A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Jornalismo
 
O que contaremos de 2019?
Por: YÉ GONÇALVES

O que contaremos de 2019? O ano mal começou, deparamos com a crise na segurança pública do querido estado do Ceará. Em seguida, fomos surpreendidos com a triste e assustadora notícia do rompimento de uma barragem de mineração na cidade de Brumadinho, no estado de Minas Gerais. E, ainda, a ocorrência de deslizamentos de terras causados por fortes chuvas na cidade do Rio de Janeiro. E, quando jamais esperávamos, a notícia do incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo.

Dessas catástrofes provocadas pela negligência dos seres ditos humanos, tão apegados ao capital, ao lucro, a tirar vantagem em tudo e em todos, resultou-se em grande quantidade de mortos, feridos e desaparecidos. Quantas lágrimas? Quantas dores? E a força da grana continua a destruir as coisas belas da vida e a impunidade ocupando espaço indevidamente.

Pois é, caríssimo leitor, os referidos acontecimentos negativos tomaram conta e tentaram abalar as nossas estruturas emocionais, pelo que, diante disso, somos provocados a fazer as nossas reflexões e questionamentos.

O que contaremos de 2019?

Contaremos que os culpados pelas catástrofes foram todos punidos de acordo com a determinação da Lei?

Contaremos que todas as indenizações foram devidamente pagas dentro do critério da justiça verdadeira?

Contaremos que os culpados fizeram a reparação ambiental, resgatando o meio ambiente ecologicamente equilibrado para as gerações presentes e futuras, consoante determina a Constituição e as demais leis?

Contaremos que os problemas de segurança pública foram solucionados e que os índices de criminalidade já se encontram reduzidos ou quase extintos?

Contaremos que a grande indústria do esporte, não apenas em relação ao futebol, já está considerando o valor da vida humana acima dos valores monetários?

Contaremos que os responsáveis pelas catástrofes resgataram as vidas e devolveram os momentos felizes às famílias e à sociedade?

Então, o que contaremos sobre este ano de 2019 que, tão esperado pelas promessas de transição positiva, teve o seu início deixando marcas que se perdurarão pelos tempos e tempos...?

Ainda teremos 10 (dez) meses pela frente e temos problemas de ordem política, a questão da reforma da previdência, etc... e tantos dias ensolarados e chuvosos, e muitos desafios, a serem vivenciados.

Mas, o que contaremos?

 Comente este texto
 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: OPEI (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.