A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco | CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Jornalismo
 
Assim é o retrato parvo do Brasil
Por: Marlene A. Torrigo

Pondero que não vale a pena sonharmos com um Brasil melhor, que não vale a pena sonharmos com um poder que emana do povo e para o povo. Como poderá ser assim em um país cuja maioria dos habitantes sofre de ignorância política e febre por religião? Um povo exacerbadamente arraigado a crendices ingênuas, poderá esse mesmo povo mudar a história sombria de um país?

Um retrato do Brasil atual: um pastor, entre as muitas bobajeiras que posta no facebook, postou esta, assim mesmo como copiei e colei aqui, gritando em ebulição religiosa: “UM TRABALHO MUITO GRANDE DE FEITIÇOS PARA DESTRUIR TODA SUA FAMÍLIA, INCLUSIVE VÁRIAS SEPULTURAS ESTAVA ABERTA INCLUSIVE UMA PARA TI... JESUS CRISTO FECHOU AS SEPULTURAS HOJE, DESFEZ TODO ESTE MAL E ACABOU COM TUDO ISTO VOCÊ VIVERÁ DIAS MELHORES.” À postagem, seguem-se dezenas de améns e afins de seguidores, a maioria mulheres ingênuas que fazem de um pastor parvo e imbecil (e esperto) uma celebridade.

A pergunta que me faço sempre é essa, pessoas ingênuas assim sabem o que fazem quando votam? Há quatro meses eu fiz uma enquete secreta com periódicos. Os dei para pessoas conhecidas – várias delas, bachareladas! – os lerem, a fim de saber quais notícias mais lhes chamam a atenção. Bem, mulheres claro, seguem direto para o que dizem os signos do dia e homens, como não poderia deixar de ser, futebol e Neymar. Eu até que tento fazer alguém ler alguma crônica:- Olha só o que este cronista está dizendo sobre a corrupção! Bem, de cada dez eu consigo fazer um leitor ler. Nada mal ou nada bem? Eu, que sempre vou direto e reto às crônicas quando leio jornais, cheguei ao desfecho da enquete com um rude veredicto: Mulas, sonhando com um Brasil melhor.

Ainda podemos acrescer a baixíssima qualidade intelectual de muitas pessoas. Leiam o que uma mulher jovem escreveu, também no facebook, copiado e colado aqui: “Lamentavel o insendio do extra,, mt triste mas ainda bem q foi o extra que os donos estao milionarios do que a casa de um pobre trabalhador que nao teria onde morar depois! Grande perca para a nossa cidade.”
Sabe-se que os grandes escritores brasileiros estão esquecidos pela maioria dos professores modernos que ensinam o beabá torto e atravessado às crianças e jovens, dando-se o assassinato da língua portuguesa.

Salvos pouquíssimas exceções, não é negado a ninguém o direito ao voto. Contudo, muitos votam persuadidos, isto porque tal herói político os presenteou com canetas, chaveiros e bibelôs, porque outro político deu uma tremenda churrascada na qual puderam levar os filhos para encher-lhes a barriga, porque outro político prometeu cargos de confiança, por aí. Assim se dá. Depois, passadas as eleições, reclamam dos preços subindo, do desemprego, dos impostos absurdos, dos baixos salários, das pilhagens e falcatruas políticas. Assim é o retrato parvo do Brasil, assim é o Brasil!

Quanto às classes dominantes convêm que mantenham o povo na mais estreita vigilância, artimanha perfeitamente possível através da ignorância e do fanatismo. Lavagem cerebral sempre funciona. Assim, ignorância política acrescida de ignorância religiosa são duas armas formando uma bomba potente em mãos dos poderosos.

Comente este texto

 

Comentário (2)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: FGIe (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.