A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Jornalismo
 
A TECNOLOGIA VIRTUAL E O ISOLAMENTO SOCIAL
Por: Fabiana Teixeira

A TECNOLOGIA VIRTUAL E O ISOLAMENTO SOCIAL
Por: Fabiana Teixeira



Nos dias atuais as mais variadas tecnologias se tornaram presentes em nosso cotidiano, como por exemplo o celular e o computador.
As novas tecnologias ajudaram a facilitação da vida diária, informatizando serviços e ampliando as formas de comunicação. Porém, trouxe também produtos tecnológicos, muitas ações que antes eram resolvidas pessoalmente, passaram a ser solucionadas com um único clique de um mouse, ou por uma rápida conversa por telefone.
Segundo psicólogos o isolamento social é conseqüência da sociedade globalizada, podendo ser prejudicial levando as pessoas a depressão e a solidão.
A tecnologia moderna veio para ajudar a vida diária e temos que usufruir dos seus benefícios. Nem por isso devemos deixar que nos tornemos prisioneiros dela . E quanto as relações humanas sabemos que esta para ser saudável precisa de contato físico, pois quem utiliza computador e celular, com certeza pode se transformar em uma pessoa mais estressada, irrequieta e infeliz.
Pesquisas realizadas chegaram a conclusão que a internet quase dobrou no Brasil nos últimos dois anos.
O isolamento social ganha outras proporções quando se trata dos adolescentes, pois eles podem interagir com alguém pelo MSN e ORKUT, mas este não deverá de hipótese alguma ser meio de relacionamento mais importante, já que o contato pessoal é a melhor forma de aprendermos a lidar com nossos problemas e conviver em grupo, assim explicam os especialistas.

ROTINA VIRTUAL

Várias causas podem levar ao isolamento social, porém a mais influenciadora de todos os tempos é a internet, pois as pessoas tendem a ficar conectadas por cerca 8 horas por dia, utilizando esse canal de comunicação para interagir com várias pessoas ao mesmo tempo, estando elas em qualquer lugar do planeta. E o trabalho induz ao isolamento já que as pessoas operam em suas maquinas virtuais para concluir suas tarefas. O isolamento social é extremamente perigoso pois as pessoas criam uma dependência que as levam a anular o mundo real, passando a viver num mundo virtual que será prejudicial, pois geralmente as pessoas que se isolam nesse mundo superficial, tende a ser tímido e a ter uma auto estima baixa, causas determinadas por problemas psicológicos.

 Comente este texto


Comentário (1)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: OABe (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.