A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

JOSE ROBERTO TAKEO ICHIHARA
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Artigo
 
Milagres não acontecem por acaso
Por: JOSE ROBERTO TAKEO ICHIHARA

Em quem mais o povo deve acreditar?


Será que a população brasileira aguarda um milagre para nos tirar da situação caótica que nos meteram desde o final do segundo turno das eleições presidenciais de 2014, quando o PT venceu a quarta vez consecutiva o PSDB? Ou as profecias do candidato derrotado, o então senador Aécio Neves, deram errado? Disse ele na época que a vencedora, Dilma Rousseff, encontraria muitas dificuldades para governar, a crise se instalaria e eles então surgiriam como os salvadores da pátria. Algo mais ou menos nesse sentido. Mas parece que o tiro saiu pela culatra.
A religiosidade do brasileiro é muito forte e facilmente somos induzidos a acreditar que qualquer situação difícil será resolvida através de um milagre, uma solução divina que rapidamente muda tudo sem grande dificuldade. Secularmente pensamos e agimos desta forma. Haja vista as decisões atabalhoadas que as autoridades sempre tomaram, com a promessa de que tudo vai melhorar apenas por causa disso. Portanto, no meio das inúmeras incertezas que nos colocaram, principalmente os odiosos antipetistas, tudo voltará aos trilhos desfazendo o que eles fizeram.
Mas a atividade econômica, à parte a ideologia partidária, só se mantém com a circulação de dinheiro. Por isso os extremamente criticados programas sociais voltados aos mais pobres, aqueles que movimentavam os pequenos negócios, além do consumo gerado pelos que ganham até dois salários mínimos, mostram os seus efeitos pelo corte nas fontes. O que desestimula alguns investidores menores é exatamente a falta desse público-alvo. Quem tem dinheiro sobrando – e independe de emprego e salário – faz suas compras no exterior quando viaja.
Como deve ser analisada a notícia que o mês de maio passado foi o melhor em vendas de veículos dos últimos tempos? Que a economia retomou o aquecimento? Ou isso é estritamente pontual, levando em conta que o fato em nada alavancou o emprego e os investimentos das montadoras? Certamente que o crescimento e o desenvolvimento não podem ser exemplificados por um bom desempenho de um atividade isolada. Para contrapor esse entusiasmo, basta citar quantas lojas e vagas foram exterminadas nos últimos três anos. Se os números não mentem...
O fato é que devemos deixar de lado a crença de que os milagres acontecem por acaso e focar na busca de uma solução mensurável. Por enquanto, a equipe econômica e o governo como um todo, tendo como aliados os empresários e os bancos, só falam que tudo dependerá da aprovação da Reforma da Previdência apresentada desde o governo Temer. Comparando com a nossa Seleção Brasileira de Futebol, uma das grandes paixões nacionais, é como se tudo estivesse nos pés do grande ídolo Neymar – se ele for mal, adeus gols e títulos importantes.
Este governo é o único eleito pela vontade popular que tirou a educação do pódio da prioridade número um do país. Além de usar um argumento fajuto para anunciar os cortes, as questionáveis “balbúrdias”, já deixou claro que é um simpatizante da privatização do ensino no Brasil. Se isso não demonstra um caminho oposto de todos os países que saíram do subdesenvolvimento... resta apenas o tão esperado “milagre” que virá, pois “o Brasil está acima de tudo e Deus está acima de todos”, segundo o nosso mitológico presidente. Mas o país é laico!
Infelizmente, em mais de cinco séculos de história, saímos de uma forma de escravidão porque isso foi repudiado pelo resto do mundo, para entrar em outro sistema escravizante, agora legalmente aceito e justificado, em nada mudando a situação dos que vivem à margem do poder. O povo continua bancando as mordomias das autoridades que vivem em uma redoma onde as crises nunca chegam para incomodar. As pessoas que habitam este mundo particular, farto de generosidades, têm tudo para acreditar que milagres acontecem. Já os de fora disso... Coitados!


J R Ichihara
09/06/2019

 Comente este texto
 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: FBZf (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.