A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Artigo
 
Politização e organização de militância
Por: Paulo Marcos Barros

Um movimento de ondem popular, seja qual for ele, é estruturado basicamente por uma ideologia coesa e com uma finalidade. Mas, mais do que isso um movimento é feito de pessoas que se sintam justamente representados por essa mesma ideologia; pessoas que tenham em comum o desejo de liberdade, de igualdade ou de outra bandeira.
Um grupo de pessoas forma um movimento quando este expressa profunda transformação nos seus valores pessoais, no comportamento, nas formas criativas de se organizarem e de agirem de forma independente.
Joana d'Arc, Sócrates, Fernando Gabeira, Vladimir Herzog e Elke Maravilha, todos eles sofreram algum tipo de repressão por lutar pelo que acreditavam. Uns pelo bem coletivo e outros pela liberdade pessoal. Devemos a esses vultos da historia nosso conceito de democracia. e de liberdade de escolha, entretanto o que ficou de mais importante das ações dessas pessoas foi o exemplo.
Agir de forma politica, seja motivado por um bem maior ou por questões pessoais, envolve consciência moral e ética e isso nem sempre é fácil. Definir o que violenta você e o que cerceia seus diretos é fácil. Porém participar e/ou organizar uma militância envolve coragem para levantar uma bandeira publicamente, assumindo assim uma posição de agente ativo na sociedade politica.
A organização da militância faz, inconscientemente, todos os ramos da atividade social mesmo os mais aparentemente apolíticos em instrumentos não-declarados de expansão do poder de politização no individuo.


Paulo Marcos Barros

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: PWHL (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.