A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

João Márcio F. Cruz
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Citação
 
Quando Tudo não é o bastante - Harold Kushner
Por: João Márcio F. Cruz

Harold Kushner é um rabino diferente. Ele escreve com o coração e toca milhões de pessoas no mundo. Abaixo, segue um trecho do seu livro "QUANDO TUDO NÃO É O BASTANTE":




UMA LIÇÃO DA MORTE

Uma tarde, um homem sentou-se diante de mim em meu escritório. Havia marcado o encontro com antecedência, parecendo agitado e dizendo apenas que tinha uma questão religiosa a discutir comigo. No meu trabalho, uma "questão religiosa" pode significar qualquer coisa - da dúvida quanto à relação entre Deus e o Mal até a dúvida sobre a posição que os pais do noivo devem ocupar na cerimônia do casamento. Depois de algumas observações vagas sobre sua infância e sua educação religiosa, ele me disse o que o preocupava:


- Há duas semanas, pela primeira vez na vida, fui ao enterro de um homem que tinha a mesma idade que eu. Eu não o conhecia muito bem mas trabalhávamos juntos, falávamos de vez em quando, tínhamos filhos da mesma idade. Ele morreu de repente, no fim-de-semana. Um grupo do escritório foi comigo ao funeral, cada um de nós pensando: "podia ter sido eu". Isto foi há duas semanas. Ele já foi substituído no trabalho. Ouvi dizer que sua mulher está se mudando para outro estado, para morar com os pais. Quinze dias atrás ele estava trabalhando a dez metros de mim e agora é como se ele nunca tivesse existido. É como uma pedra que cai numa lagoa. Durante alguns segundos há uma agitação na superfície e logo a lagoa volta a ser exatamente como era antes mas a pedra não está. mais lá. Mal consegui dormir desde então, Rabino. Não consigo deixar de pensar que podia ter acontecido comigo, que um dia vai acontecer comigo e poucos dias mais tarde eu estarei esquecido como se nunca tivesse vivido. Será que a vida de um homem não deve ser mais que isto?


Se uma árvore cai na floresta e não há nenhum ouvido próximo para escutar, ela deixa de fazer barulho? Se uma pessoa vive e morre e ninguém se dá conta, se o mundo continua como sempre foi, será que a pessoa realmente viveu? Estou convencido de que o medo da morte, do fim da vida, que povoa nossos pesadelos, é menor que o pavor de uma vida sem importância, para o mundo. O que falta a nossas vidas, não importa o que conseguimos, é este sentimento de significar alguma coisa.


Harold Kushner
Quando Tudo não é o bastante














Bel João Márcio Ferreira Cruz
Autor do livro Os Quatro Pilares da Educação

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: QRNb (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.