Seleção de Livros! Clique e confira.

A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 

E-mail:
Senha
       
        Cadastre-se
Esqueci minha senha
Homepage
Pensadores
Lazer e informação
Citações
Textos Fantásticos
Poemando
Provérbios
Estatuto do poeta
Peão diz cada uma!
Bíblicos
Contos e poemas de Natal
Básico de violão
Livrarias
Informática
Artes
Jornais
Revistas
Música
Televisão
Infantil

MUSIPOEMA

MUSIPOEMA
A HISTÓRIA DO ROCK IN ROLL
SER MÃE
AMIGO É...
AMAR É...
 

 

Busca

 
 
 

 

 
Citação
 
Extraindo o máximo da inveja
Por: Marlene A. Torrigo

“A inveja é como o fogo que sempre busca o alto.” (Salustio)

"A inveja é considerada um dos sete pecados capitais e, normalmente, caminha lado a lado com a crítica destrutiva do invejoso. Ela é muito destrutiva para quem sente inveja. Essa emoção é tão comum como prejudicial e muitas vezes pode vir mascarada por declarações superficiais.
A inveja de alguém precisa de tempo e detalhes para ser descoberta, uma vez que não é um sentimento aprovado socialmente. A inveja atua silenciosamente, vai crescendo ao longo do tempo. Ela aparece disfarçada e vem carregada de reprovações, críticas fáceis e destrutivas.
O invejoso patológico possui uma arma perigosa, a lábia. Esse tipo de invejoso tresanda o tempo todo com intuito de destruir o produto de sua inveja. Uma pessoa assim é articulada, mentirosa e não se cansa em desprestigiar a quem inveja, podendo até com sua mentiras verborrágicas fazer com que alguém perca seu emprego.
A inveja nasce do desejo, leva a desejar algo que não é da pessoa e sentir tristeza pelo bem dos outros. O invejoso não consegue ser empático.
A inveja é um dos sentimentos mais terríveis e venenosos e se mistura com muitos outros sentimentos contraditórios: admiração, frustração, raiva, desconforto, etc. O invejoso sente inveja de tudo que venha do outro, por tudo isso, a crítica é uma forma de desabafo.
É uma crítica recorrente que não tem nenhum objetivo claro, senão alimentar a autocompaixão e muitas vezes prejudicar o outro. A inveja pode causar difamações, insultos ou mentiras porque não consegue aceitar a realidade. O julgamento maldoso que decorre da inveja é o resultado da apatia e infelicidade com a própria vida: a inveja reflete o que falta na pessoa invejosa , o inconformismo e a autorrejeição. É um sentimento que fala da insatisfação QUE ELA NÃO CONSEGUE RECONHECER.
Não é uma questão de se conformar ou de não buscar a superação pessoal, mas uma das melhores maneiras de canalizar a inveja é usá-la como motivação. Em outras palavras, o bem estar dos outros é a faísca que desperta a maldade na pessoa invejosa. Infelizmente."
(Autor desconhecido)

 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: UGee (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.