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VIOLÃO POPULAR

CURSO BÁSICO

 

NOTAS MUSICAIS:

Existem sete notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI.

 De uma nota para a outra, seguindo a seqüência natural, existe “ um tom “ de distância, exceto de MI para FÁ e de SI para DÓ, que estas distâncias de apenas MEIO TOM ou SEMI TOM . Chamamos T para TOM e S para SEMI TOM.

ACIDENTES:

Existem dois acidentes: BEMOL ( b ) e o SUSTENIDO ( # ). Atentem para a regrinha:

                        Baixando um “ S    - BEMOL ( b )

                        Subindo um    “ S “  - SUSTENIDOS  ( # )

 Exemplo:

                        LÁ subindo um     “ S ”  =  LÁ#

                        LÁ baixando  um  “ S “  =  LÁb

 Obs.:  As notas MI e SI não admitem SUSTENIDOS.

           As notas FÁ e  DÓ não admitem BEMOL.

 TABELA DE NOTAS E SEUS ACIDENTES:

:            :  DÓ#  :          :  RÉ#  :         :           : FÁ#     :           :  SOL#  :          :  LA#  :        : 

:      :          :    :          :  MI  :     :            :  SOL :            :    :         :  SI   : DO

:            :  RÉb  :          :  Mib  :          :           : SOLb  :           :   LÁb    :         :  SIb   :         :

ESCALA MUSICAL:

É uma sucessão de todas as notas de um TOM ou SEMI TOM até completar uma oitava ( iniciando-se e findando-se pela mesma nota ).

Ex.:    DÓ,  RÉ,  MI,  FÁ,  SOL,  LÁ,  SI,     ou   RÉ,  MI,  FÁ,  SOL,  LÁ,  SI,  DÓ,     ou   MI, FÁ, SOL, LÁ, SI, DÓ, RÉ, MI, e.t.c...

A escala pode ser: CROMÁTICA ou DIATÔNICA.

CROMÁTICA ou SIMPLES – É aquela cuja a distância de uma nota para outra é mista (  em TOM e SEMI TOM ). Ex.:       SI      b

ESCALA CROMÁTICA DE  “ LÁ “:

                          SI          #      Mib   MI         #   SOL   Láb  

A escala DIATÔNICA divide-se em dois grupos:

MAIOR – Quando tiver esta proporção (  2T  IS  3T  IS  ).

Ex.: Escala de DÓ MAIOR:  DÓ,  RÉ,  MI,  FÁ,  SOL,  LÁ,  SI, 

MENOR – Quando tiver esta proporção (  IT  IS  4T  IS  ).

Ex.: Escala de DÓ MENOR:  DÓ,  RÉ,  MIb,  FÁ,  SOL,  LÁ,  SI,  DÓ.

INTERVALOS:

Tomando como padrão a escala de DÓ MAIOR, vamos classifica-la em:

NOTAS GRAUS INTERVALOS
1a. PRIMEIRA
2a. SEGUNDA
MI 3a. TERCEIRA
4a. QUARTA
SOL 5a. QUINTA
6a. SEXTA
SI 7a. SÉTIMA
8a. OITAVA

HARMONIA:

Existem dois tipos de HARMONIA:  MELODIA E ACORDE.

MELODIA  - É a sucessão de notas isoladas ( tocadas separadamente ).

ACORDE – É a reunião simultânea ( tocadas ao mesmo tempo ).

Se tomarmos os 1º, 3º e 5º graus de uma escala musical, estará formando o acorde fundamental. Que toma o nome da escala.

Ex.:  Acorde de DÓ MAIOR                           MI           SOL 

                                                                                               

Se quisermos obter o acorde menor, basta diminuir o “ 3º  grau “, em meio tom.

Ex.: Acorde de DÓ MENOR                       MI                     SOL 

                                                                    1/2TOM - 3ª                

DISSONÂNCIA:

No acorde de DÓ MAIOR já vimos que é formado por DÓ,  MI, e SOL, porém se  acrescentarmos uma outro nota da escala no acorde, esta provoca a formação de uma dissonância, que revolucionará o acorde, dando-se o nome correspondente ao acorde seguido do grau.

Ex.: Se juntarmos ao acorde de DÓ MAIOR a nota LÁ que é correspondente ao 6º grau na escala de DÓ MAIOR,  estará  formando o  acorde   de DÓ MAIOR, com a sexta. Que se escreve DÓ 6,ou DÓ      MI      SOL     /LÁ.

NOTA: Todos os graus dissonantes introduzidos em um acorde devem fazer parte obrigatoriamente da escala correspondente ao acorde.

