A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Jornalismo
 
LENDAS METROPOLITANAS
Por: Fabiana Teixeira


Elas encantam, são historias encantadoras..
As lendas metropolitanas, ou lendas urbanas, são pequenas histórias que tem como característica um conto fantástico, assustador ou humorístico, impossível na maioria das vezes.
São historias divulgadas de forma oral, ou publicada pela imprensa não muito confiável, formando assim uma espécie de folclore moderno, uma mitologia metropolitana não menos fantasiosa que a clássica, que entra no cotidiano das pessoas passando de geração a geração para ser então lembrada eternamente.
A definição “lenda” é abrangente, porque os contos tradicionais são feitos em base de arquétipos que estão dentro do inconsciente humano e através destas histórias se torna possível trabalhar com detalhes importantes, que servirá também para amenização de traumas, com grande dose de criatividade e motivação. Pois segundo especialistas o paralelo entre os sonhos e a lendas folclóricas eram utilizados como métodos eficazes para se conseguir desvendar a razão dos traumas de seus pacientes e pesquisas afirmam que existe uma parcela de realidade inseridas nas lendas urbanas, pois elas geralmente são criadas a partir de um fato acontecido, ou um fato que presumimos ter ocorrido, e que passa a ser comentando para depois ser desenvolvida e transformada em lenda.
Podendo essas lendas urbanas também serem desenvolvidas a partir dos nossos receios diários, tendo como cenário os lugares por onde passamos e conhecemos, são histórias misteriosas, que podem ser consideradas mitos urbanos ou lendas atuais que são divulgadas através dos mais variados canais de comunicação, e-mail e impresso constituindo dessa forma um tipo de folclore moderno que são frequentemente narrados como sendo fatos acontecidos a um amigo de um amigo ou de conhecimento público e assim sucessivamente.
Essas lendas podem sofrer alterações com o passar do tempo, sendo também traduzidas e incorporadas a outras culturas.
Um exemplo de lenda urbana brasileira que podemos citar é a história da “Loira do Banheiro” quem nunca ouviu falar dessa loira histórica, uma espéciede musa que passou a assombrar as pessoas que entravam no banheiro após ter sido assassinada no local.

 Comente este texto
 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: cDNN (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.