-sol, como uma flor que furou o asfalto e como a dialogicidade de um sorriso.
Evite desavenças. Se não podemos ser amigos, sejamos ao menos colegas.
Perdoe e perdoe-se. A intensidade extrema do perdão alivia a alma e nos dá leveza de espírito.
Oportuniza-se oportunizando. Não há encanto mais sublime do que está contido na ação do verbo oportunizar.
Saiba que sempre erramos e o contorno dessa identidade de imperfeição é domínio para a reflexão.
Leia constantemente. Ler aguça a imaginação e nos dá asas para o infinito.
Movimente-se sempre. Nós não somos somente cognitivos. Somos também psicomotores e, ainda, afetivos. Afetividade é sobretudo respeito.
Honre pai e mãe. Somos o que somos porque antes eles existem ou existiram. Não existem pais perfeitos.
Por pior que seja uma vida, mesmo assim ela tem sentido.
Seja perseverante e não desista de seus sonhos. A tarefa nobre da vida exige luta frente às dificuldades.
Tenha sempre esperança como escudo e couraça de um guerreiro.
Exercite a consciência reflexiva, quando consiga pensar por conta própria.
Ame sua família. Ela sempre será seu porto seguro.
Saiba que depois de tempos difíceis sempre virão dias melhores e se resguarde em tempos felizes, pois certamente virão tribulações. A vida é dialética.
Enfim, tenha fé e acredite em Deus. Pois a vitória em nossa vida não nos pertence. Ela é o triunfo de Deus em nossas vidas. Por isso, sempre medite, ore e reze, pois todas as nossas orações são ouvidas por Deus. Espere no tempo de Deus os seus desejos. Busque uma intimidade com Deus. O ponto supremo da quinta-essência se sustenta no poder da fé, acreditando que nascemos para sermos felizes. Felicidade é um jeito que homem criou para expressar o que há de mais essencial, requinte e sutileza na vida.

 Comente este texto



Comentário (6)

Deixe um comentario

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: HVPE (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.