CORDAS E AFINAÇÃO:

1ª casa   2ª casa      3ª casa
E 6a. MI
A 5a.
D 4a.
G 3a. SOL
B 2a. SI
E 1a. MI

SIMBOLOGIA:  

Mão esquerda

Dedo Símbolo
Indicador 1
Médio 2
Angular 3
Mínimo 4

Mão direita

Dedo Símbolo
Polegar p
Indicador i
Médio m
Angular a

CIFRAS:

CIFRADO é uma nomenclatura universalmente usada para representar os acordes. A maior parte das edições musicais vem escrita a cifra correspondente a harmonia.

SIMBOLOGIA:

MAIOR C MENOR Cm
MAIOR D MENOR Dm
MI MAIOR E MI MENOR Em
MAIOR F MENOR Fm
SOL MAIOR G SOL MENOR Gm
MAIOR A MENOR Am
SI MAIOR B SI MENOR Bm

OBS.:      Maior ou “ M “,       e            Menor ou “ m “

BRAÇO DO VIOLÃO E SUAS NOTAS CORRESPONDENTES  

11 9 7 5

3

 

E

Eb/D#

D

Db/C#

C

B

Bb/A#

A

Ab/G#

G

Gb/F#

F

E

6

MI

A

Ab/G#

G

Gb/F#

F

E

Eb/D#

D

Db/C#

C

B

Bb/A#

A

5

D

Db/C#

C

B

Bb/A#

A

Ab/G#

G

Gb/F#

F

E

Eb/D#

D

4

G

Gb/F#

F

E

Eb/D#

D

Db/C#

C

B

Bb/A#

A

Ab/G#

G

3

SOL

B

Bb/A#

A

AbG#

G

Gb/F#

F

E

Eb/D#

D

Db/C#

C

B

2

SI

E

Eb/D#

D

Db/C#

C

B

Bb/A#

A

Ab/G#

G

Gb/F#

F

E

1

MI

OBS.:       E      pode ser        Fb                              B      pode ser        Cb

                 F      pode ser        E#                              C      pode ser        B#  

 

  FÓRMULA DOS ACORDES MAIS COMUNS                  

Acordes Maiores Acordes Menores
X 1,3M, 5J Xm 1,3m, 5J
X 7M 1,3M 5J 7M Xm, 7 1,3m, 5J 7m
X 7M (#5) 11,3M, #5,7m Xm, 7, 9 1,3m, 5J 7m, 9
X 7M (#11) 1,3M, 5J 7M,#11 Xm, 7, 11 1,3m, 5J 7m, 11
X 7M 9 1,3M, 5J 7M, 9 Xxm, 6 1,3m, 5J 6
X 6 1,3M, 5J 6 Xm, 6, 9 1,3m, 5J 6, 9
X 6 9  1,3M, 5J 6, 9 Xm (7M) 1,3m, 5J 7M
X add g 1,3M, 5J, 9 Xm (7M) 9 1,3m, 5J 7M, 9
    Xm 7 (b5) 1,3m, b5, 7m

            

Acordes Dominantes   Acordes Diminutos
X 7 1,3M, 5J 7m Xo 1,3m, b5
X 7 9 1,3M, 5J 7m, 9 Xo7 1,3m, b5, bb7
X 7 13 1,3M, 5J 7m, 13 Xo7 (Bb13) 1,3m, b5, bb7, b13
X 7 (#5) 1,3M, #5, 7m    
X 7 (b5) 1,3M, b5, 7m    
X7 (#11) 1,3M, 5J 7m, #11    
X7 (#9) 1,3M, 5J 7m, #9    
X7 (b9) 1,3M, 5J 7m, b9    
X 7 (b13)   1, 3M, 5J 7m, b13      
X 7 (b9) 13   1, 3M, 5J 7m, b9, 13    
X 7 4(X7sus4) 1, 4J,5J 7m      
X 7 4 9   1, 4J, 5J 7m, 9      
X 7 4 (b9)   1, 4J,  5J  7m, b9      

FORMAÇÃO DE UM ACORDE

Com base na formula abaixo, temos:

X  = 1,  3M, 5J

X  = 1,  3m, 5J

Onde,  

X     =  Nota principal. Ex.: Escala de DÓ MAIOR:  DÓ,  RÉ,  MI,  FÁ,  SOL,  LÁ,  SI, 

3M  =  É o 4º semi-tom acima da nota principal.

3m    = É o 5º semi-tom acima da nota principal.

5J    =  É o 7º semi-tom  acima da nota principal

FORMAÇÃO DO 2º E 3º ACORDES DE UM TOM

O 2º acorde de um tom é formado pelo 7º semi-tom acima do tom principal, com 7ª.

O 3º acorde de um tom é formado pelo 5º semi-tom acima do acorde principal.

Obs.:  Obedecer apenas quando for  TONS MAIORES e MENORES.

BOA SORTE E BONS ACORDES

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