A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Crônica
 
31 DE MARÇO: PARA LEMBRAR OU PARA ESQUECER... COMO QUEIRAM!!!
Por: SALETI HARTMANN



ESTAMOS MUITO DIVIDIDOS. DIRIA, MORTALMENTE DIVIDIDOS, EM TERMOS DE HISTÓRIA, DE RESPEITO E DE IDEOLOGIAS.

ENQUANTO PARTE DO NOSSO POVO CULTIVA VALORES E DATAS REFERENTES A UM TIPO DE IDEOLOGIA, A OUTRA METADE CULTUA ENSINAMENTOS ADQUIRIDOS NAS ESCOLAS - SIM, NAS ESCOLAS!!! - A RESPEITO DE UMA HISTÓRIA REINVENTADA ÀS CUSTAS E AO OLHAR DE UMA DETERMINADA IDEOLOGIA.

31 DE MARÇO, É UMA DATA QUE APRENDI A LEMBRAR COMO DATA DE UM PROCESSO DE RESGATE DO NOSSO PAÍS DA INSTALAÇÃO DO CAOS E DE UMA SITUAÇÃO SEMELHANTE À DA VENEZUELA ATUAL.

NÃO LEMBRO COMO DATA DE GOLPE MILITAR, PORQUE NÃO FOI GOLPE MILITAR. OS LIVROS REALMENTE SÉRIOS SOBRE A ÉPOCA FAZEM RELATOS FIÉIS À SITUAÇÃO POLÍTICA, ECONÔMICA E IDEOLÓGICA DE 1964.

PELA MEMÓRIA DAS PESSOAS QUE VIVERAM A ÉPOCA E NÃO A IDEALIZARAM ATRAVÉS DE IDEOLOGIAS, PELA MEMÓRIA DE MEU PAI, QUE ERA SOLDADO DE FÉ, HEI DE LEMBRAR DO DIA 31 DE MARÇO COMO UM MARCO NA DIREÇÃO DO GRANDE PAÍS QUE SOMOS HOJE, A DESPEITO DE TODAS AS CRISES E DESAFIOS QUE, NOVAMENTE, NOS FORAM LEGADOS POR IDEOLOGIAS MARCADAS PELA FATALIDADE DE IMPLANTAR, NO MUNDO TODO, ONDE DOMINAM, A POBREZA, A MISÉRIA E O MEDO.

MEU CORAÇÃO SE ENTRISTECE, AO INÉS DE SE ALEGRAR, PORQUE ESSA LEMBRANÇA CÍVICA TROUXE DIVISÃO FAMILIAR, TRAZ DIVISÕES SOCIAIS, PORQUE A HISTÓRIA NÃO ESTÁ SENDO CONTADA PELO VIÉS DA VERDADE PARA OS NOSSOS JOVENS, QUE NÃO TÊM EXPERIÊNCIA E NEM A CONSCIÊNCIA DE TUDO O QUE ENVOLVE AS MENTIRAS QUE ACABAM SE TRANSFORMANDO EM VERDADE PELA FORÇA DE UMA IDEOLOGIA.

SALVE 31 DE MARÇO! EU ERA UMA JOVEM, E SEMPRE ACOMPANHEI A HISTÓRIA DESTE PAÍS, ATRAVÉS DE PESSOAS, DOCUMENTOS E LIVROS CONFIÁVEIS E DE GRANDE NOBREZA E LEALDADE AOS FATOS, PORQUE ESCRITOS POR QUEM NÃO TINHA OUTRO INTERESSE A NÃO SER O DE REGISTRAR O MOMENTO VIVENCIADO PELA NOSSA NAÇÃO.

BOA NOITE!
A TODOS!!!!
A QUEM LEMBRA, E A QUEM ODEIA...

TALVEZ UM DIA, TALVEZ... VOLTAREMOS A NOS ENTENDER E RESPEITAR COMO SERES CIVILIZADOS QUE SOMOS, EM NOME DA VERDADE E NÃO DAS IDEOLOGIAS.

SALETI HARTMANN/PROFESSORA E POETA
CÂNDIDO GODÓI-RS
30/03/2019

 Comente este texto
 

Comentário (1)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: GFdP (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.