A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

João Márcio F. Cruz
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Citação
 
ESPELHOS DA VIDA - Trecho do livro
Por: João Márcio F. Cruz

Abaixo, segue trecho do meu mais recente livro ESPELHOS DA VIDA

"ESPELHOS DA VIDA"
Cap: 3
O AMOR DOS PAIS
Pág. 114 - 115



[...]Não existe curso para preparar pais. Eles aprendem o ofício durante o exercício diário. Dessa forma, além da cor da pele, tamanho da orelha, espessura do cabelo, altura e traços faciais, os pais também transmitem aos filhos suas neuroses, complexos e frustrações. Até os 7 anos, todo problema da criança está relacionado com sua mãe. Essa fusão simbiótica entre mãe-filho tem conseqüências pela vida toda. Dos 7 aos 13 anos, o filho recebe profunda influência psíquica do pai. Seus problemas são somatizações de conflitos do inconsciente paterno.

Nesse ambiente psicologicamente caótico e insalubre, toda criança que alcança a fase adulta é um sobrevivente emocional. Quando lembro de crianças que, durante a briga dos pais, escondiam-se debaixo da mesa, tapando os ouvidos para não escutar o barulho de pratos e copos quebrando, ou os xingamentos dos pais, fico surpreso que elas tenham crescido sem nenhum trauma ou fobia social. As crianças sofrem muito mas não sabem falar sobre isso. Muitas criam um mundo imaginário como fuga do sofrimento do lar. Outras, isolam-se dentro de si mesmas e criam uma dificuldade de relacionamento com o mundo quando crescem.

O grande psicólogo suíço Carl Jung afirmava que: - o pior fardo que um filho pode carregar é a vida não vivida dos pais! Os amores não vividos, as canções não dançadas, os sonhos irrealizados, acumulam-se dentro deles como complexos. Quando vão educar seus filhos, suas advertências, ordens e até conselhos são carregadas com essas frustrações, dificultando a vida para eles. São registros mnemônicos que ficam gravados na mente, no corpo e na vida da criança. Quando uma semente é plantada em solo impróprio, ela pode morrer, crescer o suficiente para manter-se viva ou superar as dificuldades e se tornar uma linda planta. O ambiente familiar, baseado na estrutura atual, é um lugar inadequado e hostil ao desenvolvimento de uma criança. Poucos conseguem crescer saudáveis. A maioria desenvolve revoltas, traumas ou inseguranças que impossibilitam de realizar seus sonhos e serem felizes.[...]


Cap: 5
ALEGRIA E SERIEDADE
Pág; 160 - 161

ALEGRIA E SERIEDADE


[...]As responsabilidades da vida te transformaram numa pessoa sisuda?
Saiba que, no mundo, existem milhões de pessoas como você. Um dia, você já foi uma criança que pulava, cantava, dançava. Cheia de energia vital, seus olhos brilhavam, seu corpo se movimentava com leveza, sua alma tinha música. Porém, algo aconteceu e sua criança interior se calou. Você desculpa-se dizendo que tem muitos deveres, preocupações, tarefas para realizar, mas é apenas porque você desaprendeu a viver. Existem dois tipos de pessoas: sérias e sisudas.

Pessoas sérias são responsáveis, conscientes e tem maturidade. Pessoas sisudas são mal humoradas, impacientes e nervosas. Eu tenho medo de pessoas sisudas. Elas sofrem de adultice – adulto + burrice. É um fenômeno de analfabetismo emocional que dificulta expressões alegres. Os traços faciais adquirem um semblante lúgubre e severo. Sua cara feia é uma máscara. Uma proteção contra o mundo ameaçador. Um encouraçamento de funções vitais que cria uma armadura de tensões acumuladas. A energia deixou de fluir em seu organismo. Está congelada em algumas partes do corpo roubando a sensibilidade daquele local. Essa energia parada, estagnada, gera doenças e neuroses.

Conheço Janete, uma paciente com câncer de mama, que consultou-se com seu oncologista. O médico disse que ela precisava se divertir mais, cultivar sua alegria interior. Ela respondeu: - doutor. Eu era uma criança feliz e sonhadora. Meu pai disse “cresça”, eu cresci e tive um câncer. Agora o senhor pede para voltar a ser criança!? Você pode amadurecer, se tornar responsável, sem virar uma pessoa amarga e infeliz.

Porque a sua criança interior foi reprimida, você reprimirá as suas crianças. Ninguém permite que suas crianças dancem, cantem, gritem ou pulem...[...]



OS INIMIGOS DO AMOR
Cap. 7
Pág: 244

[...]O SILÊNCIO E A TAGARELICE
Aquele que fala demais porque não tem nada para dizer, maltrata tanto o amor quanto aquele que cria um silêncio indiferente entre eles. O diálogo é o fio que sustenta a relação. Quando não há mais interesse em conversar com o outro, o amor já morreu. É inútil encher com mil palavras inúteis o vazio entre eu e o outro, tentando esconder a falta de afeto. Essa dor oculta é reprimida, por isso, se torna inflamada e crônica. Conversar sobre tudo, a qualquer hora, sufocando a relação não é a solução.

O diálogo saudável não pode converter-se num monólogo. Uma mulher dizia: - ele vive perguntando o que eu quero mas nunca ouve minhas respostas! São palavras mecânicas, sem conteúdo afetivo, apenas repetidas para afugentar uma conversa mais profunda e reveladora. O outro fala muito mas não diz nada. Sinto que suas palavras são pobres substitutas de seus verdadeiros pensamentos. Ele fala demais, justamente, porque não quer falar o que realmente pensa. Ruídos verbais não podem ocultar, por muito tempo, essa distância que existe entre nós. Se ela peca por excesso, eu sou o rei da omissão.

Diante de sua fala, eu ofereço meu silêncio. Mas não é uma atmosfera de paz que me move a calar, é um desejo mudo de machucá-la, de feri-la, de transformá-la em tola que “fala sozinha” [...]





Trechos da obra ESPELHOS DA VIDA
Lançamento ABRIL DE 2012
pela editora CLUBE DE AUTORES

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (1)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: AXZR (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.