A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

João Márcio F. Cruz
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Citação
 
O NOME DOS LUGARES - Thoreau
Por: João Márcio F. Cruz

O grande Thoreau, com sua erudição sagaz e olhar perspicaz revela o valor dos nomes das coisas, numa forma antropofágica de devorar os ambientes e lugares selvagens.





O NOME DOS LUGARES


Lago de Flint! Tal é a pobreza de nossa toponímia. Que direito tinha um fazendeiro imundo e estúpido, cujas terras desembocavam nessas águas celestiais, cujas praias ele devastou sem piedade, de dar-lhe seu nome? Esse unha-de-fome que amava de preferência a cara reluzente de um dólar, ou o brilhoso centavo em que podia mirar seu próprio rosto de bronze; que chegava ao ponto de considerar transgressores os patos selvagens que invadiam o lago; seus dedos crescidos em garras aduncas e coriáceas pelo inveterado hábito de rapinar feito harpia; portanto para mim não é esse o seu nome.

Não vou lá para vê-lo, tampouco para ouvir falar dele; um indivíduo que nunca viu o lago, que nunca tomou banho nele, que nunca o amou, que nunca o protegeu, que nunca intercedeu por ele, nem sequer agradeceu a Deus por tê-lo feito.

Melhor que fosse chamado pelo nome dos peixes que nele nadam, ou das aves ou dos quadrúpedes selvagens que o freqüentam, ou das flores silvestres que crescem em suas bordas, ou ainda de algum homem ou criança sim-ples cuja história pessoal se entrelaçasse com a do lago; jamais pelo nome de quem não podia mostrar outro título para isso a não ser o documento outorgado por uma lei ou por um vizinho de mentalidade parecida —um sujeito que só pensava no valor do lago em termos de dinheiro; cuja presença talvez amaldiçoasse todo o litoral; que exaurira a terra a seu redor e de bom grado teria exaurido as águas nele contidas; que lamentava apenas não se tratar de um prado de feno inglês e de arandos — pois a seus olhos, é claro, nada havia a redimi-lo — e o teria drenado e vendido pelo barro que há no seu fundo.


Afinal o lago não movia o seu moinho, e não considerava nenhum privilégio contemplá-lo. Não respeito seus trabalhos, nem a sua fazenda onde cada coisa tem seu preço; um sujeito que levaria ao mercado a paisagem e seu Deus, caso conseguisse com isso algum dinheiro; que vai ao mercado porque seu Deus é isto; um sujeito em cuja fazenda nada cresce gratuitamente, cujos campos não produzem colheitas, nem as campinas flores, nem as árvores frutas, mas apenas dólares; um sujeito que não ama a beleza de suas frutas pois elas só amadurecem para ele ao se transformarem em dólares.


Dai-me a pobreza que desfruta a verdadeira riqueza. Para mim os fazendeiros são respeitáveis e interessantes na medida em que são pobres, fazendeiros pobres. Uma fazenda modelo! Dessas em que a casa se ergue feito um fungo num monte de esterco, compartimentos para homens, cavalos, bois e porcos, limpos e sujos, um contíguo ao outro! Com homens em estoque! Um imenso lugar engordurado, cheirando a estrume e soro de manteiga! Sob excelente estado de cultivo, sendo adubado com corações e cérebros humanos! Tal e qual plantar batatas no cemitério da igreja! Assim é uma fazenda modelo.


Não e não; se os mais belos traços da paisagem têm de ser chamados pelo nome dos homens, que seja apenas o dos mais nobres e dignos. Que nossos lagos recebam nomes pelo menos tão de acordo como o do Mar de Ícaro, em que "até a praia ressoa a empresa audaz".



Henry David Thoreau
in Walden ou a vida nos bosques












Bel. João Márcio Ferreira Cruz
Autor do livro Espelhos da vida pelo clube de autores

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: UDCG (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.