A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

Agenivaldo Almeida Silva
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Artigo
 
-Três Grandes Perguntas da Vida
Por: Agenivaldo Almeida Silva


Texto: Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vive-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2: 20


Introdução: Vivemos em um tempo em que fazer perguntas fazem parte do dia a dia, precisamos saber as questões mais difíceis de nossas vidas, perguntamos o porque de tudo, do que comer, de onde passear, do viver intensamente. Perguntamos muitas vezes porque a vida no pregam surpresas, algumas vezes agradáveis outras nem tanto. Mas o fato que queremos respostas para muitas coisas em nossas vidas e estas respostas algumas vezes nunca vem, isso nos decepciona, nos entristece, mas como seres inteligentes e perseverantes superamos as barreias que a vidas nos proporciona e nos faz avançar e chegar a um resultado satisfatório.
E assim apreendemos que fazer perguntas faz parte da vida e com certeza para cada pergunta sempre haverá uma resposta. Por esta razão propus neste texto falar sobre as grandes perguntas da vida, embora elas possam ser diferentes para todas as pessoas, e as respostas podem ser divergentes também, mas com certeza a melhor resposta é aquela que simplesmente fala a verdade. Nisso falaremos com esmero e carinho, não como dono da verdade, mas porque a palavra de Deus nos garante esta verdade.
No texto em que lemos, vemos o apostolo Paulo dizendo, um ponto desta verdade, Jesus Cristo é o foco desta verdade, de uma pessoa que não vive mais para ele mesmo, e este está crucificado, morto para si mesmo, apenas vivendo para Cristo.
Vamos de uma maneira simples fazer três perguntas que estão relacionadas com a vida, de cada um...

I – QUEM SOU EU?

Há muitos anos atrás fui fazer uma entrevista em uma grande empresa e depois de vários testes no decorrer do dia, chegou-se o momento de fazer uma redação que fazia parte dos testes. A moça gentilmente distribuiu uma folha com um cabeçalho escrito apenas uma frase... Quem sou eu? E nesta folha eu deveria fazer uma descrição sobre minha vida profissional etc.
Quem sou eu? Parece-nos uma pergunta simples, mas de fato não é. A pergunta é intrigante e inteligente. Quem é de fato. Diante de muitas pessoas podemos ser alguma coisa, um gerente de vendas, um bom filho, um bom pai, alguém especial, mas na verdade o que somos diante de nos mesmo, quando estamos sozinhos, na rua, em algum lugar qualquer. O que somos na verdade, podemos até ser um bom amigo, mas na frente deste somos um bom amigo? E quando estamos com outras pessoas será que falamos e criticamos nosso amigo? Falamos a verdade quando é preciso ou somos falsos para agradar alguém.
Diante do espelho o que vemos? Vemos em enigma o que somos na verdade, ou apenas fingimos ser o que somos? Diante das perguntas e respostas da vida quem somos de verdade, alguém especial que pode auxiliar ou somos apenas uma fachada para ganhar méritos com este ou aquele? Podemos dizer, bem eu sou assim e assado, mas não gosto disso ou daquilo, mas na verdade eu gostaria de ser assim. Já estamos começando a entender o que somos, quando descobrimos que nada somos e que Jesus sim é sim alguém especial, então já estamos no inicio de uma vida. Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim...
Estou morto para as minhas velhas atitudes, para meu ego, para minha maneira rude de viver na falsidade, mas viver uma vida na maneira de Cristo, porque Cristo vive em mim. Este é o segredo. Quem sou eu? Eu sou de Cristo, vivo para Cristo e meu viver é para Cristo, quer no meu falar, no meu agir, no meu modo de ser. Sou diferente, porque Cristo vive em mim. E nada mais é importante do que isto, viver ou tentar viver como Cristo viveu. E nisso vamos a segunda pergunta.

II – PORQUE EU EXISTO?

A crise da existência é uma das coisas que mais preocupa o ser humano. Nesta época em que estamos às pessoas buscam saber o que lhe acontecerá no futuro. Algumas pessoas buscam na leitura de búzios, cartas de tarô, profecias e todos os meios para saber o que será revelado no futuro. Muitos não sabem o porquê de sua existência, e alguns acham que estão nesta terra, por um acaso do destino, não acreditam em nada e ainda não sabem por que de sua existência. Qual a finalidade então de existirmos, qual a razão disto, porque eu realmente existo? Esta tem sido sem sombra de duvida uma das perguntas mais impressionante que existe. Qual a minha razão de viver? Talvez centenas de respostas possam aludir a esta pergunta, mas qual é na verdade a essência de minha existência? Quem pensa que existimos para vivermos uma vida correndo atrás de sucesso e fama, ou mesmo para viver na labuta do dia a dia, ou ainda viver para os prazeres desta vida, engana-se a si mesmo, e não há felicidade alguma nisto, em viver somente para agradar a si mesmo. Mas a Palavra de Deus nos ensina que fomos criados por Deus para sermos seus filhos e para louvor e sua gloria.
Efésios 1:5-12
5 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 - Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
11 - Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
12 - Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
Então fomos criados para louvor e Gloria de Deus, esta é razão de existirmos, pra glorificar a Deus, quer em todo modo de vida e de todas as maneiras.Veja a terceira pergunta?

III) PARA ONDE EU VOU?

