A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Crônica
 
Novas Crônicas
Por: andre mendes

Justiça, para quê?

Justiça, para quê?



"A injustiça é o retrato da impunidade, mas também da desproporcionalidade: Um engravatado rouba um milhão, e é solto, um simples cidadão rouba um pote de margarina é preso."



No país, deus do futebol e rei da impunidade, somos primeiros em índices de desenvolvimento, mas desenvolvimento do tráfico de drogas, nas quase 200 (duzentas) pessoas mortas todos os dias, nas injustiças sociais. Somos super desenvolvidos ao ponto de tratar bandidos como celebridades.

Buscar justiça no Brasil é pior do que achar água no deserto do Saara. Aqui o normal é desigualdade e injustiça social.

Mas, ainda que estejamos no Brasil, à justiça de vê ser almejada, porque se cruzarmos os braços e fecharmos os olhos, e ai sim a coisa vira barbárie.

É preciso termos a consciência que o Brasil não é um país sem-lei, é o contrário, esta tão asfixiado de leis, porém o que acontece é que não a aplicamos. Isto mata!

A injustiça é o retrato da impunidade, mas também da desproporcionalidade: Um engravatado rouba um milhão, e é solto, um simples cidadão rouba um pote de margarida é preso.

O que assalta a esperança no Brasil é vermos a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, fonte de inúmeros remédios, desaparecer. Não somos bobos, não somos tolos e nem estúpidos, por sermos um país do “mais ou menos” somos gente que luta todos os dias pela o pão na mesa e pão na alma.
A justiça, assim como qualquer valor deve ser buscado, e se caso tivermos que ir para as ruas, iremos não podemos admitir que enterrem a esperança de país melhor e, por conseguinte um mundo melhor.





Somos o que somos....

Vejo o noticiário. Um jovem senhor pula na sua casa, banhada de fogo. Não queria perder o seu patrimônio, infelizmente, cometerá um suicídio.
Os especialistas em comportamento humano: - antropólogos, sociólogos e filósofos e outros estudiosos, pregam em comum que mais valioso é a vida, pena que a própria vida traduz isto ironicamente ao contrário. Em primeiro lugar somos emocionais e racionais. A inteligência diz não pule, mas a emoção diz exatamente o contrário, por isso há pessoas que pulam abismos, apartamentos incendiados, carros e casas alagadas.

“Nietzsche, filósofo alemão disse:- O valor da vida não pode ser avaliado.”


A emoção é tão materialista quanto a inteligência é espiritualista. Ambas se complementam. Nietzsche, filósofo alemão disse:- O valor da vida não pode ser avaliado. Sem dúvida não pode quando não estamos em situações atípicas.
Uma mãe pula um rio ao ver o seu filho afogar-se. A mãe não sabia nadar, mesmo assim pulou sem ver, sem pestanejar. Há vários casos dessa mesma natureza. A inteligência fala não pule, no entanto e a emoção é mais rápida, mais ágil.
Contudo a emoção sema razão é paralítica e a razão sem a emoção é cega. Como disse Einstein, uma das maiores personalidades do século XX, se referindo a ciência e a religião. Não importa quem é mais importante, se é a emoção ou a razão. Somos seres humanos e tudo que humano não é alheio a nós.








Filosofia, pra quê?



Talvez respondêssemos esta pergunta se mergulharmos na outra ciência, a biologia. Somos animais denominados seres racionais, contudo com a tecnologia que cada vez nos inibe de pensar, estamos cada dia mais mecânicos e menos questionadores.
A maioria da rede de entretenimento é um verdadeiro bombardeamento de “faz se aquilo” “Faz se isto” São desenvolvidos para às vezes substituir a ação humana, ao invés de apenas no auxiliar a pensar.
“Contudo a lacuna existencial é imensa, não se criam mais Einstein, Gandhi, Luther King, Kant, Sócrates, Beethoven entes outros fenomenais pensadores, porque estamos numa bolha enorme, com imensurável preguiça de pensar. Por isso, temos controle remoto até de geladeira ou até de babas. Temos a tecnologia para aparar grama estando nós, a milhas de distância. Mas somos automáticos, estamos se robotizando e a geração século XXI está cada vez mais perto de serem apenas repetidores e gravadores de informações.”



