A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Jornalismo
 
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM.
Por: Fabiana Teixeira


Muitas pessoas desconhecem a importância da reciclagem.
A reciclagem tem como objetivo o reaproveitamento de materiais que serão transformado em novos produtos; os mais comuns são os matérias plásticos, papeis, vidro, e metal.
A palavra reciclagem se propagou através da mídia na década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando velozmente.
Com o passar do tempo a importância da reciclagem se tornou fundamental tanto no campo ambiental como nos campos econômico e social. Pois Através da reciclagem pode-se reduzir a acumulação progressiva do lixo e a produção de novos materiais.
No aspecto econômico a reciclagem também ajuda na utilização mais consciente dos recursos naturais e na reposição do reaproveitamento. Já no aspecto social a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, mais também é gerador de emprego e renda para as pessoas mais carentes.
Criando um conjunto de técnicas que visa aproveitar detritos e reutiliza-los no ciclo de produção, a reciclagem gera uma série de atividades pela quais os materiais considerados sem uso serão desviados, coletados e processados para serem novamente utilizados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
Com a reciclagem veio grandes benefícios. Por exemplo a sua contribuição para a diminuição da poluição do solo, da água e do ar. A melhor qualidade de vida para a população através da limpeza das cidades, melhorando dessa forma a produção de compostos orgânicos e, também, servindo como gerador de empregos devido a comercialização dos recicláveis.
Além de contribuir para a valorização da limpeza publica e para formar uma consciência ecológica, já que vivemos em uma sociedade consumista, onde milhões de toneladas de lixo são produzidos anualmente, causando desastres nos campos, poluídos com o lixo industrial, rios e oceanos são constantemente afetados por grandes quantidades de resíduos tóxicos.
O lixo vem se tornando um assunto polêmico, pois a sociedade aos poucos finalmente se conscientiza de que não basta joga-lo fora, caso contrário a preservação da natureza resultará em uma serie de epidemias e descontrole ambiental que prejudicará o bem estar e a saúde das pessoas. O lixo deve ser tratado como um problema para a população e esse fato requer providencias urgentes para evitar sérios danos, e poder tornar a vida da população mais saudável.


 Comente este texto
 

Comentário (1)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: MGAX (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.