A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Artigo
 
Arestas na América Latina
Por: Salvatore D' Onofrio

Conforme noticiado pela imprensa, Jair Bolsonaro não irá a Buenos Aires prestigiar a posse do Presidente recentemente eleito Alberto Fernández, enquanto seu filho Eduardo Bolsonaro, deputado pelo PSL-SP, aprova no nosso Parlamento uma moção de repúdio ao novo mandatário da Argentina. Trata-se, evidentemente, de uma represália por Fernández ser simpatizante de Lula e ter solicitado sua soltura, publicando uma foto de mão com dedos em forma de L, simbolizando "Lula Livre". A briga chega a ser vergonhosa, ao nível de fake news: Bolsonaro colocou e depois apagou um post dizendo que companhias de automóveis transfeririam suas fabricas da Argentina para o Brasil.
Penso que representantes do povo das duas maiores Nações da América Latina, Brasil e Argentina, em lugar de rivalizar entre si e curtirem vaidades pessoais, deveriam se esforçar para resolver os graves problemas sociais que afligem especialmente as camadas mais carentes. Precisamos de estadistas de ampla visão, que tomem medidas preventivas e não paliativos, como bolsas famílias ou uso de armas para a defesa da sociedade. Os males devem ser atacados na sua origem, evitando-se conseqüências desastrosas. Alberto Fernández, num recente evento no México, prometeu descriminalizar o aborto na Argentina, oferecendo assistência médica gratuita às grávidas que não quisessem ter filhos. A meu ver, além disso, deveria haver educação sexual desde a adolescência, prevenção de gravidez e doenças venéreas, planejamento familiar. Pôr filhos no mundo sem condições de sustentá-los e educá-los convenientemente é o maior crime que se comete contra a sociedade humana, visto que no descuido da infância está a origem de toda forma de delinquência.

--
Salvatore D' Onofrio
Dr. pela USP e Professor Titular pela UNESP
Autor do Dicionário de Cultura Básica (Publit)
Literatura Ocidental e Forma e Sentido do Texto Literário (Ática)
Pensar é preciso e Pesquisando (Editorama)
www.salvatoredonofrio.com.br
http://pt.wikisource.org/wiki/Autor:Salvatore_D%E2%80%99_Onofrio

 Comente este texto


Comentário (1)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: ECYT (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.