A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 

E-mail:
Senha
       
        Cadastre-se
Esqueci minha senha
Homepage
Pensadores
Lazer e informação
Citações
Textos Fantásticos
Poemando
Provérbios
Estatuto do poeta
Peão diz cada uma!
Bíblicos
Contos e poemas de Natal
Básico de violão
Livrarias
Informática
Artes
Jornais
Revistas
Música
Televisão
Infantil

MUSIPOEMA

MUSIPOEMA
A HISTÓRIA DO ROCK IN ROLL
SER MÃE
AMIGO É...
AMAR É...
 

 

Busca

 
 
 

 

 
Jornalismo
 
Os milagres da tecnologia
Por: Marlene Nascimento

Recentemente assisti a vídeos emocionantes mostrando crianças e adultos surdos ouvindo pela primeira vez. As cenas são comoventes. Em um vídeo um bebê sorri feliz ao ser apresentado ao mundo dos sons. Em outro vídeo uma moça jubila quando ouve o som de notas musicais pela primeira vez. Isso se tornou possível graças aos milagres tecnológicos. Houvesse Beethoven sido favorecido pelo ápice da era hodierna, ter-se-ia maravilhado com suas fantásticas composições.
A tecnologia tem ousado. Próteses para membros inferiores e superiores tornam-se mais adaptáveis e flexíveis. O exoesqueleto realiza o sonho de tetraplégicos se moverem. Os microprocessadores parecem alienação de ficção científica. A viagem de um e-mail assombraria Morse, o inventor do telégrafo.
A revolução técnico-científica, surgida após a revolução industrial, abisma-nos. Todas as áreas trouxeram novidades surpreendentes. Uma das áreas mais favorecidas é a da medicina, ressaltando os incríveis aparelhos de imagem para detecção de doenças e procedimentos intervencionistas que beneficiam todos os seres vivos.
As descobertas em relação ao Universo desafiam o nosso imaginário. Pensar que a Ciência calcula que existem 200 bilhões de galáxias, sendo uma delas a nossa a Via Láctea com suas 100 bilhões de estrelas e que uma delas é o nosso Sol... Como foi possível chegar a dados tão surpreendentes? Tecnologia, que originou a criação dos ultra telescópios espaciais.
Uma invenção levando a outra. Sequências de erros nos trouxeram à incrível era tecnológica. Os acertos são resultado de muita paciência e persistência. E tudo começou com o fogo, a primeira fonte de energia descoberta. A descoberta do fogo pelos primatas é elo que nos liga à tecnologia. Viajando pelo tempo, dos primatas até hoje, o Homo sapiens deu um salto gigantesco.
Entretanto, como tudo na vida tem prós e contras, a tecnologia tem duas faces, a do bem e a do mal. O mesmo fogo, cuja descoberta serviu para cozer os alimentos e aquecer do frio, originou artefatos bélicos com grande poder de destruição. Lembremos sempre que a fórmula E=mc2 de Albert Einstein deu origem à bomba atômica e o 14 BIS de Santos Dumont levou aos bombardeiros aéreos.
Há mais de vinte anos uma psicanalista disse-me que a melhor área de escolha para estudantes seria a de doenças psíquicas, posto entender que vícios digitais agravariam as desordens cerebrais. Ela estava certa. Reparem que o celular está construindo um mundo de cegos, surdos e mudos à realidade. Pessoas orgulham-se de não possuir vícios lícitos e/ou ilícitos, com um celular colado firmemente na mão que não descola nem mesmo durante as santas ceias. Considere-se naturalidade o bicho homem confundir todas as coisas.
Na internet, o milagre global da tecnologia, rivalizamos com hackers, pornografia, plágios, seguindo um turbilhão de ofensas em sites sociais. E como crianças e adolescentes tem acesso fácil à imoralidade virtual! São vítimas frequentes de pedófilos virtuais. Jogos eletrônicos carregam em perfis serial-killers. Se desenhos animados nasceram com uma boa pitada de socos, tiros, assédio moral, os de hoje são pura carnificina. E a tecnologia, por mais evolutiva que nos pareça, não consegue inventar um dispositivo que impeça a entrada de imoralidade virtual na internet e celulares.
Não, não desanimemos por causa de indivíduos medonhos! Pensemos que pais e educadores sejam capazes de monitorar e educar a ninhada infanto-juvenil sobre os efeitos tóxicos da parafernália eletrônica, ensinando-lhes que vícios digitais são prejudiciais à vida. Pensemos que por mais que indivíduos execráveis desejem o colapso do planeta, desejem o extermínio da fauna e flora, podemos sim, sonhar com um mundo cada vez melhor, com homens enobrecidos pelos milagres oriundos da sabedoria suprema.
Já imaginaram a cura definitiva dos canceres letais, as curas definitivas dos males de Alzheimer e Parkinson, as curas definitivas da AIDS, das psicoses e outras doenças graves? Já imaginaram a cura de uma doença hereditária antes mesmo da concepção de um ser? E todos esses benesses serem possíveis graças ao avanço técnico-científico? Que maravilha!
Ainda bem que cientistas íntegros estudam exaustivamente e avançam cada vez mais na salvaguarda da Mãe Natureza, ainda bem!


Nota 1: Os dados tecno-científicos foram obtidos em pesquisa Google.
Nota 2: Exoesqueleto humano são armações de metal articuladas, movidas por motores, sistemas hidráulicos ou elásticos, transformam qualquer um em super-homem, capaz de levantar 200 quilos com uma só mão ou correr a quase 50 quilômetros por hora.

 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: YKYI (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.