A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
Para alterar som de fundo clique F5: 

Mensagens de Natal e Boas Festas

Mais Mensagens

                                  

 

Publicações
Perfil
Comente este texto

 

A LUZ VERDADEIRA QUE ILUMINOU O NATAL


Por: Zélia Mendonça Chamusca




Natal significa nascimento. Tem origem na palavra latina “natalis” do verbo ”'nascor” (nasceris, nasci, natus sum) que significa nascer.
É a festa do nascimento de Cristo que, é celebrada pelos católicos, por cristãos não católicos e por alguns não cristãos, em todo o mundo.
Os não cristãos, por exemplo os islamitas, não seguem Jesus, não o consideram Messias; seguem os ensinamentos de Maomé profeta posterior a Jesus (que teria vivido entre os anos 570 e 632 d.C.), pois, este teria vindo ao mundo completar a mensagem de Jesus e dos demais profetas. Mantêm, contudo, tal como os de outras religiões não cristãs, uma relação de respeito, apesar de a data não ser considerada sagrada para o seu credo.
Esta celebração foi instituída pela Igreja Católica (única Igreja Cristã, na altura) no sec.III para estimular a conversão dos povos pagãos.
Não sendo referida, na Bíblia, a data do nascimento de Jesus Cristo foi considerado o dia 25 de dezembro para a celebração.
Existem várias explicações sobre a escolha da data da celebração mas a mais provável teria sido a festividade romana pagã anterior ao cristianismo e que ocorria exatamente no dia 25 de dezembro. Essa festividade era chamada Dies Natalis Solis Invicti, a celebração do aniversário do deus Sol e marcava a volta dos dias mais longos depois do solstício de inverno. Além disso, ocorria logo após a Saturnália, outra festividade muito popular na Roma antiga dedicada ao deus Saturno, durante a qual a população participava em festas e banquetes e fazia trocas de presentes.
Porém, a celebração da natividade de Cristo não se realiza exactamente neste dia, nos países que a celebram.
Por exemplo:
Em Portugal, Espanha, USA e Rússia – é celebrada a 24/25 de dezembro;
Na Holanda de 6 a 12 de dezembro;
No México de 16 a 24 de dezembro.
Os eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é celebrado no dia 7 de janeiro e os cristãos arménios celebram-no a 6 de janeiro.
Depois desta sintética descrição histórica façamos uma breve reflexão sobre o simbolismo do Natal.
O Natal é sempre celebrado, em todo o mundo, com magia, muita cor e muita luz, com ornamentação luminosa e festiva, nas habitações, nos estabelecimentos, nas ruas, nas cidades, nas vilas, nas aldeias e, fundamentalmente, com muita luz no nosso coração manifesta na alegria, no simbolismo da entrega, no dar e receber entre todos.
A alegria no Natal, que acabámos de celebrar, foi luz que se desprendeu da alma, se reflectiu no olhar e iluminou o mundo, tendo culminado na passagem de ano com o espetacular fogo de artifício.
E, quando olhámos bem para o céu até pudemos ver as estrelas a regozijar de alegria!
Se mantivermos esta alegria fazendo com que um raio de luz permaneça sempre aceso dentro de nós e ilumine a nossa vida, esta luz refletir-se-á em todos os que estiverem à nossa volta.
Nunca percamos a alegria; se a perdermos procuremo-la dentro de nós.
Vivamos a vida com alegria porque é demasiado bela para não ser iluminada.
Comecemos por nos olharmos a nós próprios e vermo-nos iluminados pela luz da alma no respeito, no amor e na dignidade.
Os nossos valores encontramo-los dentro de nós. Se não formos nós próprios a encontrá-los dentro de nós, como poderá alguém vê-los?
Depende de ti, de mim, de todos nós, com a luz da nossa alma aniquilarmos a escuridão no mundo para que não mais haja quem viva mergulhado na escravidão, fome, sofrimento, homicídio e guerra.
Se todos nós começarmos por nos vermos iluminados pelos valores morais que encontramos dentro de nós, transmitiremos essa luz ao mundo fazendo jazer todo o mal e ressurgir um mundo novo, de luz verdadeira, onde vivamos unidos pela alegria de vivermos em paz, amor e fraternidade.
Que melhor forma de celebrarmos o nascimento de Jesus Cristo, Aquele que é a Luz do Mundo?
“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8.12)
Façamos com que permaneça sempre acesa, em nossas almas, a luz verdadeira que iluminou o Natal!
«»
Zélia Chamusca
Ano Novo de 2016


 

1 - Leitura(s)
 Comentar
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: OVSI (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.