A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Crônica
 
SOB O PÊNDULO DO TEMPO
Por: Valdir Sodré

É preciso ter coragem para seguir a breve caminhada da vida. Superar obstáculos é tarefa permanente de todo ser humano que sonha, que come, que deseja, que chora, que sente, que almeja, que trabalha, que enfim vive e luta para viver. Na vida há tempo para tudo, conforme os preceitos bíblicos contidos no capítulo 3, nos versículos de 1 a 8, de Eclesiastes:

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo
para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar,
e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar,
e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Filosoficamente, o tempo é um movimento constante e irreversível através do qual o presente se torna passado, e o futuro presente. É nesse pêndulo metafísico que a humanidade constrói sua história cronológica. Passamos por ciclos que transformam a realidade de forma intensa e desafiadora.

De fato não podemos ser escravos do tempo. Ele deve ser nosso aliado para determinar nossas jornadas. Enfaticamente devemos viver com intensidade e necessidade o presente, que rapidamente se transforma em passado numa pequena fração de segundos.

A única certeza de que temos quando nascemos, mesmo que inconsciente, é que um dia todos nós morreremos. A morte é um mistério, porém é salutar saber, conforme os versos da canção o que é, o que é? de Gonzaguinha, que

Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

De fato sempre a vontade de viver supera a vontade de morrer. Há uma força imensa dentro de nós, que para Castoriadis podemos chamar de imanente, que nos alimenta com sua chama para que sigamos em frente, mesmo que os obstáculos e problemas nos digam ao contrário. Imanente é um termo que se utiliza na filosofia para designar aquilo que é inerente a algum ser ou que se encontra unido, de forma inseparável, à sua essência. A imanência (qualidade de imanência) é um ente intrínseco a um ser. ... Deus, neste sentido, é causa imanente de tudo o que existe.

Toda vida, por pior que ela seja, tem um sentido, conforme preconiza Viktor Frankl através da Logoterapia. Segundo Neir Moreira e Adriano Holanda, considerando a transitoriedade do tempo, é vital vivenciar a melhor atitude, sem perder a chance de concretizá-la. Desenvolver a resiliência é algo construído a cada momento, a cada escolha. Dessa forma, o sentido e realização no passado, relembrados, constituem-se em força para viver melhor o presente e suportar as adversidades. Resiliência é entendida como a capacidade do homem enfrentar as situações, sobrepor-se e sair fortalecido pelas experiências adversas. A resiliência pode ser definida como uma adaptação positiva em resposta a determinada adversidade; superando-a, inclusive. Significa não apenas suportar uma situação adversa, mas comprometer-se em uma nova dinâmica de vida.

 Comente este texto
 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: TcXS (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.