A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 

E-mail:
Senha
       
        Cadastre-se
Esqueci minha senha
Homepage
Pensadores
Lazer e informação
Citações
Textos Fantásticos
Poemando
Provérbios
Estatuto do poeta
Peão diz cada uma!
Bíblicos
Contos e poemas de Natal
Básico de violão
Livrarias
Informática
Artes
Jornais
Revistas
Música
Televisão
Infantil

MUSIPOEMA

MUSIPOEMA
A HISTÓRIA DO ROCK IN ROLL
SER MÃE
AMIGO É...
AMAR É...
 

 

Busca

 
 
 
Ensaio
 
Liberdade de expressão
Por: YÉ GONÇALVES

Se é sagrada a liberdade de pensamento, muito mais que sagrada é a liberdade de expressar o que pensamos, pois é através do ato de expressar [e de se expressar] que se torna materializado o pensamento.

O importante: A liberdade sem disciplina, com desatenção às leis que movem o universo e às que regulamentam o comportamento humano, as relações interpessoais, o direito de ir e vir etc e tal, movimenta-se em direção ao cárcere. Ou seja, por exemplo, ao enfraquecimento da liberdade de se expressar as escolhas.

O que se vê frequentemente, hoje em dia, são muitas pessoas [até mesmo as "intelectualizadas"], desejarem exercer o direito à liberdade de expressão de forma ilimitada, sem levar em consideração a opinião do interlocutor e até mesmo se achando no direito de não "medir palavras", chegando-se até a ofender moralmente o próximo.

O segredo está na necessidade de que temos de controlar e educar o nosso modo de pensar, cada qual individualmente, tendo em vista que não temos o controle das sugestões que nos chegam através do pensamento, mas que é imprescindível sejamos vigilantes e selecionemos o que pensamos para a aplicação no dia a dia, principalmente para a nossa própria defesa, a fim de evitarmos confusões nas relações interpessoais e problemas de saúde decorrentes da nossa condição ainda de estarmos pensando mal ou por que ainda não sabemos pensar bem.

Portanto, lembremos que a liberdade anda junto com a disciplina, lado a lado, nas veredas do conhecimento que nos liberta dos vícios que ainda carregamos na caminhada da lida evolutiva da vida.

E que até mesmo em silêncio, a sós ou em companhia das estrelas, podemos estar exercendo, inteligentemente, a mais que sagrada liberdade de expressão.





* Hyerohydes Gonçalves dos Santos, "Yé Gonçalves", escreve também na revista eletrônica O Consolador, no site do Recanto das Letras, na Agenda Espírita Brasil e no Portal do Espírito da Fundação Espírita André Luiz - FEAL.

 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: JFfR (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.