A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Artigo
 
CGC - Estratégia: faça com que o cliente seja o cocriador dos seus produtos...
Por: Professor Menegatti

CGC: Comunicação Gerada pelo Cliente...

3. Estratégia: faça com que o cliente seja o cocriador dos seus produtos...

Desde 2004, quando começou a se falar do conceito de cocriação, as empresas têm buscado realmente ouvir os clientes, satisfazer as suas necessidades. Funcionários e consumidores associam-se a um negócio ou produto agregando inovação de valor, conteúdo ou marketing, e recebendo em troca os benefícios de sua contribuição, sejam eles através do acesso a produtos customizados ou da promoção de suas ideias. O resultado disso é que, se a empresa conseguir criar esse elo com os seus clientes, eles próprios farão publicidade. Esse, sem dúvida, é o maior benefício de todos!

Um dos principais exemplos de cocriação é a Wikipédia, pois é editada por milhares de pessoas no mundo todo, e assim protagoniza um dos pilares da cocriação, a colaboração. Também a estratégia de venda de publicidade do Google, que permite que qualquer pessoa possa anunciar com simplicidade, sem intermediários e com controle total de sua campanha, comprando palavras e medindo o resultado de sua própria ação.

A Fiat mostrou que a participação do cliente colaborativo nas estratégias de Marketing é cada vez mais importante para o sucesso de um projeto. O projeto Fiat Mio é um modelo criado nos moldes do consumidor. Para isso, a Fiat levou para dentro da fábrica pessoas que ajudassem a montar o conceito do carro, numa plataforma de inversão de processo, já que a empresa desejava escutar o consumidor durante a produção.

Para oferecer esta interatividade com os clientes, a internet teve um papel fundamental. No blog criado pela empresa, o internauta postava suas ideias, dava sugestões e ajudava a desenvolver o projeto, com isso o cliente passou a ter a sensação de que aquele carro foi feito por ele e para ele.

Prof. Menegatti: é palestrante em Vendas, motivação e liderança. Autor do Livro "Talento é fazer coisas comuns de forma extraordinária", dos DVDs "Campeão de Vendas" "Líder Influenciador" e "Administração de Conflitos".
Contato para palestra: www.menegatti.srv.br / [email protected] Fone: (41) 3342.9562 / 9942.5150
Siga-nos: Twitter: @profmenegatti -- Facebook: ProfMenegatti



 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: SBPQ (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.