A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Crônica
 
A PAZ COMO REALIDADE
Por: ISABEL C. S. VARGAS

Analisando a realidade atual , com tantos conflitos existentes no âmbito internacional , podemos dizer que a Paz é uma utopia.
Para que isto possa se tornar algo viável, palpável e possível de ser conquistado(sim pois isto é fruto de conquista individual e social) é necessário começar a pensar na Paz como uma construção individual. Quando cada indivíduo perceber que o coletivo é fruto do individual ,que uma sociedade pacífica se constrói com indivíduos pacíficos, tolerantes,desprovidos de preconceitos e atitudes discriminatórias podemos pensar na paz universal com mais esperança.
A paz é fruto de exercício individual diário, na atitude pacífica no âmbito familiar.Não há como conceber paz com violência doméstica, maus tratos, fome, alcoolismo, falta de escolaridade.
Portanto, a paz passa também por ações governamentais, políticas públicas que proporcionem condições mínimas de uma vivência digna, com perspectiva de futuro para as novas gerações, geração de emprego para a população jovem e adulta, pela não discriminação do idoso ou do diferente,incluindo nestas diferenças, a religião, a raça, a opção sexual, o portador de necessidades especiais, o obeso, o índio, o estrangeiro .Há que ser percebido que a diferença enriquece, acrescenta e aprimora.
Se faz importante neste aspecto a educação em Direitos Humanos, desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e no âmbito universitário.Deve englobar o educando, os professores e toda a comunidade escolar e a família, com ações multidisciplinares e integradas.
Quando o indivíduo perceber a riqueza que cada um encera em si e que é necessário conviver e administrar as diferenças e não eliminá-las ,será possível a humanidade conquistar a paz.



 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: ZfdE (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.