A filosofia que é a mais antiga de todas as ciências, hoje perdeu a sua nobre importância, até porque a ciência como tudo se dobrou, se triplicou, se tornando demasiado por demais, então como seres pensantes que somos, criamos as especializações, que pode confeccionar em alguns casos alienação intelectual, se sabe muito de pouco, enquanto o mais abrangente é sabermos um pouco de muito.
A importância da filosofia é fazermos refletir, pois como Tales questionou a mitologia Grega e abateu por terra muitas superstições e mitos, agindo como um ser e pensante, nós hoje com toda tecnologia, como meios de informações jamais tidos, deveríamos ser verdadeiros pensadores.
Contudo a lacuna existencial é imensa, não se criam mais Einstein, Gandhi, Luther King, Kant, Sócrates, Beethoven entes outros fenomenais pensadores, porque estamos numa bolha enorme, com imensurável preguiça de pensar. Por isso, temos controle remoto até de geladeira ou até de babas. Temos a tecnologia para aparar grama estando nós, a milhas de distância. Mas somos automáticos, estamos se robotizando e a geração século XXI está cada vez mais perto de serem apenas repetidores e gravadores de informações.
É indispensável que educadores, pais, governos, todos que estão dentro da hierarquia de ensinar, de educar mostrar exemplificar que somos seres pensantes, porque nem tudo a tecnologia pode nos oferecer, somos insubstituíveis, assim como deuses criamos a máquina e aí ela esta pra nos servir. E esta ordem jamais poderá ser invertida, se não nos tornaremos irracionais como as máquinas.







Brasil país Tropicãos


O Brasil é país de todos os santos, aliás, é o abrigo de todos: Santos, demônios e santinhos do pau-oco. Por isso no Brasil tudo se pode, muitos pouco ou nada têm, poucos têm tudo. A abundância no Brasil é o absurdo nas mãos de meia dúzia.
Acreditamos que a pena de morte dará um jeito na bandidagem cada dia mais abusada, mais ousada, mais organizada. Pena que nem a pena de morte dará jeito. Já houve pena de morte, mas na sua última atuação, descobriram após o ato, que o morto julgado e condenado, era senão, inocente, o que fez abolir a pena de morte no Brasil.

“O Brasil terra da fantasia, um carnaval 365 dias por ano. Mesmo assim somos brasileiros, não mexam conosco, porque o máximo que ouvirão é: - Ele (a) estava brincando. E assim, roubam a Amazônia, quebram as nossas empresas no exterior, falam que somos o país dos foragidos mais procurados do mundo, no entanto: - “Brasil de amor eterno seja símbolo/Lábaro que ostentas estrelado e diga o verde-louro desta flâmula...”


O Brasil tem tantas leis que se fossemos enumerá-las, daria um livro, mas um livro de leis que não são cumpridas porque no Brasil, ladrão de galinha é preso e ladrão de milhões de dinheiro do nosso bolso, é solto!
O Brasil não é país e sim, caso e piada! Temos uma calmaria tectônica, o que faz do Brasil inseto de terremotos, vulcões e outros fenômenos, contudo temos a podridão da política, a guerra urbana, a falta de uma real democracia.
Mas é melhor acreditarmos que a pena de morte resolverá os nossos inúmeros problemas, porque se ainda acreditamos em Saci, Mula-sem-cabeça e outras lendas, podemos e devemos acreditar em país diferente.
O Brasil terra da fantasia, um carnaval 365 dias por ano. Mesmo assim somos brasileiros, não mexam conosco, porque o máximo que ouvirão é: - Ele (a) estava brincando. E assim, roubam a Amazônia, quebram as nossas empresas no exterior, falam que somos o país dos foragidos mais procurados do mundo, no entanto: - “Brasil de amor eterno seja símbolo/Lábaro que ostentas estrelado e diga o verde-louro desta flâmula...
Mas, se ergues da justiça a clava forte/verás que um filho teu não foge à luta, nem teme quem te adora, a própria morte.” É o nosso lindo hino nacional, assim como o Grito do Ipiranga é todo conjunto que denuncia o Brasil como a terra da esperança, da mudança. Ainda somos de terceiro mundo, mais carinhosamente país emergente, será que haverá um abalo e assim como os que estão por último se tornarão os primeiros, acontecerá como o Brasil? Agora basta saber em qual primeiro lugar estaremos.








