A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Artigo
 
Luta incansável - Dra. Zilda Arns
Por: Dr. Jô Furlan

Muitas pessoas, quando olham para suas vidas e percebem que já contribuíram muito e se dedicaram com paixão ao trabalho, chegam próximo da aposentadoria já tendo considerado sua missão cumprida. Com ela, quase aconteceu isso. No início dos anos 80, viu parte de seu trabalho ser desestruturado por questões políticas. Poderia ter sido o encerramento de uma carreira bem-sucedida no setor público, como médica pediatra e sanitarista. Entre outros feitos, foi ela uma das pessoas que desenvolveu as primeiras campanhas de vacinação para a erradicação da poliomielite, trabalhando pessoalmente com o Dr. Sabin no Brasil. Foi então que recebeu um convite muito especial, vindo de seu irmão, o Cardeal-Arcebispo D. Paulo Evaristo Arns. Movida por um extraordinário senso de propósito e por sua missão de fé e vida, a Dra. Zilda Arns aceitou mais esse desafio.
Assim, começou uma das mais bem sucedidas instituições que promovem a saúde, a educação e o desenvolvimento humano – a Pastoral da Criança. Atuando entre as famílias com gestantes e crianças de zero a seis anos, nas comunidades de baixa renda no Brasil e depois em outros 17 países, revolucionou o setor. A metodologia comunitária é simples e inteligente: multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres por meio do voluntariado. Líderes comunitários capacitados promovem a educação das mães e das famílias, com o objetivo de prevenir doenças com ações simples, assim como incentivar a paz e a solidariedade. Seus atuais números impressionam. Após 26 anos do início das atividades, a Pastoral da Criança acompanha aproximadamente 2 milhões de gestantes e crianças menores de seis anos e 1,4 milhão de famílias pobres, em mais de 4 mil municípios brasileiros. Esse resultado foi possível graças à dedicação dos voluntários e à extraordinária habilidade conciliadora e agregadora dessa catarinense, de família de origem alemã, nascida em Forquilhinha.
A Dra. Zilda Arns, desde criança, gostava de ajudar as pessoas. Seu pai, um homem simples, mas de elevada cultura e sabedoria, disse-lhe que seria uma boa professora, pois sabia ensinar bem e conseguiria fazer da educação uma ferramenta de transformação da sociedade. De fato, isso se tornou realidade, apenas em um contexto diferente. Em vez de lecionar em uma escola tradicional, ela fez com que o conhecimento fosse multiplicado em milhares de comunidades de baixa renda. A Pastoral da Criança conta hoje com mais de 270 mil voluntários. Em nossa conversa, disse a ela que já poderia aumentar esses números. Ela respondeu: ‘’Como assim?’’ Acrescentei: por favor, inclua-me nesse exército de cidadãos que acredita no bem e de fato tem feito diferença na vida de milhões de pessoas. Acredito realmente que cada um de nós pode fazer mais do que temos feito para mudar a realidade de muitas pessoas nesse nosso país.
Uma pessoa conciliadora, capaz de articular e agregar pessoas e instituições, missão que poderia parecer improvável. A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Igreja Católica, de atuação ecumênica, que não faz distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. Apesar desse posicionamento, poderia sofrer boicotes. Como ela mesma diz: “Não sou da direita, nem da esquerda. Na verdade, somos de todas as pessoas que compartilham da nossa mensagem de fé e vida”. Dotada de uma capacidade especial para administrar os conflitos humanos, é quase impossível dizer não para a doçura, competência, coerência e atitude da Dra. Zilda.
Sua família de origem alemã, com fortes valores morais e religiosos, teve forte influência em toda sua vida. O irmão mais velho, Frei João Crisóstomo Arns, um notável religioso e educador franciscano, foi mentor e importante referência pessoal para ela. Aprendeu desde cedo a lidar com posicionamentos conflitantes e manter o foco naquilo que desejava. Isso é a essência da Inteligência do Sucesso: atingir o objetivo, fazer acontecer. Ao passar dos 70 anos, a Dra. Zilda Arns ganhou o mundo em um momento no qual a maioria das pessoas pensa em parar para descansar. Hoje, ela coordena as ações da Pastoral da Criança Internacional. Tendo uma agenda atribulada e intensa, perguntei a ela como conciliava o trabalho com a dedicação aos filhos e netos. Respondeu-me que as festas em família acabam ajustando-se a sua agenda, pois dessa forma pode celebrar as ocasiões especiais.
Ela é uma mulher dedicada à família, mas não apenas à sua. Compartilha seus dias com milhões de famílias de comunidades pobres. Sua marcante atuação rendeu-lhe indicações para o Prêmio Nobel da Paz, além de muitas outras premiações nacionais e internacionais, ano após ano. Mas, para ela, o que vale realmente a pena é poder contribuir e ajudar pessoas. Seu alto grau de dedicação e perseverança é a maior virtude que faz da Dra. Zilda Arns um exemplo mundial de mulher e de ser humano. Ela acredita no que faz e luta com toda energia e vigor para atingir seus objetivos. É uma empreendedora social que inspira pelo exemplo e estimula todos a fazer um pouco mais.
O que você vai fazer hoje para contribuir para o bem-estar de outro ser humano?

 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: bNOG (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.