A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Jornalismo
 
CAINS
Por: Marlene Nascimento

Psicopatia é um distúrbio mental grave em que seu portador apresenta comportamentos antissociais, amorais e destrutivos. Uma pessoa assim não sente remorso ou arrependimento pelas maldades que maquina e comete. Um psicopata é incapaz de amar, de ter amigos, de firmar laços afetivos profundos até mesmo com seus familiares, contudo ele pode se associar amigavelmente a outros com sua mesma personalidade.

Também ele é incapaz de aprender com as experiências boas ou más da vida. Narcisista, egocêntrico, mitomaníaco, esse é o perfil de um psicopata, que não precisa ser necessariamente aquele que se arma até os dentes para cometer assassinatos em série. Existem os psicopatas sociais (eles são muitos), cuja conduta sedutora e encantadora, há de enganar até grandes intelectos. Esses são indivíduos extremamente articuladores, manipuladores, usurpadores, invejosos, com exagerada tendência à mania de grandeza.

Quando um psicopata criminoso age sozinho, predador, ele pode causar grande dor e sofrimento, assim como o copiloto Andreas Lubitz, que em março de 2015, tomando o lugar do piloto, lançou o avião Airbus 320, com 144 passageiros e seis tripulantes, contra os Alpes Franceses, matando a todos. Ele arquitetou a tragédia por anos, tendo dito a uma sua namorada que sonhava entrar para a história, conduta que já denotava soberba sombria.

Agora, quando um psicopata se alia a outros como ele, eis que o mundo passa a correr perigo. Podemos citar entre outros, Hitler e seus comandados, cuja ação sistemática de eles exterminou o número provável de seis milhões (pode ter sido mais) de judeus e outros grupos.

Pode-se afirmar então, por mais que pais e educadores invistam na educação de crianças e jovens, por mais que repensem valores e princípios morais e religiosos, nenhum terapeuta (eu escrevi NENHUM), por mais PhD que seja, jamais conseguirá moldar, educar, doutrinar a mente sádica de um psicopata que ignora o sentido das palavras, amor, fraternidade, humanidade. Isso nos dá a triste certeza que Cains sempre atuarão em todos os pontos do mundo, como tem acontecido desde o surgimento do Homo sapiens. E que fiquemos protegidos de uma mente letal, porque viver à mercê de dementes sociais já nos causa muita tragédia, perturbação e medo.

 Comente este texto


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: LXCU (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.