A revolução feminina


Depois do anticoncepcional, as mulheres gritaram o Grito do Ipiranga, e disseram para o mundo todo ouvir: - Revolução feminina!!!!!!!!!!!!!
Século XXI, elas são a maioria em tudo, até nos botecos elas querem nos ganhar. No levantamento de Chopes, há dois pares a mais de braços femininos. Acontece, que nós homens não estamos acostumados sermos dominados, assim desta maneira. Na verdade, as mulheres até merecem terem o século XXI, todinho para elas, nós homens tivemos os séculos anteriores. É óbvio que não se trata de uma competição. As mulheres lutaram até a última gota de suor, para estarem onde, mais do que merecidamente, estão hoje. Parabéns a todas as mulheres, mas cuidado não bebam mais do que nós, porque porre masculino é só nosso, mesmo que queiram discutir conosco, nesta categoria somos imbatíveis!!!


“Não podemos esquecer que nós somos todos seres humanos, e brincadeira a parte, como disse um intelectual brasileiro: - Não se separa homens por raças, credos e etnias, nós somos da raça humana. Não temam as novas mulheres, pois assim como muitos de nós, elas merecem estarem onde estão.”



A segunda revolução feminina já esta em pleno curso, basta agora nós homens deixarmos a arrogância e o machismos de lado. As mulheres são profissionais, são ótimas degustadoras de bebidas destiladas, e alem disso são ótimas gerentes de casa e quando são mães solteiras, dão até sapateado, porque a coisa aperta, porém as mulheres, rebolam, rebolam e o cinto cai!!
Não podemos esquecer que nós somos todos seres humanos, e brincadeira a parte, como disse um intelectual brasileiro: - Não se separa homens por raças, credos e etnias, nós somos da raça humana. Não temam as novas mulheres, pois assim como muitos de nós, elas merecem estarem onde estão.




Grande heroína



Estamos sempre falando mal da rotina, mas ela estar continuamente a perturbar e organizar o nosso dia-dia.

Reflito e me vem um pensamento de autor desconhecido: - “ O ser humano é único animal que recusa a ser o que é .” A mesma coisa acontece com a rotina, não a aceitamos, por incrível que pareça, não conseguimos ser amigos da monotonia.

Se caos gera insegurança, a rotina beija a estabilidade, porque estamos fazendo todos os dias a mesma coisa.

“Devemos ressaltar que a rotina não é um escudo inibidor da busca pela excelência, pelo contrário a rotina é o antídoto humano contra a loucura. Sem ela, estaríamos extintos, pois ela oferece tudo que mais buscamos : - Estabilidade.”



Porém se não há como fugir dela, como a rotina salva os seres humanos da extinção? A rotina é uma grande heroína, já nos salvou e continua nos salvando da destruição. Sabe por quê ? Porque não fomos adestrados para a oscilação da desordem. No fundo buscamos estabilidade desde que nascemos até o último minuto da nossa vida, procuramos no nosso âmago: - O amor, que em outras palavras representa estabilidade, mesmo que seja teoricamente.

A rotina é uma grande defensora. Imagina se de repente, tudo o estava composto, ou seja definido, muda ! E o amanhã não se sabe o que irá acontecer nem dá para planejar, não se tem certeza alguma de nada ! É o caos diriam todos.

Embora a única coisa constante e imutável seja a mudança,ela é uma segurança, logo nada muda do nada. A rotina devagar tece a teia de cada nova mudança.

O horrível é saber que depois de mais de dez anos trabalhando na mesma função, na mesma empresa, você recebe a inimaginável notícia : Será removido pra outra filial, em outra cidade, em outro horário, com outro gerente, mudança esta de cunho radical. Aí , não há ninguém no mundo que não sinta falta da rotina: a mãe da estabilidade!




