Paralerepensar - Perfil

 Paralerepensar - Perfil
 


A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal | Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |

 

Autores
 
Gabriela Silva (Silva)
Página do autor: www.paralerepensar.com.br/
Publicações
Contato com autor(a)
 
Perfil

Gabriela Silva nasceu no dia 1 de Julho de 1953, na freguesia da Fazenda, concelho de Lajes, ilha das Flores.
Completou o Curso do Magistério em 1972, com 16 valores, swiss watches na Escola do magistério Primário da Horta.
Completou o 12º ano em 1976 com média de 14 valores
Licenciou-se em Complemento de Formação Cientifico Pedagógica para professores do primeiro ciclo, área de português, com 15 valores, pela Universidade Aberta.
Foi Coordenadora da Educação Permanente na ilha das Flores durante vários anos tendo recebido formação diversa no exercício dessas funções. Também prgramou e deu vários cursos de alfabetização, culinária, etc.
Foi professora da Telescola durante cinco anos também nas Lajes das Flores.
Foi dirigente sindical no SPRA
Entre 1984/1988 foi deputada à Assembleia Regional dos Açores pelo Partido Social Democrata, quando decorria a III Legislatura do Governo Regional dos Açores.
Em 1988, inicia uma nova fase, em que escreve vários livros e assina outras actividades culturais.
“Anatomia de um sonho”, poesia, 1988; “(In)Confidências” e “Califórnias de Bruma”, 1995; “Nem bruxas nem homens maus”, 1997; “I LoveCalifórnia”, 2000; em “ Alfred Louis, escritor de emoções”, participa com uma Carta Aberta ao poeta e um poema; a antologia bilingue de poesia açoriana “On a leaf of a blue” tem incluídos dois poemas seus; “Concerto a quatro mãos”, 2006, em co-autoria com o poeta Américo Moreira e prefácio de Onésimo Teotónio de Almeida; em 2007, “Mulher sem Rosto”, com ilustrações da pintora Lurdes Maneta, “Ilha”, edição bilingue de poesia, em parceria com a fotógrafa americana Kristie McLean, (tradução da Prof.ª Dr.ª Katharine F. Baker), uma colecção de postais das Flores com fotos de Sandy Ventura a ilustrar poemas seus, a que foi dada o nome de “Palavras a Cores” e ainda outra colecção de postais, desta vez com fotos de Kristhie McLean e frases em português e inglês, que tomou a designação de “Palavras de amor, cenários de liberdade”. A finalizar 2007, publicou “Um conto de Natal” que tem ilustrações dos alunos do 11ºB, turma de Artes, da Escola Básica Integrada das Flores.
Na RTP Açores, em 2003, deu rosto e voz a um programa em directo “Olhares”.
Há dez anos que é responsável pelo suplemento “Voz do Ocidente” do jornal “As Flores”.
Escreve letras para canções e outros eventos culturais destinados a crianças, tendo sido vencedora e premiada em alguns deles.
É membro fundador do Lion’s Club “Pérola do Ocidente” da ilha das Flores, pertencente ao Distrito Múltiplo 115 do Lion’s Internacional.
É colaboradora da revista “Pessoas” editada em Genéve, Suíça.
www.rtwatches.com