A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

Bruno Silva de Carvalho
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Artigo
 
Destino vesus livre-arbítrio
Por: Bruno Silva de Carvalho

No decorrer da história, desde os povos mais antigos houve determinados pensamentos com relação à ideia de pré-destinação. No entanto houveram alguns pensadores que ganharam maior destaque neese âmbito, tal como: Baruch Spinoza(filósofo holandes).
Para Spinoza Deus é produtivo e não criador. Para o homem ser livre, o mesmo não pode ser constrangido por forças externas. Se a vida do homem for baseada no destino, Deus pode ser visto com um Despota-dominador que se opõe à imagem de um ser benigno e misericordioso. Avida humana não teria tanto sentido se não passassemos de meros fantoches controlados por uma força maior.
Deus é um ser livre pois não é constrangido por forças externas. Tratar de um tema como o determinismo é, ao mesmo tempo, uma grande complicação, imagine um homem que sem mais nem menos assassina sua família. Como um indivíduo em um caso como este pode ser julgado pelo seu ato se suas ações estavam pré-determinadas?
A ideia de destino muitas vezes serve para mascarar atos humanos e, ao mesmo tempo, perante essas concepções surge um comodismo com relação ao modo de pensar e agir de determinado indivíduo. A doutrina espiríta é interessante pois diz o seguinte: o homem deve passar por algumas situações, mas ele mesmo escolhe, ou seja, o próprio indivíduo traça seu caminho. Com isso segue-se a Lei de Causa e Efeito.
Portanto, aí vai uma dica para o leitor: não se acomode pensando que as coisas vão acontecer da maneira mais fácil em sua vida, por isso arregace as mangas e vá a luta. Lembre-se do que pensava Spinoza: não se deixe constrangir por forças externas e escreva você mesmo sua história.
Mantenha um pensamento fixo em sua cabeça: Deus não é um Despota-dominador, por outro lado, é um criador composto de amor e misericórdia.

 Comente este texto


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: OcbG (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.