A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

JOSE ROBERTO TAKEO ICHIHARA
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Artigo
 
Interpretação das boas e das más notícias
Por: JOSE ROBERTO TAKEO ICHIHARA

Nem tudo é uma mentira deslavada, muito menos a verdade absoluta


Diz-se que as notícias movem o mundo. Dependendo da qualidade – se são boas ou más – as reações das pessoas, das empresas e do mercado financeiro, através das Bolsa de Valores, são logo percebidas pelas manifestações nos meios de comunicação. Os especialistas nas diversas áreas das atividades produtivas, assim como das econômicas e sociais, emitem as suas opiniões, fazem as previsões e aquecem ou esfriam as expectativas de quem depende de um salário, via emprego, para sobreviver. Portanto, o sistema nervoso mundial reage conforme ouve.
No meio de tantas previsões negativas sobre o crescimento do Brasil, inclusive com declaração do próprio superministro da Economia, Paulo Guedes, circularam informações que as empresas anunciaram investimentos de US$ 62 bilhões nos próximos anos no país. O problema é que enquanto isso não passar de intenção, o que se constata são as demissões e o fechamento de empresas. A última grande notícia pessimista é o pedido de falência das Organizações Odebrecht, o epicentro da corrupção investigada pela Operação Lava Jato. Valeu a pena?
O que os fãs incondicionais do Mito têm para comemorar com anúncios que ainda estão no planejamento estratégico das empresa? Até onde se sabe de economia básica ninguém investe bilhões num mercado em crise, onde milhões estão desempregados e a confiança sobre a forma de conduzir o dia a dia é malvista. Se a gestão atual se acha no direito de criticar abertamente os outros países... Por que se incomodar quando a situação se inverte? As relações comerciais precisam deixar de lado as tradições e os costumes alheios e focar nos interesses mútuos.
Será que o atual presidente acha que o equivocado hábito adquirido em fazer declarações agressivas são facilmente aceitas pelos líderes dos outros países? Adiantou mandar recado para a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, usar a verba para preservação da Amazônia no seu próprio país? Como foi visto a ida do ministro do Meio Ambiente à Alemanha atrás dos R$155 milhões do Fundo Amazônia, suspensos por causa das declarações do presidente Bolsonaro? Talvez as bravatas que muitos veem como soberania não passam de uma grande infantilidade.
Alguns defensores ferrenhos do atual governo se incomodam com as críticas que circulam nos meios de comunicação do país sobre as declarações polêmicas e desnecessárias que saem do Planalto. Que repercussão benéfica provoca a declaração do vice-presidente, general Mourão, citando as Capitanias Hereditárias como exemplo para resgatar o empreendedorismo no Brasil? Se ele tivesse citado o gaúcho Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, um dos maiores empreendedores do século XIX, ótimo. Mas falar uma inutilidade dessas... Sem comentários.
Um dos assuntos que despertou a atenção da população foi a aprovação do texto base da Reforma da Previdência no Senado, sendo 56 votos favoráveis e 19 contrários. A próxima etapa é a apreciação sobre a alteração ou retirada de pontos apresentados pelos partidos. Os principais destaques são o aumento do tempo para se aposentar, a elevação da alíquota de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e as regras de transição para os atuais assalariados. Mas antes da votação no segundo turno, a proposta passará por três sessões de discussão.
Como o cidadão comum se comporta diante de tantas notícias que lhe bombardeiam diariamente? Deverá analisar friamente e não acreditar que Papai Noel existe? Ou precisa continuar acreditando no país, mantendo o otimismo e deixar as críticas de lado? A verdade é que muitas pessoas desistiram de assistir os noticiários, ler as informações impressas ou conversar sobre a situação atual do país. Será que os manipuladores querem isso delas? Segundo o Mito, em mais uma de suas declarações surpreendentes, estamos no fundo do poço. Então...


J R Ichihara
04/10/2019

 Comente este texto


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: PWJJ (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.