A casa dos grandes pensadores A casa dos grandes pensadores
 

REFLEXÕES

 

Gilberto de Nucci tem uma excelente imagem a respeito de nosso comportamento. Segundo ele, os homens caminham pela face da terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.
Na sacola da frente, nós colocamos as nossas qualidades. Na sacola detrás, guardamos todos os nossos defeitos.
Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos, presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente, nas costas do companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui.
E nos julgamos melhor que ele sem perceber que a pessoa andando atrás de nós está pensando a mesma coisa a nosso respeito.

Recomeçar sempre.
 
Tememos o futuro desconhecido e, às vezes, resistimos prosseguir adiante.
Por este motivo, reduzimos a marcha e criamos adiamentos. Isto não beneficia você. Não resista e continue caminhando decididamente. Perceba o fluxo natural das coisas e colabore. Deixe o término ser uma coisa natural. E, lembre-se que, depois do fim há sempre um novo começo.

Texto extraído do livro "O princípio do TAO Aplicado ao cotidiano".

Obra-prima

( Você está talhando a sua ?)

"Certa vez perguntaram ao escultor Michelangelo como fazia para criar obras tão magníficas.
  - É muito simples, respondeu Michelangelo.
- Quando olho um bloco de mármore, vejo a escultura dentro. Tudo que tenho de fazer é retirar as aparas."

Não tente controlar o futuro.
 
"Não tente controlar o futuro. Controle, ao contrário, o presente. Assim, você estará, a cada instante, construindo o futuro.
Tudo cresce a partir de uma semente. Você pode plantar inconscientemente ou deliberadamente, mas estará, não obstante, plantando, sempre. A pessoa bem sucedida é aquela que reconhece cada semente antes de planta-la.
Plante aquilo que deseja colher."
 
Melhore o seu interior.

É no interior que você elabora as formulas de paz ou intranqüilidade, coragem ou medo, sucesso ou insucesso, como um verdadeiro laboratório.
Leve só o que é bom para o seu intimo e tome a decisão de alcançar a paz, de chegar ao sucesso pelos pensamentos otimistas e ações de concreta valia.
Não jogue para dentro os pensamentos negativos, levando-o a não aceitar os acontecimentos, a julgar-se uma vitima, um incapaz ou a crer que vive num
mundo inimigo.
No laboratório interior, o cientista responsável é VOCÊ."

Mensagem extraída do livro Otimismo Todo Dia de Lourival Lopes.