A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

NÉLIO CARDOSO DE MEDEIROS
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Humor
 
Sonhos de um casal casado
Por: NÉLIO CARDOSO DE MEDEIROS

SONHOS DE UM CASAL CASADO


Gimnoblasto e Perístase residiam à margem direita do Rio Cadela Ciumenta.
Viviam quase dentro da água onde a enchente e nunca avisa aos pobres peixes que habitam aquele aprazível local freqüentado por dezenas de ricaças ansiosas por aventuras diferenciadas. O casal casado cansado da vida atual foi dormir após um exaustivo dia na feira onde vendiam canecas e canecões manufaturados. Embora os cães latissem à distância, incomodavam um pouquinho. Perístase adormeceu rapidamente e começou a sonhar com novas roupas, jóias caríssimas e parecia estar em um superbíssimo palácio de Don Saffadus XXIV da Era do Gelo. Sentia-se outra. Uma rainha! Talvez a rainha Perístase VII no reinado de Don Perigeu XXI. O marido também delirava em um mundo irreal de ficção e fantasias. Considerava-se um rabdomante e adivinhava a sorte de todos. Sabia os futuros acontecimentos.
Sentia-se um mago. Recordava-se embevecido das noites quando estava solteiro e não tinha mulher para atrapalhar sua vida ou suas chegadas tarde da noite quando ficava jogando porrinha com mulheres não muito recomendáveis para homens sérios. Tempos abençoados! Em seu êxtase, sonhava com a paz mundial, em ter trajes caríssimos, ser o ministro do rei ou o próprio rei. Cansara-se de ser adivinho. Delirou, delirou até sentir-se envolto em estranhas nuvens coloridas. Começou a divisar magnífico palácio. Sentia-se invisível, e ao aproximar-se da ante-sala real ouviu vozes tênues e deliciosas. Ficou atento para ouvir.
- A princesa Dicotiledonea VIII consultou o adivinho.
- Gimnoblasto?
- O infalível.
- Não creio. Todos erram, ó egrégia Rainha Perístase VIII.
- Dizem que o rabdomante Gimnoblasto tem negócios escusos com entidade do baixo astral.
- Ele previu a Queda da Pastilha no reinado de D. Perigeu XXIV.
- Também ouvi dizer. Pura sorte. Acalicino, o mordomo da princesa emprestou-me o livro Memórias de Gimnoblasto, o adivinho do reino. Muita coisa inútil consta naquele volume com mais de cinco mil páginas. Coisas impossíveis como acabar com a mordomia de deputados e senadores, que a pobreza no mundo será erradicada, que as faculdades de Direito e Medicina serão gratuitas, que o salário mínimo será extinto e todos ganharão milhares de sestércios mensalmente, que o Bengalinha Futibol Clúbi será campeão mundial, que dezenas de ferrovias serão inauguradas em todo o reino com trens de passageiros circulando por todo
o país com preços baixíssimos das passagens, que o aquecimento global terminará daqui a quatro dias, a fome zero será extinta. Só existirá a fome um.
- Livrinho bom. Esses acontecimentos ocorrerão quando eu estiver adormecida para sempre.
- O livro também ensina como os políticos podem ser honestos, como ficar rico sem trabalhar e sem receber herança e muitas outras informações para o povo pobre e carente ficar esperto, e não repetir políticos. Influenciado pela marquesa Sínquese III, o soberano censurou o livreco.
- Segundo o rabdomante Gimnoblasto, nacionalista não quer dizer comunista. Dona Perístase acordou com água até os olhos e o marido Gimnoblasto observou atentamente um sapo cururu mirando-se em um espelhinho pendurado na parede. A enchente do Rio Cadela Ciumenta não avisa quando vai chegar, e estraga centenas, talvez milhares de sonhos.

 Comente este texto
 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: eKfe (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.