Seleção de Livros! Clique e confira.

A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 

E-mail:
Senha
       
        Cadastre-se
Esqueci minha senha
Homepage
Pensadores
Lazer e informação
Citações
Textos Fantásticos
Poemando
Provérbios
Estatuto do poeta
Peão diz cada uma!
Bíblicos
Contos e poemas de Natal
Básico de violão
Livrarias
Informática
Artes
Jornais
Revistas
Música
Televisão
Infantil

MUSIPOEMA

MUSIPOEMA
A HISTÓRIA DO ROCK IN ROLL
SER MÃE
AMIGO É...
AMAR É...
 

 

Busca

 
 
 
Crônica
 
Quando não se encontra uma saída para a dor d'alma
Por: Morena

Uma colega de trabalho, auxiliar de enfermagem, suicidou-se ontem, jogando-se do alto de uma ponte. Ela sofria de depressão severa, tinha trinta seis anos, e deixou duas filhas, de treze e dez anos. Seu corpo ficou horas exposto – como última afronta para a vida - e, claro, foi parar na mídia virtual devido àqueles que não respeitam a santidade do corpo morto.
Julgamentos estapafúrdios não faltaram no plantão de hoje:
“Quem se mata segue direto pro inferno.”
“O suicida é um grande covarde.”
“Que modo inteligente o dela de acabar com os problemas.”
“Só pode ter sido por causa de homem.”
“Que idiota!”

Que juízes! Que falta de sensibilidade! Que gente cruel! Como alguém pode se manifestar assim, tão sem coração? O que sabemos nós do que se passa na cabeça de um quase suicida? Ainda mais no caso da moça que tinha duas filhas que dependiam dela, crianças que viam na mãe o seu tudo, o seu bem mais precioso.

Todos sabemos o que é o cérebro, em quantas partes se divide e suas funções. Quanto mais usamos uma calculadora, quando menos lemos, quanto menos estimulamos os nossos neurônios cerebrais mais teremos lapsos de memória e mais sombrearemos a nossa inteligência. Assim sabemos, que quanto mais exercitarmos o cérebro, mais informações teremos.
Contudo, e quanto a nossa misteriosa mente? É fácil diferenciar cérebro de mente; o cérebro pode ser visto, fotografado e submetido à cirurgia. Por sua vez, a mente não é algo que se pegue na mão. Então como podemos saber a que ponto pode chegar alguém em estado mental desiludido, em extrema agitação, que obrigue alguém a dar fim a própria vida?
Eu costumo dizer que todas as pessoas são algo depressivas, mesmo as que dizem nadar em felicidade. Termos consciência da nossa morte e essa coisa aqui, no peito, essa angustia inexplicável que sentimos, mantém-nos em estado de embriaguez existencial.
A depressão leve por si só não é grave, exceto quando necessite de tratamento psíquico. A gravidade de uma depressão está no surto psicótico. Porque, fica claro, quando uma pessoa chega ao suicídio ela já brigou com todos os seus monstros acardíacos, pediu socorro silencioso a todas as pessoas com as quais emparelhou, mas ninguém percebeu o tamanho de sua dor, da sua aflição. Aliás, terapeutas não conseguem impedir o ato extremo de um suicida. Nem mesmo Deus.

Nota Web
São cerca de 800 mil suicídios por ano no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Isso significa um suicídio a cada 30 segundos. No mundo todo, a taxa geral de mortes por suicídio é de 11,4 pessoas para cada 100 mil, especialmente em países pobres, como Moçambique, que tem uma assustadora taxa de 17,3 para cada 100 mil.
No Brasil, a cada 100 mil pessoas, 6 se matam todo ano. Apesar de ser um índice relativamente abaixo em comparação aos outros, nós somos o oitavo país com mais suicídios no mundo em números absolutos. E pior: estima-se que, para cada pessoa que comete suicídio, existem pelo menos outras 20 que tentaram, mas não conseguiram consumar o ato."

 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: MOeM (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.