A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Artigo
 
II Parte: Visionário vê a oportunidade onde ninguém vê...
Por: Professor Menegatti

II Parte: Visionário vê a oportunidade onde ninguém vê...

Sebo online: um jovem preparava-se para um mestrado e precisou ler mais de cem livros em seis meses. Como não conseguiu encontrar todos os títulos em bibliotecas foi a um sebo, mas, ainda assim, faltaram obras. Pesquisas na internet também não solucionaram o problema. Frustrado, percebeu que se todos os sebos estivessem conectados, sua busca talvez pudesse ser resolvida em segundos. Ele pensou que todo mundo sairia ganhando se houvesse um portal que reunissem os acervos de sebos no mesmo endereço. Resolveu estudar programação por conta própria e, em 2005 colocou no ar o Estante Virtual, que reuni hoje com cerca de 1.700 sebos cadastrados e fatura cerca de R$ 28 milhões.

Aluguel de carros: o Ford T, ao ser lançado, conquistou o público, pois era simples de dirigir e fácil de ser consertado. Apesar de acessível, um automóvel significava status. Um amigo foi visitar um comerciante, durante a conversa ele disse que queria impressionar uma garota e lhe pediu emprestado o seu caro e disse fazia questão de pagar pelo dia de uso. O comerciante percebeu que poderia abrir uma empresa para alugar carros, nascia então a National Car Rental.

Troca de mensagens: um engenheiro havia desenvolvido um sistema de agendamento de taxis no formato de SMS. Imaginou que poderia usar a mesmo conceito para conectar amigos. Chamou mais dois amigos e em uma reunião que durou a dia todo, rabiscou a ideia em um guardanapo de lanchonete. Os três conceberam a formato final do produto, inclusive o nome Twitter, que associou o som das teclas ao trinar de um pássaro. O formato do SMS, com 140 caracteres, seria mantido para estimular uma "curta enxurrada de pensamentos”.

Sob Medida: O hotel Emiliano, uma das principais hospedagens butique de São Paulo, lançou no ano passado o programa Sob Medida. Os serviços se moldam ao hóspede e não eles ao hotel. Eles identificam os gostos do cliente com um questionário e pesquisas na internet para oferecer um serviço diferenciado para cada pessoa. As iniciativas vão deste gravar um CD com as músicas favoritas, até abastecer o minibar com os itens preferidos do hóspede.

Prof. Menegatti é palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação. Autor de vários livros e DVDs, entre eles estão o livro "Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária" e "Atendimento gera Vendas" e dos DVDs "Campeão de Vendas" e "Administração de Conflitos".
Contatos: www.menegatti.srv.br - [email protected]
Siga-nos: Twitter - @profmenegatti -- Facebook: profmenegatti

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: aIGC (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.