A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

JOSE ROBERTO TAKEO ICHIHARA
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Artigo
 
Catalizador de falências?
Por: JOSE ROBERTO TAKEO ICHIHARA

A visão do abismo depois que a poeira baixou


O que a Operação Lava Jato, a grande esperança do país colocar a corrupção generalizada sob controle, apresentou como resultado positivo até hoje? A prisão de Lula, Cunha, Cabral e Zé Dirceu é tudo que exibem como troféu sobre as façanhas questionáveis do endeusado Sergio Moro. Será que a sociedade brasileira acredita que os demais corruptos foram amedrontados por causa disso? Ou os tucanos e outros denunciados, que não foram investigados com o mesmo rigor e rapidez que o Lula, estão preocupados? Claro que isso não vem ao caso!
A decepção que ronda a população aumenta a cada declaração do presidente Mito. Onde as suas medidas sinalizam que haverá geração de emprego e renda? Se a credibilidade interna entre os fanáticos por ele em nada diminuiu, a despeito das conversas que prometia cargo para quem condenou Lula, a imagem externa é a pior possível. Até onde isso pode inibir os países que levam a Justiça a sério evitar negócios com o Brasil? Como mostrar que o Estado Democrático de Direito é um valor inegociável desde que tiraram a presidenta Dilma dando um golpe? Portanto...
Quem conhece as punições que os países desenvolvidos aplicam nas empresas privadas deles se surpreendeu com a maneira que a Lava Jato puniu as nossas grandes empreiteiras. O todo-poderoso juiz Moro simplesmente quebrou todas as empresas nacionais que atuavam no ramo de engenharia pesada. Por que jogar no lixo todo o acervo adquirido ao longo de anos executando obras de alta complexidade como usina nuclear, barragens e hidrelétricas, metrô e plantas de refino de petróleo? O que o país ganhou com isso, se a corrupção não acabou?
Dizem alguns críticos do comportamento dos integrantes da Lava Jato que o objetivo final de tudo era entregar todos os serviços de infraestrutura, com realização previstas no futuro, para as grandes empreiteiras multinacionais, especialmente as norte-americanas. Se isso não é verdade, o esclarecimento precisa ser muito convincente para justificar o porquê de agir como fizeram com a engenharia nacional. Não havia outra saída, onde os empregos fossem preservados e as construtoras continuassem atuando? As demais multinacionais denunciadas quebraram?
Há algum tempo a mídia exibiu a prisão do herdeiro da sul-coreana Samsung, um gigante do ramo de alta tecnologia, por denúncias de envolvimento em corrupção. Alguém soube que a Justiça deles levou a empresa à falência? Ou que os empregados foram mandados embora pelo erro do executivo da organização? Até onde se sabe a empresa continua muito bem, obrigado. Por que a mentalidade do brazuca não consegue assimilar que esta é a forma coerente de punir o responsável, sem prejudicar o restante que nada tem a ver com o desvio de conduta? Mas...
Infelizmente a euforia sobre a atuação do herói da Lava Jato está mostrando como o resultado impactou negativamente na economia. O mais triste é que mesmo depois das prisões com espetáculos midiáticos, quando prendiam um petista, a corrupção se manteve, inclusive com provas contra o governador do Paraná, o tucano Beto Richa. Por que os defensores ferrenhos do combate à corrupção não se manifestaram quando ele foi solto? Os fatos mostram, portanto, que o brasileiro apoia uma Justiça implacável contra quem ele não gosta, não importando o motivo.
Mas o mundo dá voltas e muitos acreditam no efeito bumerangue. As mensagens trocadas entre o juiz Moro e o procurador Dallagnol, que vazaram à público, mostraram que a Justiça atuou com parcialidade contra o Lula. Se para a Coreia do Sul, a Samsung é mais importante que o herdeiro Lee Jae Yong, para o Brasil, o executivo Marcelo Odebrecht vale mais que toda a Organização Odebrecht, o maior grupo empresarial privado no ramo de construção do país. E a promessa de varrer a corrupção só acabou com as grandes empresas e com os empregos.


J R Ichihara
18/06/2019

 Comente este texto


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: YIKI (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.