Para onde vamos se tomarmos um ônibus um momento ele chegará a um destinos, a um local do ponto final, em algum lugar ele vai parar e ai temos que descer. Quando nascemos, tivemos nosso crescimento e fizemos tudo que nos foi colocado para fazer, divertimos, estudamos, casamos criamos filhos, netos etc.
Com toda certeza a morte é a fase final de nossas vidas. Claro que ninguém quer morrer. Todos nós queremos viver, mas não podemos viver para todo sempre. Talvez lá com a idade um pouco avançada, ou mesmo ainda jovem a morte chegará e baterá a porta de nossas vidas e nos levará com ela. A Morte não escolhe idade, nem tamanho e nem raça e nem cor, nem só o pobre e nem só o rico. Quando ela chega simplesmente deixamos de viver e assim deixamos amigos, famílias, filhos netos etc.
A Bíblia é muito enfática quando ela fala sobre a morte, veja o texto: Ao homem este ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo. (Hebreus 9:27).
Será que estamos preparados para este grande momento? Talvez para alguns seja uma lástima, tristeza e dor. Mas para outros nem tanto assim. Mas o fato é muito simples, até o cemitério alguém nos levará. Talvez algum parente, ou uns amigos carregará o nosso caixão até a sepultura que gentilmente o coveiro abril. Mas e depois que o caixão for colocado lá dentro e depois enterrado.? Para onde vamos. Qual sera o nosso destinos? Claro que algumas pessoas pensarão, eu vou voltar reencarnado, ou quem sabe ainda, outro pense: Morreu acabou...descansou para sempre? Mas será mesmo que vamos descansar para sempre?, como agumas pessoas pensam.
Para onde vamos, qual o nosso é o fim de tudo isso, e qual é na verdade de pois da morte? O que podemos esperar depois da morte? O que a Biblia sagrada nos ensina sobre a morte. O que as religiões ensinam sobre a morte? Veja algumas tradicionais religiões como elas pensam.
Budismo:- Para os budistas pensa que a morte é a única certeza.
Candomblé:- De acordo com a crença do candomblé, os seguidores do candomblé acreditam na continuidade da vida por meio da continuação da força vital. O ORI volta dentro da mesma família, mas em outro corpo.(reencarnação)

Catolicismo:- Significado: para os católicos, a morte é uma passagem. (descansa)
Espiritismo:- Significado: para os seguidores do espiritismo, a morte não existe. O espírito usa o corpo físico como instrumento para se aprimorar. "O corpo é uma veste e a reencarnação serve para o espírito evoluir".

Islamismo:- Significado: para os seguidores do islamismo, a morte é uma passagem desta vida para outra eterna. "Quem fizer o bem será julgado por Deus e vai para o paraíso”.
Judaísmo:- Significado: para os judeus, a morte não é o final da vida, apenas o fim do corpo, da matéria. "A verdadeira pessoa, que é a alma, é eterna",.

Protestantismo:- Significado: os protestantes acreditam que a morte é apenas uma passagem para outra vida e não aceitam a reencarnação. "
Mas veja o que a Biblai ensina:
1) – A morte é o fim da vida natural que resultou da QUEDA em pecado. (Gen.2:15 – Rm 5:12)
2) – E a separação entre o espírito ou a alma e o corpo. (Ecl 12:7)
3) - Para os salvos em Cristo a morte é a passagem para a vida eterna com Cristo. (2. Cor 5:1 – Fli 1:23.
4) – No sentido espiritual, a morte é estar separado de Deus. (Mt 13:49-50 – Rm 9:3 e a segunda morte é estar separado de Deus para sempre. Apoc 20: 6; 14).
Mas pensando exatamente sobre a morte. Qual o meu destino final, para onde eu vou? Que certeza eu tenho de uma vida depois de chegar ao final desta estrada. Vejamos que nos ensina a Biblia:
I – Que todos estamos sujeitos a estes momentos - ( Hebreus 9:27)

E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,

II – Ainda que esteja morto viverá ( João 11:25 – 26)

Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?
Existem três tipos de morte em todo a bíblia. São elas. A morte física, a morte espiritual e a morte eterna.
A morte física é quando deixamos esta terra e nosso corpo volta ao pó. (Gen 3:19) –
A morte espiritual é estar separado de Deus (Mt 13:49-50 – Lc 16:26 – Rm 9:23 , é quando o homem morre espiritualmente em seus pecados, e não tem uma segunda chance, se morrer espiritualmente sem Cristo, sem perdão o resultado e a morte eterna.(Efésios 2:1). – Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos pecados e delitos.
A morte eterna o homem não tem mais condições de receber o perdão de Deus esta morto para todos sempre. É a segunda morte é estar separado de Deus para todo sempre, eternamente. (Ap. 20:6;14). Para os salvos a morte é a passagem para a vida eterna com Cristo – (2° Cor. 5:1 – Fl 1:23)
Mas enquanto houver vida, haverá esta oportunidade, Jesus disse ainda que esteja morto viverá, isto significa que poderá tornar a viver. Estamos então preparados para enfrentar este dia tão difícil, ou será que não podemos ter a certeza de estar vivendo uma vida futura na presença de Deus.
Bom, em resumo, temos a certeza de estarmos indo na direção certa e um caminhos mesmo que estreito, mas que nos levará a um lugar seguro. A vida eterna se conquista em quanto temos a oportunidade de estarmos vivos. Porque depois que partirmos desta vida, não haverá mais tempo. Não, não haverá outra oportunidade, e isso é muito sério. Precisamos então decidir para que lugar estamos indo? Se tomar um avião, chegará o momento que ele terá que pousar e descer os passageiros. Resta-nos saber então se estamos pronto para embarcar nesta tão gloriosa viagem.
Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. (João 14:6)



dEIXE SEU COMENTÁRIO

 Comente este texto


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: NMSZ (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.