Seleção de Livros! Clique e confira.

A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

Joaquim Saturnino da Silva
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Crônica
 
Aqueles que viram as costas
Por: Joaquim Saturnino da Silva

Papo retilíneo e uniforme: se você percebe alguém sofrendo, na vida real ou em qualquer formato da mídia e não se sente solidário, se desliga do fato, justificando-se intimamente por “não ter nada a ver com isso”, vira as costas em paz?
Se a resposta for sim, com certeza, acredite, alguma coisa está muito errada.
É certo que na vida a solidariedade, quando verdadeira, jamais importará em hipocrisia, mas será um fator de mensuração da humanidade da pessoa. E quanto mais tiver fundamento no anonimato, mais legítima será.
Assim, querendo ou não, saberemos se somos humanos (ainda) neste tempo nos dado a viver sobre a Terra, se a dor alheia, qualquer que seja o outro, nos incomoda.
Não é difícil encontrar pessoas que usam outras pessoas e depois as descartam, assim que não as crê mais úteis a seus propósitos. É fácil encontrar gente supérflua, que “ama” mais seu celular de última geração, que qualquer pessoa de carne e ossos ao seu lado.
Mas não há o que reclamar, é o mundo “evoluído” que construímos e no qual nos cabe sobreviver, enquanto pudermos. A terrível verdade é que todo aquele que consegue passar pela “vida” sem perceber coisas assim, que nada gerar em benefício da coletividade, nada mais é que um tubo, onde por um lado entra alimentos e do outro sai excrementos. Meras fábricas de fezes.
Parece que todas as bússolas se quebraram. Parece que estamos irremediavelmente perdidos, sem Norte ou quaisquer dos outros pontos cardeais que nos possam direcionar para qualquer lugar seguro.
Desta forma, aqueles que viram as costas, são os mesmos que acreditam que o crime perfeito é aquele que, imagina ele, sabe que o crime aconteceu. Mas ocorre que, contra sua vontade, um dia no tempo, sua consciência despertará e ele terá a mais terrível de todas as cobranças. E nesse dia haverá o mais impactante dos reconhecimentos. O de que o apocalipse é individual.

 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: fUAg (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.