Vida ou morte?


Há situações que a própria vida dá risos de escárnio. E lá na sala de emergência, um pai do lado e fora, pois apesar de ter dois metros de altura e cem quilos de músculos, não suporta ver sangue, espera ansioso por um deslace.
A recém mãe está em trabalho de parto. É difícil ver que quando uma mulher engravida, ela tem duas situações, primeira: - a de ter o corpo deformado, exceto os ricos e famosos e segundo a de quase assinar a certidão de óbito. Na verdade as duas situações são inseparáveis.
É imperdoável o que uma gravidez faz com uma mulher. Não há imunidade. Porém, o mais arriscado é que para conceder a vida, a mulher tem que quase morrer!
Como disse “Platão, filósofo grego discípulo de Sócrates:- O universo é a harmonia dos contrários.” E como na vida, nada se ganha sem se perder outro algo, a mulher gera a vida, no entanto chega um momento que ela mesma está impossibilitava até mesmo de pensar em ser mãe!
Entretanto ser mãe é só para as mulheres, os homens desfrutam de quase uma infinidade de chance de ser pai. A responsabilidade do homem é menor e a dor nula.
O rapaz espera ainda muito ansioso. São duas horas da madrugada, logo no corredor houve-se um grito... E logo depois uma sentença, dirigida a nova mãe ;- A próxima gravidez é o seu óbito ! A criança nasce super saudável!




Os relacionamentos contemporâneos


Especialistas e os mais sensíveis estudiosos dizem em comum, que estamos no século de profundas e rápidas mudanças, contudo não há manual, é preciso errar, arriscar e aí que nós seres humanos estamos abertos a novos relacionamentos.

O mais impressionante é que homens e mulheres ainda se tratam sem saber nada destas novas mudanças.

Qualquer relacionamento hoje, seja ele de qualquer gênero, tem que se estruturar em novos valores, até a fidelidade feminina, não é a mesma, quem dirá então dos novos amantes?

Cedem a palavra aos poetas, eles que como mágicos tirariam da cartola-poesia, as respostas.

Surpreende-me que casais, ao invés de negociarem, brigam e machucam, e neste mundo beirando a um iminente holocausto, tudo é incerto, até mesmo a nossa sobrevivência.

A revolução homossexual já está disseminada. Agora é vez de outros novos movimentos, em prol da liberdade e da cidadania. Se a concorrência sexual está absurda assim como os desencontros amorosos, homens e mulheres devem entender que nós não somos mais os mesmos. O mundo é outro. Sexo, um bom físico e fantasia não são alicerces de uma relação estável, aliás, já não sabemos o que é estabilidade, a buscamos, mas será que a teremos?

É impossível hoje um relacionamento ser duradouro, com a estrutura de há vinte anos. É essencial, que façamos algo, para que não sejamos traídos na primeira esquina.








Será que evoluímos

Será que evoluímos


Há mais de 2500 anos, um grande filósofo afirmara que a humanidade já havia alcançado meios tecnológicos, faltava evoluir espiritualmente.
É incrível que há tanto tempo já se previa o colapso humano. A desproporcionalidade entre tantos avanços tecnológicos e a lacuna espiritual.
O século XXI, possui os mesmos desafios dos outros séculos, no entanto desde o analfabetismo a miséria de muitos e a riqueza de uma minoria. O século XXI permanece estático quando falamos de valores como ética.

Não sou moralista. Esta conclusão é amarga por demais para reduzir ao mero moralismo. Eu sou um cidadão do mundo, um pensador e observador da decadência dos verdadeiros valores.
Acredito que podemos e devemos nos reeducar para sermos melhores.

A questão essencial do desde século é que por mais quese argumente que estamos globalmente unidos,existe um abismo, no centro humano, onde o filósofo dissera e ainda persiste o seu eco: " Falta então evoluir espiritualmente." Estamos com um atraso apenas de Dois mil e quinhentos anos !!!

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: UVdI (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.