A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Artigo
 
Dia Internacional da Mãe Terra
Por: Morena

Além de comemorarmos o Descobrimento do Brasil, também hoje comemoramos o Dia Internacional da Mãe Terra.

"Apenas uma guerra é permitida à espécie humana: a guerra contra a extinção.” (Isaac Asimov)

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson. Em 22 de abril de 1970, o político convocou o que foi considerado o primeiro protesto contra a poluição. A finalidade do Dia da Terra é criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra. O advento foi adotado internacionalmente em 1990, sendo festejado a cada 22 de abril, referindo-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis. O objetivo principal é conscientizar aos habitantes do planeta Terra a importância e a necessidade da conservação dos recursos naturais do nosso ecossistema.

Como dizimador da Natureza, temos o Efeito Estufa, provocado pelo aumento da temperatura da terra através de gases como o dióxido de carbono, o metano e o vapor d´água em nossa atmosfera que formam uma camada que aprisiona parte do calor do Sol. Desde a Revolução Industrial, começamos a usar intensivamente o carbono estocado durante milhões de anos em forma de carvão mineral, petróleo e gás natural, para gerar energia, para as indústrias e veículos. Somente no último século, a temperatura da Terra aumentou em 0,7º C. Parece pouco, mas esse aquecimento já está alterando o clima em todo o planeta.

Também temos as queimadas. A maior parte delas ocorre por ação humana, por razões variadas: limpeza de pastos, preparo de plantios, desmatamentos, colheita manual de cana-de-açúcar, vandalismo, queda de balões, disputas fundiárias e protestos sociais, entre outras. A queima de matéria orgânica produz gases tóxicos, que quando lançados na atmosfera causam danos à saúde das pessoas. A fumaça e o fogo acarretam acidentes e perda de propriedades e prejudicam a aviação e os transportes. O fogo, ao escapar do controle, atinge o patrimônio público e privado (florestas, cercas, linhas de transmissão e de telefonia construções etc). As queimadas alteram ou mesmo devastam totalmente os ecossistemas: destroem a fauna e a flora; ao matarem os microrganismos do solo, tomam-no mais pobre; calcinando a sua superfície, reduzem a penetração de água no subsolo. De um ponto de vista mais amplo, as queimadas são responsáveis por modificações na composição química da atmosfera e, por extensão, influem de forma negativa sobre as mudanças climáticas do planeta, contribuindo para o aumento do efeito estufa e, portanto, para o aquecimento global.

Ainda temos a caça predatória. O ser humano ainda está longe de uma convivência harmoniosa e pacífica com a natureza. Somente no Brasil, existem aproximadamente 650 espécies ameaçadas de extinção. As causas vão do tráfico de animais ao desmatamento, passando pela poluição, ou seja: as mãos predatórias do homem sempre no contexto. Com base em documento do Ibama e na International Union for Conservation of Nature, vejam a lista de alguns animais extintos e os que estão em perigo de desaparecer do planeta:
* Desaparecidos: tartaruga-gigante-de-galápagos, rinoceronte-negro-do-oeste, poouli (espécie de pássaro, mariana mallard (espécie de pato), golfinho baiji, Íbex-dos-pirenéus (espécie de cabra), tigre-de-java, monge-do-caribe (espécie de foca), tigre-cáspio, pica-pau-bico-de-marfim, quagga (espécie de zebra), tigre da tasmânia, dugongo-de-steller (cetáceo similar a foca), alce gigante, auroque bovino), leão-das-cavernas, Dodô (pássaro),periquito-dacarolina, búfalo-europeu...
* Em risco de extinção: rinoceronte-de-java, vaquita-marina ( cetáceo similar a um golfinho), elefante-de-sumatra, lêmure-do- norte (chipanzé), orangotando-de-sumatra, leopardo-de-amur, tartaruga-gigante, gorila-da-montanha, saola (parecido com unicórnio, tigre-siberiano, pererecas, rolinhas-do-planalto, estrela-do-mar, jararaca-de-alcatrazes, urso-polar, atum-azul, borboleta-monarca..."
(Fontes diversas)


 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: bXQe (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.