A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

Bruno Silva de Carvalho
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Artigo
 
O peso das idéias
Por: Bruno Silva de Carvalho

No decorrer da vida humana, o homem está sob influência de muitos fatores que podem interferir em seu modo de agir e pensar, tal como a mídia. Diante desses aspectos depara-se com alguns questionamentos: como o homem pode sustentar seu pensamento? Quais são os pontos de partida para ajudar em em uma boa sustentação do pensamento?
A primeira coisa que se deve levar em contaé que cada um tem seu próprio modo de pensar, isto é, o pensamento é algo subjetivo.
No decorrer da vida, o homem acumula conhecimento e juntamente com essa sabedoria vem o pensamento, porém deve-se levar em conta o perigo das alienações.Seguindo o princípio de Descartes(filósofo francês), a partir do momrnto que o homem pensa, ele existe. Mas ainda neste aspecto coloque em xeque o pensamento cartesiano e pergunte: Como o homem pode existir atrvés de seu pensamento se o mesmo não é seu? A resposta não é complicada: ou você sempre ficará na sombra de alguém ou se tornará uma cópia mal feita da realidade.
A base do pensamento pode ser constituída através, principalmente, dos sentidos, ou seja, de tudo aquilo que se observa através das coisas, modos do próprio ser humano. Há,também, o pensamentoreligioso embasado na fé, muito importante na construção de um lado espiritual e auxília na construção de um caráter ético e social de determinado indivíduo. Há, sobretudo, o pensamento filosófico que há muito tempo vem trabalhando e tentando entender o modo de pensar humano, o real motivo para que determinada coisa ocorra.
Ainda na perspectiva da pessoa de Descartes, o ser humano deve apresentar uma dualidade, isto é, pode ser uma pessoa com idéias embasadas no âmbito religioso e ao mesmo tempo um ser que procura sair da penumbra do fundo do baú e questionar-se até que chegue à conclusão dee dado pensamento sem deixar-se interferir negativamente pelo pensamento alheio.

 Comente este texto
 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: EEdN (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.