A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Artigo
 
Algumas curiosidades de como funciona a mente do cliente...
Por: Professor Menegatti

Algumas curiosidades de como funciona a mente do cliente...

1. Lançamentos:

Por que os lançamentos muitas vezes são postos no mercado com um preço especial? Porque a maioria das empresas sabe que um desconto financeiro não só pode ajudar a destacar o produto na prateleira, mas também compensa o risco inconsciente associado com o afastamento de uma escolha habitual. Embora tenha havido debates sobre se o que motiva isso é o medo do risco ou uma preferência por manter o "status quo", o resultado efetivo permanece o mesmo: as pessoas geralmente resistem muito a tentar ou fazer algo novo, por mais logicamente convincente que a alternativa seja.

Estudos mostram que o pensamento usa glicose, portanto, quanto mais pensamento uma atividade requer, mais cansados ficamos. Se a sua promoção irá fazer o cliente pensar muito ou fazer muitos cálculos, essa com certeza, não será uma boa estratégia.

2. Nomes fáceis

O grau em que nossa mente inconsciente gosta do caminho de menor resistência é, ao mesmo tempo, intrigante e desconcertante. Estudos descobriram que ações de empresas com nomes fáceis de pronunciar, de preferência até 5 letras são preferidas e selecionadas em relação àquelas com longas sequências de letras, e que a clareza, da escrita e escolha da fonte também afetam o modo como as pessoas reagem a algo. Parece que nossa reação às palavras e ao estilo em que são escritas é influenciada por associações e filtros que inconscientemente agregamos a elas. Inconscientemente, gostamos daquilo que é mais fácil e mais familiar. Citamos como exemplos os nomes como Sadia, Coca, Tam, Itaú, Claro, Globo e etc. Pense nisso quando escolher o nome da sua empresa.

3. Observe o que falam

A compra muitas vezes funciona como aquele momento da viagem de carro, passando pelos lugares sem envolvimento consciente. Mas, quando elas estão no processo de compras devemos prestar bastante atenção no que é dito. Quando os clientes usam pronomes como "eu" e "nós", ao emitirem uma opinião, isso representa uma afinidade pessoal com o que estão dizendo e você está indo no caminho certo para vender. Agora, quando se afastam inconscientemente de uma declaração dizendo algo como "É legal" em vez de "gosto deste produto", há razões para ficar alerta.

Prof. Menegatti é palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação. Suas palestras têm como foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial profissional e pessoal. É autor de vários livros e DVDs, entre eles estão o livro "Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária" e o DVD "Campeão de Vendas".
Contatos: www.menegatti.srv.br - [email protected]
Fones: (41) 3342.9562 / 9942.5150
Twitter: @profmenegatti
Facebook: www.facebook.com/profmenegatti


 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: BJdV (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.