A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Crônica
 
REFLEXÕES SOBRE A PÁSCOA
Por: Suely Braga


REFLEXÕES SOBRE A PÁSCOA

SUELY BRAGA

Páscoa é vida. Vida é Ressurreição.
Cristo veio “para que todos tenham vida e vida em abundância.”
A Páscoa é a maior comemoração dos cristãos. Cristo morreu e ressuscitou para redimir o mundo. Para perdoar os pecadores, ressuscitar os mortos, converter os infiéis, salvar os doentes. Pregou o amor, a fraternidade, a solidariedade, o perdão e a justiça. Perdoou Maria Madalena, ressuscitou Lázaro, curou os leprosos, acolheu as criancinhas. Cristo foi um Revolucionário do seu tempo. Percorreu com os apóstolos os caminhos de Jerusalém e finalmente foi condenado, morreu e ressuscitou para a salvação da humanidade.
A Campanha da Fraternidade foi escolhida pela CNB, neste ano de 2019, COM O TEMA: ” FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS” E O LEMA: “Serás libertado pelo direito e pela justiça. ” (Is.1,27)
. Atualmente o que vemos em nosso país e na América Latina é uma juventude desencaminhada, em sua maioria desiludida, frustrada, sem perspectiva e desesperançada. Em todas as classes sociais entregues ao vício, às drogas, à prostituição. São jovens que nas classes altas recebem, em casa, uma educação sem respeito aos limites com todos os seus desejos realizados por pais ausentes, querendo recompensá-los com presentes e regalias. Dando lhes liberdade ilimitada. Nas classes menos favorecidas, nas favelas, dominados pelos traficantes, sem condições de subsistências, entregam-se a todos os tipos de crimes.
Excluídos e marginalizados buscam nas drogas meios de driblar a fome e a miséria. Acabam tornando-se, desde muito cedo, criminosos, sendo presos e injustiçados. A violência está presente nas grandes metrópoles, nas cidades pequenas, em todos os recantos do país. As mortes, suicídios, homicídios, infanticídios ocorrem em dezenas por dia. A violência contra as crianças, os jovens, as mulheres, os idosos, contra os gueys, contra os travestis, contra as religiões. A violência contra os pretos e os pobres. A violência incentivada pela mídia nas novelas, jornais, filmes e até nos filmes e desenhos infantis. A violência difundida nos teles jornais e em quase todos os programas.
A desestruturação das famílias faz com que os pais deixem a educação de seus filhos entregue à escola.
Legiões de famintos, deserdados, oprimidos que se espalham nas nossas ruas e cidades são o resultado das desigualdades, provocadas por um sistema e um governo, onde não existe justiça. Uma justiça que não tolera pobres, pretos, discrimina os diferentes. Uma justiça fascista, autoritária, militarizada que só protege a elite, os ricos e abonados. Uma justiça que desrespeita a Constituição Cidadã e os Direitos Humanos.
Enquanto os corruptos de colarinho branco extorquem o dinheiro público, os presídios estão abarrotados de presos que nem sequer são avaliados pelo Ministério Público. Muitas vezes, são presos que só cometeram pequenos delitos.
Os últimos governos acabaram com as políticas sociais, aumentando a fome, a miséria que crassa no
País, levando-o para o abismo.

Dizem que a Justiça é “cega”, mas eu acho que a Justiça é “paga para não ver.”
Nesta Páscoa, façamos uma reflexão: pratiquemos a fraternidade, a solidariedade, o amor, a justiça e a paz.
Rezemos com São Francisco de Assis:
“Senhor fazei-me instrumento de vossa paz!
Onde houver ódio que eu leve o amor
Onde houver desespero que eu leve a esperança. ”
Pratiquemos o LEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE:
“ Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). É preciso que famílias, autoridades, os poderes públicos e toda a sociedade se unam, apresentando programas que engajem os jovens na luta pela construção de um mundo melhor.Resgatar os ideais, os planos, os objetivos, a esperança, os sonhos dos jovens, para que eles encontrem seu lugar na sociedade e nosso povo seja respeitado e não injustiçado, amordaçado, sem liberdade de expressão.

Vamos, neste tempo de preparação para a Páscoa, fazer uma profunda reflexão, lutando pela partilha, fraternidade, solidariedade, perdão e doação, pois” SOMOS TODOS IRMÃOS”, FILHOS DO MESMO PAI”. Cristo deu a vida para salvar a humanidade.

Desejo a todos uma abençoada Páscoa com muito amor, paz e esperança num mundo melhor e justo.


Osório, Páscoa de 2019





.




 Comente este texto
 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: OUAV (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.