A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Artigo
 
REMIÇÃO PELA LEITURA
Por: Tolentino e Silva

ACADEMIA VALADARENSE DE LETRAS
PROJETO REMIÇÃO PELA LEITURA
Governador Valadares/MG

ESTE PROJETO FOI IMPLANTADO NA PENITENCIÁRIA FRANCISCO FLORIANO DE PAULA PELO JUIZ THIAGO COLGANO CABRAL EM PARCERIA COM A AVL
Professoras Maria Cinira dos Santos Netto e a pedagoga Edilene Alves


VIDA, PAZ E LIBERDADE
Geraldo Tolentino e Silva

Hebreus 13:3
“Lembrai-vos dos encarcerados, como se estivésseis aprisionados com eles; e todos aqueles que sofrem maus tratos, como se vós pessoalmente estivésseis sendo maltratados”.

Prezados amigos,

Estamos hoje aqui,nesta penitenciária, para abordarmos três temas relevantes, que merecem reflexão: vida, paz e liberdade. Esperamos que o que dissermos lhes traga conforto, de forma solidária, o que reforçará a necessidade de vocês se informarem e de se prepararem para alcançarem seus objetivos. O projeto “Remição pela Leitura” ou através da leitura foi uma forma que encontramos de contribuirmos para a diminuição das suas penas. A cada livro lido e resenha aprovada, vocês terão direito a quatro dias de remição. Parece pouco, mas com o passar do tempo verão que valeu a pena o esforço. Quando uma pessoa começa a ler um livro, ela entra num mundo encantado, tornando divertida a leitura. Além disso, aumenta a inteligência, ensina a escrever corretamente, melhora o vocabulário, aprende novas palavras. A leitura trás paz interior, tranqüilidade, conduzindo pensamentos para as coisas boas e necessárias. O gosto pela leitura é conquistado através do hábito de ler. Portanto, ler é um aprendizado atrelado ao entretenimento.

A VIDA

Tudo o quanto precisamos para sermos perfeitos, já temos, é a nossa própria vida. A partir deste princípio, cabe a cada um de nós zelarmos por ela e desfrutarmos das boas coisas que ela nos oferece. O fato de estarmos vivos já é uma Graça. Devemos acreditar sempre. Devemos ser otimistas e acreditar que nada neste mundo é eterno e que o sofrimento de agora é passageiro, é fase. Às vezes o sofrimento nos fortalece, alenta nossa vontade de crescer tanto financeiramente quanto espiritualmente.
Devemos celebrar a vida todos os dias, pois Deus transforma o choro em sorriso, a dor em força, a fraqueza em fé e sonho em realidade.

EXEMPLOS

O grande ator e autor cinematográfico Charles Chaplin deixou para nós um bom exemplo quando disse que “a vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A LIBERDADE

Liberdade é o grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal. Infelizmente nós mesmos nos privamos dela através dos nossos atos. Como diz o escritor Antonio Ramalho em seu livro “A sombra da Luz”, liberdade é um processo evolutivo que subentende um espaço de reflexão e amadurecimento....” “a pessoa tem que crescer de dentro para fora e não de fora para dentro..., É necessário que a pessoa faça uma análise íntima e reflexiva sobre si mesma; um exame profundo acerca de suas próprias experiências”. Em resumo, é preciso que esteja vigilante, não agir por impulso e nem se deixar levar por pessoas que induzem ao erro.
Em entrevista à revista EXAME (19/09/2013), o Papa Francisco disse: “Deus na criação nos fez livres”. O direito de ir e vir ostentado no art 5º da CF é para todos que convivem em paz com seus semelhantes. O pior de todos os males é a privação desse direito.

A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO

Cristo veio salvar o que se havia perdido, não importa quão longe tenhamos ido. Ele vai à nossa busca como o pastor que busca a única ovelha perdida. Jesus perdoou também o ladrão Dimas que estava crucificado ao seu lado (Lucas 7,36-50), a pecadora (prostituta) Maria Madalena (Lucas 23:39-43) e Zaqueu o cobrador de impostos (Lucas 19). São provas de que o amor de Deus não tem limites.

CONCLUSÃO

Não faças do amanhã
o sinônimo de nunca,
nem o ontem te seja o mesmo
que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás...
mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te.
(Charles Chaplin)


Prezados amigos,
Tenham um bom dia

 Comente este texto

 

Comentário (1)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: dIYg (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.