A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Citação
 
Mitomania - ou Síndrome de Pinóquio
Por: Marlene Nascimento

Indira... Ela mente. Mente muito. De cada dez contos bem contados que ela conta, pode-se garantir que onze são mentiras. Espírita (que já foi mãe de santo), ora posando de guia e mestra espiritual, ela tapeia muitas pessoas com uma lábia aparentemente inteligente. E essas pessoas acreditam nela. Uma ou outra dessas pessoas (assim como eu) acaba por descobrir as mentiras e falso altruísmo da Sra. Pinóquio - posto que, como filosofou Abraham Lincoln,
não se pode enganar a todos por todo tempo. Então ela, ao se perceber desacreditada das suas artimanhas por pessoas perspicazes, claro, usa de mais mentiras prejudiciais para desprestigiá-las. Indira, a hipócrita, nunca admite que mente embora seja consciente de que suas histórias são imaginárias e não se intimida quando alguém descobre suas farsas. A distinta senhora é mesmo uma brilhante mitômana.

"A mitomania é uma distúrbio de personalidade onde o paciente possui uma tendência compulsiva pela mentira. Esta doença é também conhecida como mentira obssessivo-compulsiva. O mitômano é o indivíduo que mente compulsivamente, usando a mentira de forma consciente para enganar pessoas e tirar vantagens. As causas da mitomania não são totalmente esclarecidas mas sabe-se que há inúmeros fatores psico-sociais envolvidos na questão. Acredita-se que a baixa auto-estima e a tentativa de se proteger de situações constrangedoras marquem o início da mitomania. Esse comportamento patológico se torna um estilo de vida difícil de ser controlado como qualquer outra doença psiquiátrica. O tratamento dessa patologia psíquica é feito através de medicamentos e sessões psiquiátricas." (Web)

 Comente este texto
 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: UgcG (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.