A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Artigo
 
Será que devemos perguntar o que o cliente quer?
Por: Professor Menegatti

Será que devemos perguntar o que o cliente quer?

Acho essa pergunta um pouco complicada. Na verdade, você verá que o mais importante não é o que os clientes dizem, mas é, na minha opinião, observer criteriosamente o que eles fazem. Vou explicar por meio de alguns exemplos de empresas que utilizaram ou não dessa estratégia.

• Google cometeu o erro de perguntar aos usuários quantos resultados eles queriam ver em cada página após consultar seu mecanismo de busca. As pessoas responderam a essa pergunta racional de forma racional, ou seja, se você está procurando por alguma coisa, o melhor é sempre ter mais escolhas. No entanto, quando o Google triplicou o número de resultados fornecidos, percebeu que o tráfego caiu.

• As empresas de fast food, ao ouvirem seus clientes, perceberam que eles gostariam de itens mais saudáveis em seus menus. Nas pesquisas, as saladas do McDonald's e as opções de baixa caloria da Pizza Hut despertam o interesse dos consumidores, mas foram consideradas um fracasso de vendas nos restaurantes.

• A Porsche nunca buscou a opinião de seus clientes para incorporar aos seus projetos de automóveis. A vantagem de sua estratégia fica evidente no caso do Porsche Cayenne. O carro recebeu muitas críticas e os especialistas rotularam o carro como feio. A empresa deu um tempo para que os clientes se acostumassem com o design e após um ano de lançamento o carro vendia mais do que qualquer outro carro fabricado pela empresa.

Cada caso é um caso e por isso mesmo, não existe uma receita única. Produtos, Clientes e Mercados são e serão sempre um grande desafio para os marqueteiros e profissionais que tentam escolher o melhor caminho para vender mais e satisfazer assim as exigencias dos consumidores.

Prof. Menegatti é palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação. Suas palestras têm como foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial profissional e pessoal. É autor de vários livros e DVDs, entre eles estão o livro "Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária" e o DVD "Campeão de Vendas".
Contatos: www.menegatti.srv.br - [email protected]
Fone: (41) 3342.9562 / 9942.5150
Twitter: @profmenegatti
Facebook: profmenegatti

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: WJNL (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.