A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Ensaio
 
TESE DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Por: Paulo Marcelo Braga

TESE DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO
(Para que se preze civilidade na discussão)

"Não quero ser o dono da verdade, pois a verdade não tem dono não..."
(Raul Seixas)

RESUMO:

A liberdade de se exprimir nem tem a necessidade de ferir ninguém! Discordar, com educação, ao se expressar é o feliz dom da ponderação de quem se inspirar na fé do que diz o som do coração.????

A mente reage impulsivamente. A intuição age instintivamente e segue o apelo da recomendação entregue pelo coração. A discordância de fé, usada com veemência e sem arrogância, é considerada uma inteligência respeitada, uma sapiência abençoada.


INTRODUÇÃO:

A arte ponderada de discordar, em combate com a presepada de quem desrespeitar, num debate, alguém que pensar diferente, irá ganhar facilmente, ao emitir um contra ataque assertivo à afronta de quem preferir um baque agressivo.

Crítica não significa agressão. Assim, também, como quem se ater a racionalidade de discordar, enfim, de alguém, nem tem que ter a necessidade de querer brigar com ninguém.

No entanto, há por todo canto, debatedor com blablablá de engodo e de desencanto agressor e, portanto, perdedor, por não ter a arte do educador poder de argumentação do debate inspirador do prazer da ponderação triunfal crítica e contestador de agressão verbal e física.

DISCUSSÃO E APRESENTAÇÃO DE UM CASO:

Será que existe uma eleita oportunidade de contestação a ser feita à triste e covarde provocação de quem desrespeita opinião? Sim! E, sem bilé e ruim embaraço, é assim que eu faço em meu espaço, ao me deparar com a atuação de quem, afinal, desrespeitar a intenção alheia de pensar o que quiser, sem problema, sobre qualquer tema e nem avacalhar gente que tem se disponibilizado também a pensar diferente do que tem pensado outrem.

A liberdade de expressão é a bela e rara facilidade de se exprimir com educação. Ela, sem qualquer afronta, nem sequer apela para a necessidade de emitir enganação e nem quer partir para a agressão contra ninguém.

A liberdade de expressão verdadeira vem a ser a oportunidade de manifestação ordeira para alguém deter, com argumentação certeira e rara, o som da opinião desordeira de quem dispara o irritado tom da manifestação agressiva e nem encara o lado bom de uma discussão construtiva.

Emitir opinião real e crítica, e omitir agressão radical fadíca é, na verdade, a intenção de fé, da liberdade de expressão triunfal e verídica. O resto é o rito do inverídico manifesto de um ataque dito como "artístico de araque", aflito, raquítico, indigesto, sem destaque honesto...

Não vale a pena a honrosa intenção legal de discutir com a raivosa e irracional manifestação de quem nem cale a obscena prosa de agressão ao proferir opinião maldosa e radical...

Quem tem usado o poder da ponderação, confunde a balela de quem se funde nela. Quem tem liberdade de expressão, mantém a civilidade, e a exposição da verdade numa discussão.

O ponderado ser não se desfaz do abençoado poder da argumentação da capaz liberdade de expressão e, em paz, refuta a agressividade de uma afronta, com elegância triunfal. Mas, na verdade, nem luta contra a arrogância radical jamais... E mesmo assim, geralmente, vence o tenesmo ruim de uma agressiva gente, que pense diferente, sempre se priva de ser coerente, porém nem convence quem é realmente feliz e se renova, porque tem fé no que diz, nem vacila e, irrefutavelmente, prova, sem grito, e também (tranquilamente) comprova o que tem dito, com a simplicidade da argumentação do som da liberdade de expressão...????

CONCLUSÃO:

JAMAIS A LIBERDADE DE EXPRESSÃO
USARÁ UMA COVARDE AGRESSÃO,
TRAZ CIVILIDADE NA ARGUMENTAÇÃO
E CALARÁ O ALARDE DA DISCUSSÃO!

Paulo Marcelo Braga??
("Mundo Paralelo da Saga
da Pronta Liberdade de Expressão
sem a afronta da covarde agressão",
18/12/2019)

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: SMPK (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.